Blog do Paulus: DuraVision Platinum, o antirreflexo mais resistente da Zeiss

DuraVision Platinum, o antirreflexo mais resistente da Zeiss

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos Reservados.

A Carl Zeiss Vision, empresa pioneira na fabricação da tecnologia antirreflexo, novamente se supera com o lançamento de DuraVision Platinum, cujo lema é: "Mais robusto. Mais Resistente.Fácil de Limpar".

Através desta matéria, vou descrever o produto em detalhes, ressaltando principalmente sua tecnologia e benefícios reais aos consumidores. Espero desta forma contribuir com seu conhecimento.

O consumidor de óculos com lentes dotadas da tecnologia antirreflexo está ficando cada vez mais exigente em relação a durabilidade de seu bem adquirido, por esta razão DuraVision Platinum foi desenvolvida para proporcionar maior resistência as situações cotidianas, se comparadas aos antirreflexos similares.
O segredo para a maior resistência a sujeiras e arranhões de DuraVision Platinum está no processo de fabricação do antirreflexo, que na maioria das vezes tem suas camadas sobrepostas, porém sem estarem devidamente compactadas. Na terceira figura logo ao lado podemos observar microscopicamente a sobreposição das camadas de uma lente antirreflexo convencional, onde verificamos uma baixa compactação das camadas, o que pode ocasionar uma resistência menor a sujeiras e arranhões.

As camadas do DuraVision Platinum foram desenvolvidas para serem sobrepostas e plenamente
compactadas através do processo Zeiss de "bombardeamento de íons" (Veja na quarta foto ao lado). Esta descarga de íons garante uma adesão maior entre as camadas de antirreflexo, proporcionando assim ao consumidor maior resistência a sujeiras e arranhões.


A composição geral de DuraVision Platinum é formada pelas seguintes tecnologias:

  1. Lente de superfície óptica Zeiss
  2. Tratamento resistente a arranhões
  3. Camadas de antirreflexo sobrepostas e compactadas por bombardeamento se íons
  4. Camada antiestática que interage com as camadas de antirreflexo
  5. Revestimento antiaderente super liso com propriedades hidro e lipo repelentes
Outro atributo já esperado num produto Zeiss e oferecido na tecnologia DuraVision Platinum é o antirreflexo com alta transmissão de luz com discreta cor residual azul.

A cor do reflexo residual sempre foi um assunto polêmico entre os profissionais ópticos e os fabricantes de lentes antirreflexo. Vale a pena levar em consideração alguns pontos em relação a esta temática.

Alguns fabricantes produzem tecnologias cujos reflexos residuais são de cor verde, pois de acordo com pesquisas de marketing, os consumidores, por razão estética preferem um residual de tal cor em suas lentes. O  residual verde está presente em mais de 80% das lentes antirreflexo do mercado brasileiro.

Muitos profissionais acreditam que a cor verde é mais discreta que a azul e por consequencia mais transparente, porém os fatores mais importantes que determinam uma maior transmissão de luz em lentes antirreflexo são:
  1. Transmissão de luz do material da lente o qual será aplicado o antirreflexo
  2. Capacidade de transmissão de luz do mineral presente na composição da matéria prima do A.R
  3. Intensidade da cor residual do antirreflexo
No tocante ao residual, o fator que o faz ser mais discreto é sua intensidade e não sua cor propriamente dita. Existem no mercado uma infinidade de lentes antirreflexo com residuais verdes e azuis muito fortes que são indiscretos e reduzem, de forma secundária, a transmissão de luz no produto.

Levando em consideração tudo que foi exposto, independente da cor, verde ou azul, o que importa é que ela tenha um residual brando e discreto para o benefício estético e óptico do consumidor. Justamente neste assunto que a Zeiss trás uma notícia muito interessante.

De acordo com estudos da Carl Zeiss Vision sobre a fisiologia do olho humano, foi percebido que o nosso organismo é mais sensível a luz verde, o que pode ocasionar desconforto na utilização de lentes com residuais de tal cor. Pensando na eliminação deste desconforto, o residual de cor do antirreflexo DuraVision Platinum é azul em tom muito discreto, o que permite a otimização óptica e estética do produto, reduzindo em 20% os reflexos nas superfícies externas e internas das lentes.


Consulte um profissional Carl Zeiss Vision sobre a grade de disponibilidade de DuraVision Platinum.

Logo ao lado temos um vídeo oficial sobre DuraVision Platinum, que ilustra de forma bem eficiente todas as características e benefícios desta tecnologia.

Espero mais uma vez ter contribuído para agregar o seu conhecimento sobre óptica e seus produtos.

Faça também comentários sobre esta postagem logo abaixo no plug in social do Facebook.

AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$10,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.
 

Licença Creative Commons
DuraVision Platinum, o antirreflexo mais resistente da Zeiss está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença