Blog do Paulus: Visão perfeita para pedalar. Uma matéria Carl Zeiss Vision

Visão perfeita para pedalar. Uma matéria Carl Zeiss Vision


Visão perfeita para pedalar: quais as melhores lentes para os ciclistas?


Matéria escrita por Carl Zeiss Vision.

Tanto para ciclistas profissionais como para os de final de semana, um bom par de óculos para uso durante a prática do esporte é essencial. Altas velocidades no asfalto ou chão batido, com alterações frequentes nas condições de luz, de Sol, sujeira, insetos e até mesmo pequenas pedras que voam no rosto do ciclista, fazem com que os óculos sejam um equipamento de segurança essencial para a prática do esporte.

Os óculos para ciclistas precisam ser completos e versáteis, devem ser leves, os apoios no nariz e as hastes não podem ser muito apertados e devem ficar confortáveis sob o capacete. Além disso, uma visão de alto contraste é muito importante, o olho precisa se ajustar às alterações constante de luz. E, não menos importante, os óculos precisam oferecer proteção adequada contra os reflexos.

Lentes para óculos dos ciclistas
Além de armações bem encaixadas, resistentes e curvas, as lentes são também muito importantes. Elas precisam fornecer não só proteção contra raios UV, vento e partículas soltas no ar, como também devem permitir aos ciclistas uma ótima visão sob luz intensa, sombra e até condições de tempo adversas. A Carl Zeiss Vision criou uma linha de óculos que oferece aos ciclistas uma visão completa e conforto ao mesmo tempo. As lentes foram projetadas especificamente para condições de luz que se alteram de fracas à brilho intenso.

Lentes polarizadas
Óculos – com ou sem grau  – com lentes polarizadas possibilitam a proteção ideal contra brilho e ajudam a filtrar os reflexos de superfícies brilhantes e lisas. É possível enxergar bem ao pedalar e identificar riscos antecipadamente devido à redução de luzes ofuscantes.

Lentes curvas
A curvatura das armações é muito importante nos óculos para ciclismo. Eles precisam encaixar-se ao rosto perfeitamente para poderem proteger bem os olhos. Precisão em todo o campo de visão é crucial, especialmente para quem usa óculos de grau. Muitos ciclistas usam lentes de contato e óculos para a prática do esporte, mas, se partículas de poeira ou areia entrarem no olho, podem representar um grande problema. Antes a posição angular e curvada das lentes criava aberrações nas laterais, devido a forma das lentes. Graças à tecnologia usada no projeto e fabricação das lentes ZEISS para armações curvadas no entanto, agora elas podem oferecer uma visão precisa mesmo nos pontos mais angulares das lentes, nas laterais. Precise você de lentes progressivas ou de visão simples – as lentes ZEISS Sport dão um fim à perda da visão nas laterais, mesmo com lentes de graus elevados.

As melhores cores de lentes para ciclistas
As tonalidades âmbar e rosa aumentam a precisão visual e são altamente recomendadas para o ciclismo. Elas possibilitam um campo de visão mais claro e são ideais para pouca ou nenhuma luz solar. Graças à sua força de contraste, essas tonalidades são particularmente recomendadas para pedalar em rodovias. Quando há pouca ou nenhuma luz solar, é mais importante do que nunca contar com tonalidades que permitem reconhecer até os menores detalhes de maneira rápida e clara. Ao escolher uma tonalidade para o ciclismo, certifique-se de não selecionar uma variante muito escura, porque você vai alternar muito rapidamente entre trechos muito ensolarados a áreas sombreadas - sob árvores, pontes e túneis, por exemplo.
Lentes cinza, embora menos eficientes, também são recomendadas. Elas reduzem o brilho e deixam as cores mais próximas da realidade. Oferecem uma boa visão em todas as condições de tempo, até mesmo sob luz solar intensa.

Como a luz azul é predominante em nossa atmosfera, nossa capacidade de enxergar contrastes é restrita. As lentes amarelas filtram mais os comprimentos de onda de luz azul, permitindo que enxerguemos melhor os contrastes. Essa tonalidade garante aos ciclistas melhor visão com menos luz, em outras palavras, em condições mais escuras, com menos Sol.

Sob luz solar média a intensa, as chamadas lentes atenuadoras de azul (ex.: Skylet da Carl Zeiss Vision) são especialmente úteis. Elas reduzem a transmissão dos comprimentos de onda da luz azul, aumentando assim o contraste e apresentando cores de uma forma neutra.

Muitas lentes de óculos também estão disponíveis nas variantes polarizadas. Uma lente polarizada elimina a porção vertical oscilante da luz, que é tipicamente formada por fontes de luz ofuscante, como a superfície molhada de uma estrada depois da chuva.

Tratamentos e materiais de lentes de óculos para ciclismo
Seus óculos para ciclismo tem que aguentar muita coisa. Depois de usá-los nas pedaladas, eles ficarão mais cobertos de sujeira, poeira e insetos do que qualquer outro tipo de óculos esportivos. Com revestimentos hidrofóbicos, chuva, suor e até mesmo outros resíduos simplesmente escorrerão pela lente. Um bom revestimento antirreflexo – especialmente na parte de trás da lente – minimiza reflexos que podem causar distrações.

Por fim, as lentes de seus óculos para ciclismo precisam ser extremamente resistentes e à prova de estilhaçamento. Sugerimos lentes de policarbonato e poliamida (nylon), que podem resistir à queda.

O que você precisa levar em conta:
·        Quando você estiver na ótica escolhendo seus óculos para praticar ciclismo, tome muito cuidado ao decidir que requisitos eles precisam atender.
·        Leve seu capacete para testar e verifique se o campo de visão está adequado.
·        Os óculos são fáceis de colocar e tirar?
·        Para testar a tonalidade da cor, espere um dia ensolarado para ir à ótica.


Carl Zeiss
O grupo alemão Carl Zeiss é líder internacional no ramo óptico. Há mais de 164 anos, contribui para o progresso tecnológico mundial atuando nos mercados de microscopia, semicondutores, sistemas médicos, tecnologia industrial e tecnologia óptica para os consumidores. Com tecnologias e soluções inovadoras, a Carl Zeiss é líder mundial na produção de semicondutores, tecnologia industrial, microscopia, óptica oftálmica e óptica optrônica. Cerca de 24.000 colaboradores geraram, no ano fiscal 2010-11, um faturamento de 4.237 bilhões de euros. A sede da companhia está localizada em Oberkochen, Alemanha.

Carl Zeiss Vision
O setor óptico da Carl Zeiss reúne competências e soluções oftálmicas com uma marca de força internacional. Esse setor investe em pesquisas tecnológicas e desenvolve produtos e serviços da mais alta qualidade. Em 2012, a empresa comemora 100 anos de suas lentes de precisão. Com cerca de 11.500 colaboradores, esse setor da Carl Zeiss é líder mundial em fabricação de lentes para óculos. Somente no exercício 2010-11 gerou um rendimento de 849 milhões de euros. Com um portfólio completo de produtos ópticos, a empresa conta com  35 centros de distribuição, mais de 100 representações e 15 centros de produção distribuídos entre Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. A Carl Zeiss Vision é hoje a empresa líder em tecnologia e inovações óticas e de alta precisão. Para saber mais sobre a Carl Zeiss Vision, acesse http://www.zeiss.com.br/melhorvisao.




Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença