Blog do Paulus: Medicamentos podem prejudicar a visão. Uma matéria de Carl Zeiss Vision.

Medicamentos podem prejudicar a visão. Uma matéria de Carl Zeiss Vision.

Medicamentos podem prejudicar a visão



Matéria escrita por Carl Zeiss Vision.


Nossos olhos podem diferenciar entre milhares de cores e ver uma bola de futebol voando pelo ar até atingir o gol. Mas isto somente é possível quando a "câmera" humana está funcionando perfeitamente. É importante saber: um problema ou uma doença do olho nem sempre é a razão pela qual nosso órgão sensorial mais importante algumas vezes não funciona da melhor forma. Diversos medicamentos também podem ter influência direta em nossos olhos.

Os possíveis efeitos colaterais de vários medicamentos incluem: olhos secos, mais sensibilidade à luz, visão desfocada, percepção de espaço alterada ou dificuldades para se acostumar ao passar de um ambiente escuro para um ambiente iluminado. Se você estiver tendo problemas, certamente uma consulta a um médico irá ajudar. Leia a bula do medicamento que vai tomar e jamais pare de tomá-lo sem consultar seu médico. Descreva seus sintomas a ele, quase sempre é possível encontrar outro medicamento alternativo.

Panorama geral:
Pílula anticoncepcional: Algumas pílulas podem provocar o ressecamento dos olhos. Tais sintomas podem ser aliviados com "lágrimas artificiais", por exemplo.

Antibióticos: Alguns antibióticos podem levar a problemas de visão e ardência nos olhos e algumas vezes, a sensibilidade à luz. Em casos muito raros, eles também podem levar a uma descoloração da córnea. Após a conclusão do tratamento com antibiótico, os sintomas desaparecem. Se você estiver tendo estes problemas consulte o seu médico, pois é possível encontrar um medicamento alternativo. Para a sensibilidade à luz, o uso de óculos de Sol é aconselhável.

Medicamento para alergia: Os colírios antialérgicos frequentemente contêm um anti-histamínico. Eles são muito úteis para a conjuntivite, entretanto eles podem provocar vermelhidão e ardência dos olhos, olhos secos, visão desfocada, sensibilidade à luz e aumento do lacrimejamento. Dica: consulte seu médico para descobrir se existem outros métodos de tratamento.

Medicamento para hipertensão: Eles são uma benção para todos aqueles que sofrem de pressão alta, mas também podem provocar ressecamento dos olhos. Aqui estão algumas recomendações: Se você estiver fazendo uso desse medicamento e estiver tendo efeitos colaterais desagradáveis, entre em contato com um médico.

Analgésicos: O anti-reumático não-esteróide (NSAR) - que inclui medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno - pode, em casos raros, causar visão desfocada ou visão dupla. Se você sofrer destes sintomas após tomar estes medicamentos, peça que seu médico prescreva um medicamento diferente. Um pequeno número de analgésicos pode fazer com que as pupilas se estreitem. Inicialmente, isso provoca uma dificuldade para enxergar no escuro, nesse caso também, um medicamento diferente é a melhor solução.

Apesar das limitações ou dos efeitos colaterais potenciais que determinados medicamentos podem provocar, não há necessidade alguma para alarme. O seu médico certamente poderá ajudá-lo e os problemas potenciais poderão ser evitados.

Você sabia?
Os medicamentos que contêm cortisona frequentemente são usados para várias infecções do corpo. Durante o tratamento de longo prazo, eles podem provocar várias alterações na visão: aumento na pressão interna do olho e danos posteriores ao nervo óptico; e aumento na velocidade da formação da catarata. O tratamento no curto prazo com medicamentos com cortisona, entretanto, geralmente não provoca qualquer mudança permanente no olho.


Carl Zeiss
O grupo alemão Carl Zeiss é líder internacional no ramo óptico. Há mais de 164 anos, contribui para o progresso tecnológico mundial atuando nos mercados de microscopia, semicondutores, sistemas médicos, tecnologia industrial e tecnologia óptica para os consumidores. Com tecnologias e soluções inovadoras, a Carl Zeiss é líder mundial na produção de semicondutores, tecnologia industrial, microscopia, óptica oftálmica e óptica optrônica. Cerca de 24.000 colaboradores geraram, no ano fiscal 2010-11, um faturamento de 4.237 bilhões de euros. A sede da companhia está localizada em Oberkochen, Alemanha.

Carl Zeiss Vision
O setor óptico da Carl Zeiss reúne competências e soluções oftálmicas com uma marca de força internacional. Esse setor investe em pesquisas tecnológicas e desenvolve produtos e serviços da mais alta qualidade. Em 2012, a empresa comemora 100 anos de suas lentes de precisão. Com cerca de 11.500 colaboradores, esse setor da Carl Zeiss é líder mundial em fabricação de lentes para óculos. Somente no exercício 2010-11 gerou um rendimento de 849 milhões de euros. Com um portfólio completo de produtos ópticos, a empresa conta com 35 centros de distribuição, mais de 100 representações e 15 centros de produção distribuídos entre Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. A Carl Zeiss Vision é hoje a empresa líder em tecnologia e inovações óticas e de alta precisão. Para saber mais sobre a Carl Zeiss Vision, acesse http://www.zeiss.com.br/melhorvisao.

 

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença