Blog do Paulus: Óculos para a Prática de Esportes

Óculos para a Prática de Esportes

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Inúmeras matérias sobre óculos para a prática de esportes já foram escritas e postadas, portanto meu objetivo é abordar alguns aspectos que podem fazer a diferença na hora de argumentar com seu cliente para o mesmo comprar um óculos de alta performance.

Conversei com muitos usuários, tanto emetropes quanto ametropes sobre óculos para a prática de esportes e descobri que a maioria não usa óculos durante essas atividades.

Perguntei sobre as razões da não utilização e a maioria me respondeu sobre desconforto devido ao óculos "não ficar parado no rosto" por causa do suor e também por embaçar e sujar facilmente.

Por mais que a visão e a sua proteção sejam prioridades na concepção de um óculos esportivo, percebi que o conforto e a conveniência estão em primeiro lugar na escala de preocupação dos usuários.

Acredito que a argumentação possa começar (por que não?) pelo conforto e conveniência na utilização.

Sem dúvida alguma, a maioria dos óculos "esportivos" possuem apenas o design esportivo, pois não são concebidos para alta performance visual e de conforto para a prática.  Um dos itens que pecam bastante neste sentido é o chamado "agarre".

A origem da queixa sobre óculos que "não param no rosto" durante as atividades, diz respeito ao apoio nasal e as hastes.

Flak Jacket XLJ®
O apoio nasal de um óculos esportivo, não deve simplesmente encaixar bem no nariz, mas também precisa ser fabricado em material adequado para não escorregar facilmente como o movimentar do corpo e do rosto. Ofereça ao seu cliente modelos de óculos esportivos com mais de uma opção de encaixe nasal, assim ele poderá se beneficiar de um bom agarre por causa do material quanto da largura do encaixe. Gostaria de citar agora uma marca que é referência mundial em óculos esportivos, a Oakley. Vários modelos Oakley, inclusive para prescrição possuem dois encaixes nasais disponíveis a escolha para um melhor caimento, conforto e "agarre" da peça. Um exemplo de óculos com ótimo encaixe nasal com duas opções é o "Flak Jacket XLJ®", veja na foto ao lado. Para saber mais sobre o modelo clique AQUI.
Radar Path Polarizado®



As hastes também incomodam os esportistas, pois para um melhor "agarre", o  óculos de material convencional precisa estar muito justo ao rosto, o que pode machucar quem tem a face mais larga.
A Oakley reveste as hastes de seus óculos esportivos com um material exclusivo e patenteado, que também é usado nos encaixes nasais, chamado de UNOBTAINIUM®. Um bom exemplo de óculos que além de ter dois ótimos encaixes nasais, possui também revestimento das hastes em UNOBTAINIUM® é o "Radar Path Polarizado®", veja na foto ao lado. Para saber mais sobre o modelo, clique AQUI.

Outro item de queixa em óculos esportivos é a facilidade dos mesmos ficarem sujos ou também com muita aderência da água da chuva. Diversos modelos esportivos Oakley possuem lentes solares com tecnologia hidrofóbica que deixam as lentes mais fáceis de limpar e com baixa aderência a água.

Observe no vídeo abaixo as propriedades hidrofóbicas Oalkey com uma demonstração de riscos de uma caneta numa lente com e sem hidrofóbico.


Agora veja do vídeo abaixo, uma demostração de aderência em óculos comuns e baixa aderência a água do hidrofóbico Oakley.



Com as questões conforto, conveniência e "agarre" resolvidas, vamos agora falar sobre segurança.

Quando perguntados sobre segurança para utilizar óculos esportivos, a maioria das pessoas que conversei, por incrível que pareça estão preocupadas primeiramente com a durabilidade da armação e das lentes numa eventual queda. É importante salientar que nada é indestrutível, porém exitem materiais de lentes e armações que conseguem resistir mais aos impactos suaves e moderados e também protegem os olhos da poeira e do impacto de corpos estranhos durante a atividade. Normalmente as lentes com resistência possuem garantia contra quebra e as armações não. Consulte seu fabricante para conhecer os termos de garantia de seus óculos esportivos.

Fuel Cell®
Em termos de lentes seguras, atualmente a Oakley possui a melhor lente de policarbonato do mundo, chamada de PLUTONITE® que além de possuir ótima qualidade de imagem por possuir baixa berrifringência (efeito óptico proveniente da injeção agressiva do policarbonato no molde da lente durante sua fabricação), possui também excelente resistência a impactos, o que deixa o usuário mais tranquilo quanto a proteção contra corpos estranhos que podem vir junto ao vento. Existem vários modelos Oakley com PLUTONITE®, tanto para solar convencional quanto para solar com prescrição, entre eles o Fuel Cell ®, veja na foto ao lado. Para saber mais sobre o modelo, clique AQUI. Observe abaixo um impressionante vídeo demostrativo sobre a resistência do material PLUTONITE®.


Monter Dog® Ducati®
 Quanto a qualidade visual, uma preocupação é proporcionar ótima precisão e contraste com aberrações ópticas controladas mesmo em armações curvadas, com lentes de bases altas.

A Oakley possui uma tecnologia de concepção de superfícies ópticas de alta precisão, mesmo em altas curvas, chamada de HDO® "High Definition Optics" onde os efeitos prismáticos das lentes esportivas é compensado através de uma confecção personalizada das superfícies e consequentemente das dioptrias prescritas. Um óculos exemplo da tecnologia HDO é o Monster Dog® que possui lentes de curva base 8,75 com ótima precisão visual nas dioptrias entre +2,00 e -3,00 com cilíndrico até 3,00 e DP mínima 60. Para saber mais sobre esse modelo, clique AQUI.
Conheça a tecnologia HDO® de forma mais ampla acessando o site Oakley: http://www.oakley.com.br/inovacao/superioridade_otica/hdo

Evidentemente, a proteção UV não pode ficar de fora. Exija de seu fabricante proteção UVA e UVB total  (400 nanômetros) das lentes solares prescritas ou não prescritas. Faremos uma matéria a parte só sobre radiação UV e sua proteção em lentes de óculos incolores e solares.

Também vamos reservar para uma matéria exclusiva os óculos para esportes específicos, como golf, pesca, automobilismo etc.

Se você tem alguma crítica, elogio, sugestão ou opinião a oferecer, por favor, deixe seu comentário ou envie um e mail para blogdopaulus@blogdopaulus.com

Você pode também curtir e compartilhar esta matéria com seus amigos através dos pluguins das redes sociais, localizados na parte inferior desta postagem.

Quer divulgar seus produtos e serviços ópticos? Anuncie no Blog do Paulus. Saiba mais clicando AQUI.

Referência: oakley.com.br

Licença Creative Commons
Óculos para a Prática de Esportes está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença