Blog do Paulus: Olhos Secos. O que fazer? Uma matéria Carl Zeiss Vision

Olhos Secos. O que fazer? Uma matéria Carl Zeiss Vision


 Matéria escrita por Carl Zeiss Vision.


Ter os olhos secos é desagradável e pode ser doloroso. Uma possível causa é um problema com a umidade natural do olho, ou seja, o corpo não produz fluido lacrimal suficiente. Isto pode ocorrer por causa de fatores ambientais, doença ou remédios, e o oftalmologista sempre pode ajudar.
Ele queima, coça e parece que grãos de areia minúsculos estão raspando em suas pupilas. Mais e mais pessoas sofrem de olhos secos. O problema é tema de discussões intensas em blogs e fóruns. A maioria das pessoas não sabe muito sobre este problema.
Olhos secos ou "distúrbio na umidade dos olhos", como isto acontece?
Os olhos secos podem ser causados por muitas causas incluindo fatores ambientais como luz solar muito forte, fumaça, pólen e poeira ou o trabalho em frente ao computador. Motoristas dirigindo conversíveis e ciclistas também são frequentemente afetados por causa do vento. Nas férias, a maiorias das piscinas em locais de lazer tem alta concentração de cloro que irrita a conjuntiva do olho.
Seja como for, olhos secos também pode ser causado por medicamentos, tais como antidepressivos ou bloqueadores beta. Mulheres na fase da menopausa são também afetadas por que as mudanças hormonais podem causar esse problema. Os problemas de visão tratados incorretamente também podem ser a causa de olhos secos, já que os olhos podem acabar ficando tensos demais. Realizar o teste de visão com um oftalmologista  pode ajudar a resolver o problema rapidamente.
Como está seu olho?
Para entender melhor o que ocorre com os seus olhos é importante compreender primeiro como eles funcionam. O fluido lacrimal é secretado pelos dutos lacrimais e contém sal, glicose e proteína. Ele é lançado nos olhos em cada piscada da pálpebra e produz uma fina película lacrimal. Esta película tem várias funções: retirar partículas invasoras e lubrificação, para assegurar que suas pálpebras deslizem sobre seus olhos. Além disso, o fluido lacrimal assegura que a córnea seja umedecida uniformemente e fornece ao seu olho oxigênio e substâncias nutricionais.
Existem duas razões para que os olhos não sejam completamente cobertos pela película lacrimal: os dutos lacrimais não estão produzindo fluido suficiente ou a composição do fluido lacrimal não está correta.
Embora o conceito de "olhos secos" seja conhecido e normalmente utilizado, os médicos também falam sobre o distúrbio na umidade dos olhos.
Para esse problema, as chamadas "lágrimas artificiais" são a melhor solução. Mas CUIDADO: seu uso por um longo período ou com muita frequência pode fazer com que seus olhos produzam menos fluido lacrimal. Por esta razão é muito importante consultar um oftalmologista sobre as possíveis causas e se possível, como remediá-la.
A prevenção pode ajudar
É importante tomarmos medidas para a proteção dos olhos. Assegure-se de ter luz suficiente durante a leitura, mas evite a luz clara ou ofuscante. Não deixe a tela do computador com muita claridade e relaxe seus olhos por algum tempo depois de 45 minutos. Quando exposto ao vento ou à luz do Sol,use sempre óculos com lentes fotossenssíveis ou óculos de Sol,para garantir a proteção de seus olhos.



Carl Zeiss
O grupo alemão Carl Zeiss é líder internacional no ramo óptico. Há mais de 164 anos, contribui para o progresso tecnológico mundial atuando nos mercados de microscopia, semicondutores, sistemas médicos, tecnologia industrial e tecnologia óptica para os consumidores. Com tecnologias e soluções inovadoras, a Carl Zeiss é líder mundial na produção de semicondutores, tecnologia industrial, microscopia, óptica oftálmica e óptica optrônica. Cerca de 24.000 colaboradores geraram, no ano fiscal 2010-11, um faturamento de 4.237 bilhões de euros. A sede da companhia está localizada em Oberkochen, Alemanha.

Carl Zeiss Vision
O setor óptico da Carl Zeiss reúne competências e soluções oftálmicas com uma marca de força internacional. Esse setor investe em pesquisas tecnológicas e desenvolve produtos e serviços da mais alta qualidade. Em 2012, a empresa comemora 100 anos de suas lentes de precisão. Com cerca de 11.500 colaboradores, esse setor da Carl Zeiss é líder mundial em fabricação de lentes para óculos. Somente no exercício 2010-11 gerou um rendimento de 849 milhões de euros. Com um portfólio completo de produtos ópticos, a empresa conta com 35 centros de distribuição, mais de 100 representações e 15 centros de produção distribuídos entre Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. A Carl Zeiss Vision é hoje a empresa líder em tecnologia e inovações óticas e de alta precisão. Para saber mais sobre a Carl Zeiss Vision, acesse http://www.zeiss.com.br/melhorvisao.
 

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença