Blog do Paulus: Parte 1- Óculos para Esportes Específicos

Parte 1- Óculos para Esportes Específicos

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Atendendo a pedidos de amigos, esta matéria tem como objetivo trazer algumas dicas sobre óculos esportivos para modalidades específicas.

Nessa primeira parte, vou abordar algumas opções de óculos para esportes aquáticos.

Após muitas pesquisas a respeito do assunto, chego a conclusão que diversas modalidades esportivas se adequam perfeitamente ao uso de alguns óculos que são denominados como "específicos" para determinada prática. Isso diz muito respeito aos elementos "terra" e "água", por exemplo.

Lente polarizada no Brasil recebeu o rótulo de "lente para pescador". Concordo com o termo, porém essa categoria de lentes se encaixa perfeitamente em mais de 90% das modalidades aquáticas, não só na pesca. Quando o profissional óptico está bem informado e preparado para entender como funcionam essas lentes, pode argumentar melhor com seus clientes de todos os perfis de exigência.

Para modalidades esportivas aquáticas, óculos com lentes polarizadas são ideias, pois filtram o ofuscamento visual gerado pela reflexão do sol na superfície da água. Para os atletas e usuários exigentes que querem máxima performance em nitidez e contraste, apenas esta informação não basta, pois existem lentes polarizadas que se comportam de formas distintas dependendo de qual esporte ou lazer aquático o cliente pratica.

A escolha do tipo de lente polarizada depende principalmente de dois fatores, o primeiro é a condição de luminosidade que o usuário estará submetido, o segundo é para onde o usuário irá olhar mais em sua modalidade, isso é, olha mais para a água, olha mais para o equipamento, para o céu ou o uso é equilibrado?

Essas perguntas são fundamentais na anamnese, pois irá determinar a porcentagem de transmissão de luz a ser escolhida para as suas lentes polarizadas.

SIMULAÇÃO: SHALLOW BLUE POLARIZED
Muitos profissionais ópticos, por falta de acesso a informação, acreditam que a taxa de transmissão de luz numa lente polarizada é única, isso é 15% de transmissão, o que acarreta em 85% de bloqueio da luz. Fabricantes de lentes polarizadas de alta performance oferecem em suas peças opções de lentes com transmissões específicas de luz que conferem contraste perfeito para a prática esportiva específica.

SIMULAÇÃO: VR28 POLARIZED
SIMULAÇÃO: DEEP BLUE POLARIZED
Mais uma vez, peço a permissão de meus leitores para citar a Oakley, pois esta empresa possui óculos com lentes polarizadas com diferentes transmissões de luz. Por exemplo, o modelo "Monster Dog Polarizado", possui três opções de lentes polarizadas, a "Shallow Blue" com 20% de transmissão, "VR28" com 16% de transmissão e "Deep Blue" com 10% de transmissão. Quanto maior for a luminosidade do ambiente, pode-se escolher um óculos cujas lentes polarizadas possuam uma menor transmissão de luz e quanto menor a luminosidade do ambiente, pode-se escolher lentes com maior transmissão. Caso o ambiente seja misto, pode-se escolher lentes com média transmissão de luz. Veja nas fotos ao lado (clique nelas para ampliar, caso necessário) uma simulação de contraste das três opções de lentes polarizadas para "Monster Dog". Faça você também a simulação, acesse: https://oakley.com.br/produtos/pd/210/6163 (Oakley - Todos os direitos reservados).

ÓCULOS DE NATAÇÃO GRADUADO SPEEDO VISION PRO
O ametrope que pratica natação também está muito contente, pois existem no Brasil várias opções de óculos para esta prática. Boa parte desses óculos de natação são vendidos com as dioptrias prontas e iguais em ambos os olhos. Nesses "óculos prontos" para natação, obviamente, as opções são de dioptrias esféricas, onde segundo minhas pesquisas, as graduações mais oferecidas variam, entre -2,00 e -6,00. Nos casos de dioptrias cilíndricas ou esféricas de valores diferentes entre os olhos, a confecção personalizada pode ser feita. Existem várias empresas que estão trabalhando com esse tipo de óculos entre elas a Speedo e a Centro Stlyle, que inclusive trabalha com máscaras de mergulho graduadas.


Demonstre sua reação em relação a esse artigo:



QUER TIRAR AS SUAS DÚVIDAS SOBRE ÓCULOS DIRETO COM PAULUS MACIEL?
FAÇA UMA DOAÇÃO DE R$20,00 VIA PAY PAL E TERÁ TODA A SUA ATENÇÃO!


Licença Creative Commons
Parte 1- Óculos para Esportes Específicos está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença