Blog do Paulus: Apresentando ZEISS Officelens, uma inovação em lentes para a área de trabalho

Apresentando ZEISS Officelens, uma inovação em lentes para a área de trabalho

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos Reservados.

Como havia informado em posts anteriores, dois terços da população presbita brasileira é emetrope para longe. Esta estatística vem motivando os fabricantes para que os mesmos evoluam a tecnologia de suas lentes ocupacionais, aquelas destinadas a correção de perto com profundidade em visão intermediária.


Recebi com muita satisfação a notícia sobre o lançamento de uma nova geração de lentes ocupacionais da Carl Zeiss Vision, a linha Officelens.

A primeira informação que vou dar já é animadora, porque toda esta nova geração de lentes é 100% digital pelo método "Free Form" otimizado pela Zeiss e chamado de "Precise Form".

Nessa matéria, espero contribuir para o upgrade de seu conhecimento óptico em relação a esta nova linha de produtos ocupacionais.

No contexto geral desse tipo de produto, cada fabricante utiliza nomes diferentes para classificar esta categoria de lentes, alguns chamam de "regressivas" outros de "semi progressivas". A definição utilizada pela Zeiss é "lentes para a área de trabalho".

Sob o ponto de vista técnico, todas as lentes destinadas a correção de perto com profundidade em visão intermediária, trabalham a regressão do valor dióptrico de perto para gerar no centro óptico da lente uma graduação mais suave para proporcionar uma visão intermediária útil e confortável para o usuário.

Cada fabricante utiliza estratégias técnicas diferentes para equilibrar esta regressão, oferecendo assim benefícios diferenciados aos seus consumidores.

A Zeiss trabalha a asfericidade de Officelens através da tecnologia M.I.D, que significa "Distância Intermediária Máxima". Esta abordagem exclusiva oferece 3 perfis de equilíbrio da regressão:
  1. Near
  2. Room
  3. Individual
A partir de agora, vamos entender cada um deles.

O perfil "Near", do inglês "perto" gera uma regressão da adição para privilegiar distâncias entre 35 centímetros e 2 metros, portanto, ideal para consumidores que necessitam de maior área de visão e conforto em distâncias mais próximas de sua área de trabalho. 

Várias atividades de trabalho se encaixam no perfil  "Near", entre elas:
  • Usuários de computador
  • Dentistas
  • Músicos
  • Artesãos
  • Escritores
  • Técnicos em eletrônica
  • Desenhistas
  • Médicos (depende da especialidade)

Ao lado, temos ilustrações que mostram, em termos de amplitude, a performance visual do perfil Near de Zeiss Officelens, tanto para perto, quanto para intermediário.

Para que você, profissional óptico possa oferecer a versão de Zeiss Officelens mais adequada para seu cliente, a anamnese é fundamental, portanto pergunte a ele quais são as distâncias mais utilizadas em seu dia a dia de atividades.

Agora, vamos entender como funciona o segundo perfil de Zeiss Officelens, o "Room".

O perfil "Room", do inglês "sala" gera uma regressão da adição para privilegiar distâncias entre 35 centímetros e 4 metros, portanto, ideal para consumidores que necessitam de maior área de visão e conforto em distâncias mais amplas de sua área de trabalho.


Várias atividades de trabalho se encaixam no perfil  "Room", entre elas:
  • Usuários de computador
  • Arquitetos
  • Engenheiros
  • Esteticistas
  • Mecânicos
  • Recepcionistas
  • Designers
  • Médicos (depende da especialidade)

Ao lado, temos ilustrações que mostram, em termos de amplitude, a performance visual do perfil Room de Zeiss Officelens, tanto para perto, quanto para intermediário.

Lembrando mais uma vez, que para você, profissional óptico possa oferecer a versão de Zeiss Officelens mais adequada para seu cliente, a anamnese é fundamental, portanto pergunte a ele quais são as distâncias mais utilizadas em seu dia a dia de atividades. Se as distâncias respondidas estão entre 35 centímetros e 4 metros, o perfil "Room" é o ideal.


Agora, vamos entender como funciona o terceiro perfil de Zeiss Officelens, o "Individual".

O perfil "Individual" (ver ilustração abaixo), gera regressões personalizadas da adição, portanto neste produto, o "M.I.D" é personalizado de acordo com as necessidades individuais do usuário, que são captadas através da anamnese sobre quais as distâncias pontuais de trabalho o cliente precisa para a sua performance visual e conforto.  A amplitude passa a ser customizada a partir do primeiro metro da distância de trabalho, podendo variar de centímetro em centímetro até atingir 4 metros, caso essa seja a necessidade ocupacional do usuário.

Vale a pena ressaltar que o óptico precisa informar na ordem de serviço qual será a distância intermediária máxima (M.I.D) a ser confeccionada Officelens Individual. Esse valor de distância está entre 101cm e 400cm, o que é fantástico, pois são 299 opções de personalização (400-101=299) disponíveis para o consumidor!

A personalização não para por aqui, pois a lente Officelens Individual possui sua correção otimizada de acordo com os ajustes previamente feitos na armação, tais como ângulo pantoscópico (inclinação), distância vértice (distância do ápice da córnea até a superfície interna), curvatura e formato do aro.

Para dar o "toque final" na exclusividade, o consumidor pode escolher até 5 caracteres para a gravação a laser de suas lentes.

O relato feito acima, consagra Zeiss Officelens Individual a lente para a área de trabalho mais tecnológica e personalizada do mercado óptico mundial.

Em suma, Zeiss Officelens Individual atende as expectativas dos usuários presbitas mais exigentes, em todas as situações, com máxima amplitude e conforto.

Caso esse seja o único óculos do consumidor, ele estará muito bem corrigido e confortável, mas se ele já tiver um óculos multifocal, Zeiss Officelens será um segundo par ideal e de altíssima tecnologia.
.
Considerações Finais:

A linha de lentes para a área de trabalho Officelens está disponíveis em 3 versões:
  1. Zeiss Officelens Plus e Plus Short. Disponíveis nos perfis "Near" e "Room".
  2. Zeiss Officelens Superb.  Disponível nos perfis "Near" e "Room".
  3. Zeiss Officelens Individual. Disponível exclusivamente na versão "Individual"
Segue abaixo uma tabela explicativa sobre os parâmetros necessários para a confecção e personalização das três versões de Zeiss Officelens.


Em relação as possibilidades de versões, alturas mínimas e materiais das lentes Zeiss Officelens, segue abaixo uma tabela informativa. 
E por último e não menos importante:

  1. Em todas as lentes, altura de montagem é sempre na pupila, sem necessidade de descentração vertical para obter versão do produto. Observe na tabela acima as alturas mínimas da cada versão.
  2. Em todas as lentes, é necessário informar a graduação de perto, DNP de longe e medidas da armação (ponte, aro, diagonal maior e vertical)
  3. Nos pedidos de Zeiss Officelens Plus e Zeiss Officelens Superb, o óptico precisa informar a M.I.D desejado, "Near" ou "Room"
  4. Nos pedidos de Zeiss Officelens Individual, o óptico precisa informar a M.I.D personalizada, que pode ser um valor entre 101 e 400cm, além de todos os parâmetros assinalados nas tabelas acima.
  5. Por se tratar de lentes para a área de trabalho, o que aumenta a frequencia de manuseio do óculos por parte do consumidor, Zeiss Officelens é sempre recomendada com a tecnologia antirreflexo DuraVision Platinum que é mais resistente, além de ser muito confortável para o uso em computadores e tablets.

Espero ter contribuído mais uma vez para seu conhecimento sobre óptica e seus produtos de tecnologia.

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:


Agradecimentos: Carl Zeiss Vision

AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$20,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.


Licença Creative Commons
Apresentando ZEISS Officelens, uma inovação em lentes para a área de trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença