Blog do Paulus: Entendendo as lentes fotossensíveis. Parte 1 - Photofusion by Zeiss

Entendendo as lentes fotossensíveis. Parte 1 - Photofusion by Zeiss

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos Reservados.

Introdução ao Tema:

Até certo tempo atrás, duas essenciais tecnologias de ponta para lentes de óculos estavam ameaçadas de serem definitivamente taxadas como "genéricas" no varejo óptico não só brasileiro como mundial. Estou falando do antirreflexo e da tecnologia fotossensível.

Quando um conceito de produto se torna genérico, o óptico e o consumidor começam a tratar produtos de básica e alta performance como se fossem iguais, com apenas preços diferentes. Isso é frustrante.

Quanto a tecnologia antirreflexo, cada fabricante criou sua linha de produtos premium de aplicação exclusiva em suas lentes, enriquecendo o mix, além de proporcionar maior segurança e garantia ao consumidor. Esta ação está resgatando o antirreflexo de seu conceito genérico e mostrando ao consumidor que existe produto básico e produto avançado.

Agora, este conceito está sendo levado a sério nas lentes fotossensíveis, onde as principais indústrias de lentes estão posicionando seus produtos em marcas fotossensíveis específicas:

  • Essilor e Hoya estão com Transitions. Tecnologia Transitions.
  • Rodenstock está com ColorMatic e SmartLens. Ambas são tecnologias Rodenstock.
  • Zeiss está com Photofusion. Tecnologia Zeiss. Recentemente foi anunciada a extensão do Photofusion para toda a linha de lentes Sola e AO.
Essa estratégia de cada empresa adotar tecnologias fotossensíveis próprias, dá maior autonomia comercial e logística ao fabricante, que repassa ao varejo e por sua vez ao consumidor uma linha de produtos com uma identidade institucional mais marcante, o que agrada consumidores fiéis a marcas consagradas.

Toda a Sexta Feira, vou descrever o que cada uma dessas marcas oferece de características e benefícios aos profissionais ópticos e consumidores de óculos. Nessa primeira ocasião, resolvi começar por Photofusion by Zeiss.


Tecnologia Fotossensível:

A tecnologia fotossensível é cada vez mais difundida nas comunicações da indústria para o varejo óptico (B2B) e também da indústria para o consumidor final (B2C). Creio que o mérito sobre como o processo de fabricação é realizado é de amplo conhecimento do profissional óptico, mas por "desencargo de consciência" , farei um breve resumo.
Uma determinada substância fotossensível patenteada ou licenciada pela indústria de lentes é aplicada no produto, cuja resina está disponível em diversos materiais como CR, policarbonato, Trivex, 1.67 etc. Essa substância fotossensível normalmente é composta de moléculas que mudam de forma na presença da radiação ultravioleta, fazendo com que a lente escureça e depois clareie na ausência da radiação.

O que faz a lente escurecer é a presença de UV e não predominantemente de calor, céu azul sem nuvens e chuva, o que significa que a presença da radiação U.V não depende de um "lindo dia de sol e calor". Com este mesmo cuidado que protegemos nossos olhos, devemos proteger também nos dias frios e encobertos nossa pele com protetor U.V, comercialmente conhecido como protetor "solar".

O escurecimento da lente protege os olhos da claridade da luz nos ambientes externos, reduzindo o desconforto visual e da radiação ultravioleta.

Sou usuário fiel da tecnologia fotossensível, pois as lentes são realmente muito confortáveis e funcionais. Fico muito feliz em saber que o consumidor de óculos tem ótimas opções de marcas para seu conforto e proteção.

Photofusion by Zeiss:

Photofusion, lançada no Brasil em 2011 é a nova tecnologia fotossensível disponível exclusivamente nas lentes Zeiss. Um sucesso de vendas que vale a pena descrever suas características e benefícios.

Seu benefício mais evidente é ser 2X mais rápida para clarear ( do estado ativado para o desativado) do que as lentes fotossensíveis existentes Zeiss. Esta é uma boa notícia pois lentes fotossensíveis que demoram para clarear desmotivam o consumidor e muitos deles, isso 4 em cada 5 não compram, mesmo após uma demostração. Me referi a demostração com lâmpada U.V pois esta forma de mostrar o produto pode ser "uma faca de dois gumes" pois o cliente fica motivado na rapidez da ativação, mas fica preocupado porque a lente ativada na demonstração demora para clarear. Com um clareamento mais rápido, Photofusion by Zeiss pode dar mais segurança ao óptico durante a venda desta tecnologia.

Phtotofusion by Zeiss reage mais rápido também na sua ativação, quando percebe a presença da radiação UV, sendo 20% rápida para escurecer do que as lentes fotossensíveis Zeiss existentes.

Definifivamente Photofusion fica super escura em ambientes externos, sob condição da radiação UV. Uma prova disso é a foto que tirei de mim mesmo usando minhas lentes Progressivas Sport Photofusion. Esta foto ao lado foi tirada as 10 da manhã e a temperatura era de aproximadamente 23 graus. Observe que as lentes ficaram bem escuras. Posso afirmar categoricamente que Photofusion é a lente fotossensível mais escura e eficiente que eu já usei.

Em ambientes internos, já desativada e tratada com antirreflexo, Photofusion by Zeiss tem 92% de transparência (transmissão de luz) e quando está ativada em ambientes externos chega a 89% de bloqueio da luz solar, isso é uma lente escura, mas confortável. Tudo isso com 100% de proteção UV e cor totalmente homogênea, seja qual for o material, espessura e dioptria da lente.

Em termos de sustentabilidade, a produção das lentes Photofusion by Zeiss é excepcional, pois não há contaminação da água e do mar, controlando a geração de resíduos, além de consumir baixa energia elétrica devido a produção ser realizada a baixas temperaturas. Com a evolução dos processos logísticos foi possível também reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Agora, vou resumir de forma objetiva os benefícios de Photofusion by Zeiss:
  1.  2X mais rápida para clarear ( do estado ativado para o desativado) do que as lentes fotossensíveis existentes Zeiss. 
  2. Com um clareamento mais rápido, Photofusion by Zeiss pode dar mais segurança ao óptico durante a venda e demostração da tecnologia fotossensível.
  3. Tecnologia própria, o que garante maior credibilidade do produto perante consumidores muito exigentes.
  4. Valor agregado atrativo para o consumidor em todas as lentes, ainda mais nas individualizadas.
  5.  20% rápida para escurecer do que as lentes fotossensíveis Zeiss existentes.
  6. Em ambientes internos, já desativada e tratada com antirreflexo, Photofusion by Zeiss tem 92% de transparência.
  7. Quando está ativada em ambientes externos, Photofusion by Zeiss chega a 89% de bloqueio da luz solar, isso é uma lente escura, mas confortável.
  8. 100% de proteção UV.
  9. Cor totalmente homogênea, seja qual for o material, espessura e dioptria da lente.
  10. Fabricação e logística sustentáveis.
Segue abaixo um vídeo bem interessante sobre as características e benefícios de Photofusion by Zeiss.

                            

Você pode curtir e compartilhar esta matéria com seus amigos através dos plugins das redes sociais, localizados na parte de baixo desta postagem.

AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$10,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.
 

Licença Creative Commons
Entendendo as lentes fotossensíveis. Parte 1 - Photofusion by Zeiss está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença