Blog do Paulus: 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um óculos.

10 coisas que você precisa saber antes de comprar um óculos.

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Essa é uma pequena amostra da ajuda que Paulus Maciel pode te dar para a escolha do seu novo óculos de receituário.

Caso queira dicas personalizadas de acordo com a sua receita basta doar R$20,00 via PIX para o Blog. Após a sua doação Paulus Maciel irá te atender por email solucionando suas dúvidas e recomendando as melhores lentes e armações.

Para fazer a sua doação basta ler o QR CODE localizado nos banners que estão nas laterais dessa mesma página!

Enquanto isso, boa leitura!

A avalanche de informações que o consumidor de óculos recebe por um lado é bom pois motiva o mesmo a adquirir um produto de qualidade, por outro confunde bastante a cabeça na hora de decidir sobre qual óculos comprar entre tantas opções.

Esta matéria tem como objetivo mostrar de forma clara, porém detalhada, quais são as 10 coisas mais importantes que uma pessoa precisa saber antes de comprar um óculos. Vamos lá?

1- Óculos não é gasto e sim um investimento:
  • Apesar de todos os conceitos de moda e estética, óculos é um produto relacionado a saúde visual.
  • Com saúde não se brinca, portanto reserve anualmente uma determinada quantia de seu orçamento para a compra de óculos.
  • Nunca pense em comprar impulsivamente um óculos com preço mais baixo que encontrar, pois óculos é um produto de tecnologia proporcional ao preço. Quanto menor o preço, menor a tecnologia, quanto maior o preço maior a tecnologia e consequentemente o benefício.
  • Não existe óculos caro e óculos barato e sim óculos com boa relação custo x benefício, isso é, pagar um preço justo por um óculos que vai atender as suas necessidades.
  • Quando se compra remédios, tanto o medicamento de marca quanto o genérico devem proporcionar a mesma qualidade e benefício. Isso definitivamente NÃO acontece com óculos. Óculos "genéricos" tanto as armações quanto as lentes tem preços mais baixos, porém a qualidade é consideravelmente inferior aos produtos de marcas consagradas.Em suma, óculos genéricos não possuem boa relação custo x benefício. Fuja deles!

2- As lentes não são mais importantes do que a armação e vice versa:
  • Não compre sua armação de óculos num lugar e as lentes em outro. Muitas pessoas acreditam que a armação pode ser comprada em qualquer lugar, como um quiosque de shopping, por exemplo e as lentes são compradas numa óptica. Este pensamento pode levar a um produto de qualidade final ruim com lentes grossas, campo visual restrito, fora um óculos sem ajuste, já que a maioria das ópticas não ajustam armações de outra procedência, pois podem quebrar e levar a loja ao prejuízo. Os profissionais que vendem armações em lojas que não são ópticas não são treinados e habilitados a ajustar a armação, tanto para conforto quanto para aproveitamento de campo visual.
  • Por outro lado, muitas pessoas reservam 80% do dinheiro disponível para a compra da armação e 20% para a compra das lentes. A compra da armação versus lentes deve ter preço proporcional, onde o custo x benefício é obtido quando a relação de preço entre armação e lente ou lente e armação fica aproximadamente em 40% x 60%. Quando um item está abaixo dos 40% ou acima dos 60% do preço final pode apresentar um custo x benéfico desfavorável.
  3- Produto importado não significa que ele é melhor do que o nacional:
  • Muitos ópticos no ato da venda usam a origem do produto como qualificação do óculos, o que não é 100% correto, já que existem inúmeras armações e lentes nacionais que são muito melhores do que as importadas. Com a globalização, tanto produtos bons quanto ruins podem ser fabricados dentro ou fora do país. Ser importado não significa que tem qualidade.
  • Boa parte da armações, inclusive as de grifes, são fabricadas na China. Não se assuste com isso, pois assim como descrito acima, com a globalização tanto a China quanto qualquer país do mundo fabrica produtos bons e ruins. Produto fabricado na China não significa que ele é ruim, basta você ficar atento se a marca do produto possui boa idoneidade e compromisso com a qualidade. Faça uma pesquisa na internet sobre a marca, caso a mesma não seja conhecida.
  • Muitos ópticos também costumam qualificar as lentes por sua origem de fabricação, onde boa parte dos vendedores ressaltam que o importado é melhor e isso não procede na maioria das vezes. Os melhores fabricantes de lentes da atualidade tais como Zeiss, Hoya e Essilor possuem laboratórios que fabricam lentes no Brasil com padrão internacional de qualidade. Independente onde é fabricado, o padrão de qualidade é o mesmo. 
  • Com a globalização, produtos de marcas tanto nacionais quanto internacionais podem ser produzidos em qualquer lugar do mundo, portanto o que interessa é se a marca possui compromisso com a qualidade. Pesquise se a marca possui muitas reclamações de consumidores na internet.

4- Não compre óculos com pressa:
  • Alguns consumidores querem comprar o óculos de uma forma rápida, entre 5 e 7 minutos aproximadamente. Muitos imaginam também que quanto menos tempo durar a compra, menos dinheiro vão gastar. Vale a pena abrir mão deste pensamento.
  • Para que seja escolhida uma armação ideal para o rosto, para escolher lentes finas e com bom campo visual, além de executar as medidas necessárias, o profissional óptico precisa trabalhar sem pressa, pois óculos é um produto de precisão. Ao contrário de uma fábrica, onde é possível velocidade com precisão, uma loja não pode trabalhar um óculos de qualidade desta forma. Se você for uma pessoa muito ocupada, telefone para a sua óptica de confiança e solicite um atendimento com hora marcada de acordo com sua agenda de atividades pessoais e profissionais.

5- Evite comprar armações muito grandes:
    Armação proporcional
  • As tendências de moda e estilo lotaram as lojas de óptica com armações grandes, mas cuidado com o tamanho do óculos que vai comprar.
  • Sob o ponto de vista estético, a armação pode ter dimensões maiores, porém proporcionais ao tamanho de seu rosto. Evite que os óculos sejam muito mais largos que as extremidades de suas sobrancelhas (veja as fotos ao lado)
    Armação grande
  • Sob o ponto de vista técnico, óculos maiores do que o seu rosto vão gerar lentes grossas e consequentemente mais pesadas do que deveria.  
  • Caso você veja na vitrine um óculos de sol, isso não significa que será possível fabricar a graduação da receita nele, principalmente se a armação do óculos solar for muito grande ou muito curvada.
  • Existem lentes especiais para armações curvadas (curva 8 ), mas dependendo da sua receita, principalmente se você tiver uma miopia acima de 2,00, não será possível a confecção dos óculos, inclusive nessas lentes especiais. Em suma, fuja de armações muito grandes e fuja de armações muito curvadas.

6- Peça sempre ao profissional que ajuste a armação que deseja comprar:
Ajuste de armação
  • Durante a experimentação das armações, caso você goste de uma ou mais, peça ao profissional óptico ajuste essas armações para que você decida com a ajuda dele qual peça será a escolhida.
  • Preste atenção se o apoio nasal da armação está apertando ou está muito folgado no seu nariz. Fique atento também se as hastes do óculos estão apertando sua cabeça.
  • Não tenha pressa. Após o ajuste, experimente os óculos novamente e tente perceber se eles estão confortáveis. Caso algum não esteja, peça ao profissional que ajuste novamente.
  • Pergunte ao profissional se o material da armação em contato com sua pele pode provocar alguma reação alérgica. Caso sua pele seja naturalmente sensível escolha armações de acetato ou metais hipoalergênicos como o titânio, por exemplo.
  • A armação escolhida deve estar perfeitamente ajustada antes do profissional efetuar qualquer medida no seu rosto ou no próprio óculos.
  • Ao retirar o óculos, quando pronto, vista no rosto e repare se o mesmo está confortável da mesma forma que esteve no dia da compra.
  • Ao experimentar o óculos pronto, pisque algumas vezes e tente perceber se os seus cílios estão tocando as lentes. Caso perceba isso, peça ao óptico que ajuste a armação.
  • Se você for mulher, lembre-se que o rímel alonga os cílios e isso pode fazer com que os mesmos toquem na lente. Se possível, na loja, experimente os óculos como seus cílios alongados pelo rímel.

7- Lentes digitais nem sempre são melhores do que as convencionais:
  • A última palavra pronunciada pelo "marketing óptico" mundial é sobre lentes digitais de óculos. Lentes digitais são produzidas em equipamentos mais modernos, porém seguem a mesma obrigação dos equipamentos convencionais que é produzir a graduação prescrita na lente com espessura proporcional ao tamanho da armação e o material de lente escolhido.
  • Existem duas classificações para lentes desta categoria, a primeira se chama "digital convencional" e a segunda "digital freeform". Na prática, lentes digitais convencionais são fabricadas com modernos equipamentos e nada mais. Lentes digitais freeform, dependendo do fabricante podem ampliar o seu campo visual entre 15 e 25% além de proporcionar, em algumas marcas, uma qualidade visual melhor das cores observadas. Além do campo visual, a nitidez vai melhorar ainda mais se você optar pela compra de lentes "digitais freeform personalizadas/customizadas"
  • Normalmente a lente freeform ou freeform personalizada/customizada tem preço maior do que uma convencional. Caso a diferença couber no seu orçamento, compre lentes digitais freeform, de preferência as personalizadas/customizadas.

8- Por incrível que pareça, lentes mais finas não são mais leves que as mais espessas:
Demonstração de espessura em lente negativa  positiva
  • Existem dois tipos de materiais de lentes de óculos, os minerais (vidros) e os orgânicos (resinas). Existe também uma classificação para a possibilidade de espessura das lentes chamada de índice de refração. Trata-se de um número que vai do 1.499 ao 1.90.
  • Quando a armação é bem escolhida e proporcional ao seu rosto, quanto maior o índice de refração da lente mais fina ela fica, mas não necessariamente mais leve.
  • Quanto maior o índice de refração da lente mineral (vidro) mais pesada é a lente. Saiba que independente do índice, o vidro sempre será bem mais pesado e frágil que o orgânico.
  • Nas lentes orgânicas, o índice de refração não é proporcional ao peso do produto, por exemplo, o material de lente mais leve do mundo é o orgânico Trivex que possui o índice 1.530, mas uma lente orgânica, 25% mais fina do que o Trivex, tal como o índice 1.67 é 20% mais pesada. Na prática, isso é no seu rosto, todas as lentes orgânicas possuem pesos próximos. As únicas que são bem mais leves são Trivex e Policarbonato.

9- Tratamentos especiais aumentam a performance e o conforto das lentes:
Esquerda: sem antirrefllexo. Direita: com antirreflexo
  • Lentes com antirreflexo além de proporcionarem transparência e qualidade de visão superior, são mais resistentes a arranhões e sujeiras. Vale a pena comprar lentes com antirreflexo. Evite antirreflexos genéricos ou de marca desconhecida e dê preferência aos tratamentos com garantia. Boas garantias vão de 1 a 2 anos. Mesmo que sejam mais caras, as lentes antirreflexo "de marca" possuem boa durabilidade e por isso ótima relação custo x benefício.
  • Lentes fotossensíveis escurecem em ambientes externos com presença de raios UV, proporcionando excelente conforto seja qual for a condição de luminosidade. Se você é mais sensível a claridade do sol, lentes fotossensíveis são ideais. Saiba que lentes fotossensíveis não escurecem dentro do carro, portanto se você dirige muito, faça um óculos de sol com sua graduação. Lentes fotossensíveis são ótimas, dão conforto mas não substituem os óculos de sol. Evite fotossensíveis genéricos. As melhores marcas são Photofusion (lentes Zeiss), Transitions (vários fabricantes).

10- Exija sempre nota fiscal e os certificados de garantia e autenticidade das lentes e armações:
  • Algumas marcas de armações oferecem certificados de autenticidade de seus produtos, outros não. Isso não significa que a armação não seja original. A melhor garantia para isso é a descrição do produto na nota fiscal.
  • Toda lente de qualidade deve estar acompanhada do certificado de garantia e autenticidade. 
  • Leia atentamente o certificado de garantia da armação e da lente pois em seus termos existem sugestões de utilização para que o óculos se encaixe nas condições de garantia, tais como limpeza, cuidados e manuseio.
  • Peça sempre a nota fiscal com a descrição da lente e da armação. Guarde a nota fiscal e os certificados em lugar seguro até o término do período da garantia. 

Caso queira dicas personalizadas de acordo com a sua receita basta doar R$20,00 via PIX para o Blog. Após a sua doação Paulus Maciel irá te atender por email solucionando suas dúvidas e recomendando as melhores lentes e armações.

Espero ter contribuído para uma escolha mais interessante de óculos. Um abraço para você.

Demonstre a sua reação em relação a esse artigo:





Licença Creative Commons
10 coisas que você precisa saber antes de comprar um óculos. está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença