Blog do Paulus: Cientistas desenvolvem lente que pode ser tanto côncava quanto convexa

Cientistas desenvolvem lente que pode ser tanto côncava quanto convexa

Polarização circular da luz. Nova lente pode determinar seu sentido.
Cientistas da Universidade de Birmingham revolucionaram o conceito sobre dispositivos ópticos ao publicarem na revista científica mais importante do mundo, a Nature, o desenvolvimento de uma lente com dupla função, podendo ser côncava (negativa) ou convexa (positiva).

Um determinado composto nanométrico em ouro é utilizado para a fabricação da lente que alterna sua capacidade de magnificar ou minificar imagens de acordo com a mudança da polarização da fonte de luz.

Uma lente convencional é fabricada para magnificar ou minificar, depende da combinação de suas curvaturas que podem gerar uma lente positiva ou negativa. A nova lente, desenvolvida pelos cientistas de Birmingham não tem curvatura além de possuir a incrível espessura de 40 nanômetros.

A estrutura composta em ouro, localizada na parte superior da lente possui a capacidade de controlar a rotação do campo elétrico da luz que a ultrapassa. A rotação direcionada para a direita ou esquerda pode definir se a lente irá magnificar (ficar positiva) ou minificar (ficar negativa).

O doutor em física Shuang Zhang, líder do estudo, acredita que as novas lentes vão revolucionar o conceito de dispositivos ópticos, já que uma única lente terá a capacidade de escolher qual função irá exercer, positiva ou negativa; convexa ou côncava.

A nova lente desenvolvida irá, por enquanto, ser aplicada nas áreas de astronomia, diagnósticos médicos por imagem, circuitos integrados e protótipos de câmeras fotográficas. Futuramente, a possibilidade de sua aplicação na correção de ametropias é bem interessante.

Fonte: Universidade de Birmingham
Tradução, versão e interpretação: Paulus Maciel.

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença