Blog do Paulus: Reino Unido desenvolve óculos com lentes anti laser para pilotos

Reino Unido desenvolve óculos com lentes anti laser para pilotos

Um novo tipo de proteção para os olhos contra raios laser (LEP) está sendo testado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido.


A Tornado GR4 e seu piloto fazendo sinais  para a tripulação em terra antes de partir em uma missão para a Líbia . A nova proteção para os olhos está sendo desenvolvida para atender o número crescente de casos de lasers sendo usados ​​para distrair os pilotos.
[Imagem: Sargento Pete Mobbs RAF, Crown Copyright / MOD 2011]

O departamento de defesa da Inglaterra, Ciência e Tecnologia de vem trabalhando com Equipamentos de Defesa e Apoio (DE & S) para aprimorar as condições de uso dos mesmos em exercícios de combate.

O óculos especial anti laser é fruto da pesquisa e desenvolvimento, pode filtrar comprimentos de onda diferentes da luz do espectro, incluindo aqueles usados ​​em armas a laser e vários canetas laser, objetos que podem ser comprados com facilidade por civis.

Dr. Craig Williamson, principal cientista Dstl, explicou a lógica por trás do projeto:
"Há um número crescente de casos de lasers sendo usados ​​como diversão para distrair os pilotos de aeronaves, por isso pesquisamos tecnologias avançadas para conter essa distração perigosa e potencialmente letal", disse ele.
Ao contrário das lentes de óculos convencionais, que tendem a filtrar e bloquear apenas um comprimento de onda do espectro de cores, os óculos especiais, feito por Glasgow baseados numa película fina,  que pode filtrar uma gama de comprimentos de onda de laser diferentes, permitindo maiores benefícios operacionais e flexibilidade para pilotos.

O sucesso foi obtido através de uma estrutura composta de uma camada de policarbonato, feita com um corante de absorção óptica especial, ligada a uma lente de vidro fina com um revestimento especial para reflectir comprimentos de onda pré determinados.

O trabalho em torno do projeto dos óculos é um bom exemplo de como o financiamento do programa de pesquisa e desenvolvimento do ministério da defesa britânico pode criar equipamentos que podem ser usados para avaliar a tecnologia e os seus potenciais benefícios quanto ao uso.

O trabalho também tem é beneficiado por uma parceria estabelecida entre o departamento de defesa e a força aérea dos Estados Unidos com testes realizados em Maio deste ano.

Dr. Williamson disse:
"O trabalho bilateral na Força Aérea dos Estados Unidos e o serviço do "Laboratório de Pesquisa em San Antonio" provou ser inestimável contribuição ao projeto.
"Os resultados deste teste de desempenho humano na detecção espacial e percepção de cor estabeleceram o padrão para o trabalho futuro, e nós estamos esperando que o financiamento bilateral ainda esteja disponível para pesquisar a próxima geração de proteção de olho nos próximos anos."
Outros testes devem ser realizados ainda este ano, incluindo o desempenho óptico e testes ambientais por Dstl, e laser deslumbrar e testes de desempenho em QinetiQ.

Fonte: Ministério da Defesa do Reino Unido
Tradução e interpretação: Paulus Maciel

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença