Blog do Paulus: Implante óptico oferece uma nova esperança para idosos portadores de doenças oculares

Implante óptico oferece uma nova esperança para idosos portadores de doenças oculares

Um novo e revolucionário tratamento para doenças oculares degenerativas em idosos está sendo utilizado nos Estados Unidos. Um mini telescópio é instalado no globo ocular do paciente para restabelecer a sua visão.
Jane Waterman, 79, diz que a degeneração macular começou a afetar sua visão alguns anos atrás. Ela mal podia ver os rostos das pessoas. Quando alguém me dirigia a palavra, eu tinha de perguntar: "Você está falando comigo?", relata a idosa.
A degeneração macular é um processo de envelhecimento que começa prejudicando a parte central da visão. Até agora, não houve um tratamento real.
Waterman é uma das primeiras pessoa a experimentar o chamado CentraSight , um mini telescópio do tamanho de uma ervilha, implantado no interior do globo ocular. Ele funciona como se fosse lente de uma câmera fotográfica.
"Até então, os pacientes de degeneração macular tinham que usar telescópios montados nas lentes de seus óculos", diz o oftalmologista Dr. Cottle Gina. "CentraSight aumenta a capacidade dos pacientes conviverem normalmente com as outras pessoas, pois podem observar uma imagem com um simples movimentar de cabeça ao invés de limitar a sua visão periférica, através  telescópio montado nos óculos."
Os médicos afirmam que a adaptação do paciente que tive o CentraSight implantado leva entre seis meses a um ano. Neste período, os usuários realizam exercícios específicos de reabilitação, que irão proporcionar uma adaptação eficiente ao implante.

"É apenas uma questão de ensinar o cérebro a usar o implante, porque é diferente de tudo que já experimentei", disse Waterman.
Para ela, a mudança foi dramática, pois em apenas três meses ela conseguiu se adaptar.
"É maravilhoso, e fica ainda melhor com o passar das semanas", disse Waterman.
Esta cirurgia não é para todos, você deve 75 anos ou mais para obter o implante, e você não pode ter sido submetido a nenhuma cirurgia anterior de catarata.

Fonte: http://www.centrasight.com/

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença