Blog do Paulus: Desvendando o Eyecode

Desvendando o Eyecode

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

O avanço da tecnologia empregada na criação de lentes para óculos nos surpreende a cada ano com lançamentos muito interessantes, entre eles a nova linha de lentes Essilor Eyecode, agregando valor e qualidade às lentes da família f-360°.

Alguns profissionais ópticos ficam um pouco receosos em não compreender a funcionalidade de tamanha tecnologia, por isso, gostaria de oferecer a minha contribuição para que possamos apreciar mais uma gama de produtos premium.

O estudo da fisiologia do olho humano é base para todo o fabricante desenvolver novos conceitos e produtos para a correção visual e a Essilor leva isso muito a sério através de uma abordagem chamada Live Optics que sempre leva em consideração o olho humano como modelo para a iniciação dos cálculos ópticos que vão gerar novos protótipos e assim futuras lentes corretivas.


Através de constantes estudos, um novo código fisiológico do olho poderá ser mensurado pelo profissional óptico no ato da venda, assim a confecção de lentes personalizadas ganha um novo estágio de excelência. Este código se chama Eyecode que é obtido através da mensuração do "CRO" o que significa "Centro de Rotação do Olho" .

Quando o olho se movimenta, todos os pontos do globo ocular mudam de posição com exceção de um, o chamado "CRO".

A primeira imagem ao lado mostra um olho se movimentando para poder "mirar" nos pontos necessários para focar em determinada localidade (ponto de fixação). Toda a vez que isso acontece, a região do globo ocular envolvida também se movimenta,no caso a pupila, acompanhando o objetivo da fixação do olhar.

Nesta dinâmica, uma região do globo ocular nunca se movimenta, independente da distância ou do ângulo que o globo ocular se desloca para a obter seu ponto de mira. Esta região do globo é o CRO.


Todos os fabricantes levam em consideração o CRO para a criação de lentes para óculos, porém o CRO que é utilizado para tal é o valor padrão, isso é, o centro de rotação do olho emetrope que é 13,5mm mais a distância vértice de 12mm, conforme ilustração ao lado. A grande maioria das lentes corretivas é desenvolvida através deste valor de código fisiológico padronizado.

Estudos científicos comprovaram que o valor da distância entre a lente do óculos e o CRO pode variar 30% de indivíduo para indivíduo levando em consideração principalmente a distância vértice (depende do ajuste da armação) e também sua refração quanto as miopias (CRO maior) ou hipermetropias (CRO menor).

Sabendo que o CRO varia de pessoa para pessoa, a Essilor desenvolveu uma nova geração de lentes personalizadas, onde o consumidor poderá vivenciar uma nova experiência de adaptação, utilizando lentes desenvolvidas de acordo com o seu próprio código fisiológico.

O emprego do CRO individual para a confecção de lentes personalizadas é chamado pela Essilor de Eyecode e este mesmo nome, Eyecode, é que identifica as lentes dotadas desta inovação tecnológica .

De acordo com informações da Essilor, os benefícios reais que o consumidor terá com as lentes Eyecode são:
  1. 5X mais precisão na confecção do design da lente, o que a torna ainda mais personalizada.
  2. Adaptação imediata e sem esforço, já que as lentes são feitas através das características individuais do usuário, obtidas pela mesuração de seu código fisiológico único.
  3. Melhor visão periférica, pois as distorções laterais são posicionadas fora do campo de visão do cliente, fazendo com que as áreas úteis da lente sejam mais amplas. O consumidor será beneficiado com uma melhor visão periférica tanto com a cabeça para quanto em movimento, com a redução dos efeitos de flutuação.
  4. Melhor percepção do contraste das imagens, fazendo com que o usuário tenha uma visão ampla com cores nítidas e precisas.
  5. O usuário poderá personalizar ainda mais a sua lente se optar em gravar suas iniciais gratuitamente.


O Eyecode só pode ser mensurado através da utilização do Visioffice, "uma ferramenta que permite ao óptico proporcionar a melhor experiência de compra aos usuários de óculos. Fácil, rápido e preciso, só ele realiza uma medição dinâmica, que considera a postura natural do usuário, respeitando a inclinação da cabeça e, assim, o verdadeiro uso das lentes".

Lembrando que o Visioffice também calcula os parâmetros "Fit" que são o ângulo pantoscópico, distância vértice e curvatura da armação, além dos coeficientes de olhos/cabeça e estabilidade para as lentes Varilux Ipseo New Edition.

Muitos imaginam que só os presbitas usuários de lentes multifocais Varilux vão usufruir desta nova geração de lentes, mas a grande surpresa é que os usuários não presbitas de lentes monofocais vão também aproveitar toda esta personalização através das lentes Essilor Advans f-360° Eyecode.

Entre em contato com seu consultor Essilor para maiores detalhes sobre as lentes Eyecode e suas disponibilidades.


Abaixo está o vídeo oficial da Essilor sobre as novas lentes Eyecode. Vale a pena assistir e recomendar o link para seus colegas de trabalho.

Espero que tenham gostado deste resumo explicativo sobre Essilor Eyecode. Aguardo os comentários de vocês.

Esta matéria e outros artigos e notícias curtinhas sobre o ramo óptico você encontra aqui no Blog do Paulus.

AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$10,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.
 

Licença Creative Commons
Desvendando o Eyecode está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença