Blog do Paulus: Parte 2- Pedido de lentes para óculos esportivos curvados

Parte 2- Pedido de lentes para óculos esportivos curvados

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Na primeira parte desta matéria, observamos atentamente os 5 fatores essenciais para o pedido de lentes para óculos esportivos curvados:
  1. Identificação da curva da lente.
  2. Limite dióptrico.
  3. Cálculo de diâmetro.
  4. Implicações visuais.
No pedido de lentes CR39 curvadas convencionais sabemos que é necessário respeitar os limites dióptricos para que as implicações visuais não sejam tão desconfortáveis ao cliente. Observamos também que dependendo da DNP do cliente, existe grande dificuldade em se encontrar uma armação adequada para a obtenção de um diâmetro correto e que não provoque descentração da montagem e indução de prisma por consequência.

As indústrias de lentes percebendo um aumento considerável na demanda de óculos curvados graduados, lançaram em todo o mundo, no Brasil de forma tímida, uma nova geração de lentes especiais para aros curvados. O mercado internacional costuma denominar este tipo de lente de "wrap".

Nesta segunda parte da matéria sobre pedido de lentes para óculos curvados, vou dar destaque a uma linha especial de lentes wrap que é vendida no Brasil pela Carl Zeiss Vision. Para lentes progressivas a linha se chama "Progressiva Individual Sport"e para visão simples "Zeiss Loop".

As lentes especiais para aros esportivos curvados foram criadas para aumentar o limite dióptrico para a confecção das mesmas, o que significa uma gama maior de clientes poderão usufruir do produto, o que não era possível no CR39. Na primeira parte da matéria, ficamos cientes que o limite dióptrico para lentes CR39 curvadas é de 2,00 (levando em consideração a soma do esférico e do cilíndrico numa curva 8,00). Nas lentes Zeiss Loop esse limite dióptrico aumentou, fazendo com que a lente tenha uma interessante possibilidade de receituário, veja na ilustração abaixo. Caso necessário, clique na imagem para ampliá-la.


O segredo para o aumento do limite dióptrico é a superfície altamente precisa da lente que é especialmente desenvolvida para compensar o prisma gerado na descentração da DNP na montagem. Em lentes comuns, não é recomendado montar a DNP descentrada para a obtenção do diâmetro devido a indução deste prisma, mas como as lentes especiais "compensam" esse prisma, a montagem pode ser descentrada em até 13mm sem implicações visuais desconfortáveis aos usuários. Este fator contribui também para facilitar a escolha da armação em casos de rosto largo e DNP pequena e rosto estreito e DNP grande.

Na imagem ao lado, você pode observar que as lentes Zeiss Loop confeccionadas possuem 2 DNPs, a DNP original e a "DNP corrigida". Esta DNP descentrada chamada de "corrigida" significa justamente a compensação de prisma que a lente gerou de acordo com as informações anotadas na ordem de serviço:
  1. Medidas da ponte.
  2. Altura da armação.
  3. Largura da armação.
  4. Distância entre as hastes.
  5. Distância frontal.
  6. DNP.
  7. Altura pupilar.
Em suma, as lentes de visão simples Zeiss Loop oferecem uma possibilidade maior de prescrição, o que aumenta a possibilidade de venda de aros curvados em sua loja, sem prejudicar a estética e a qualidade visual de seus clientes.

Este fundamento aplicado as lentes Progressive Sport permite a utilização de aros curvados por presbitas, pois o design da lente controla todo o astigmatismo indesejável (aberrações), oferecendo estética e qualidade visual tanto para longe quanto intermediário e perto. Veja o comparativo abaixo.


Devido a compensação prismática que as lentes são submetidas, será gerada na lente uma prescrição chamada de "corrigida", prescrição essa que será impressa no envelope das lentes juntamente com a prescrição de receita do usuário. Não se preocupe em relação a esta "dioptria diferente" pois ela agregada a compensação da superfície fará seu cliente enxergar com a dioptria prescrita em receita.  Veja na ilustração abaixo.


Agora você tem diversas opções de lentes para aros curvados para oferecer ao seu cliente, desde as convencionais como as otimizadas top de linha explicadas nesta matéria.

Você pode também curtir e compartilhar esta matéria através dos plugins das redes sociais, localizados na parte inferior desta postagem.

Agradecimentos: Carl Zeiss Vision

AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$10,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.
 

Licença Creative Commons
Parte 2- Pedido de lentes para óculos esportivos curvados está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença