Blog do Paulus: Montagem e Adaptação de Multifocais em Curva 6,00

Montagem e Adaptação de Multifocais em Curva 6,00

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Essa é uma pequena amostra da ajuda que Paulus Maciel pode te dar para a escolha do seu novo óculos de receituário.

Caso queira dicas personalizadas de acordo com a sua receita basta doar R$20,00 via Pay Pal para o Blog. Após a sua doação Paulus Maciel irá te atender por email solucionando suas dúvidas e recomendando as melhores lentes e armações.

Para fazer a sua doação clique AQUI

Enquanto isso, boa leitura!

A indústria de lentes oftálmicas deu um enorme salto de tecnologia nos últimos anos, o que contribuiu para a quebra de muitos mitos e tabus de adaptação, principalmente em lentes progressivas.


A parte mais interessante de entrar no hall dos jovens presbitas (risos) é poder colocar à prova toda esta tecnologia, porém não só na condição de especialista, mas também na condição de usuário.

A minha primeira lente progressiva já foi uma quebra de tabu, pois logo de início experimentei uma lente especialmente desenvolvida para aros esportivos curvados, no caso a Zeiss Individual Sport. Na ocasião utilizei uma armação que permitia a montagem da lente na curva 6,50. Para ler o review desta lente clique AQUI.

Novo Óculos - Parametrização e Montagem na Curva 6,00

Agora, tenho a oportunidade de dividir com vocês uma experiência um pouco mais ousada que é montar e adaptar uma nova lente Zeiss Individual Sport, agora na curva 8,00. O material de lente utilizado foi a resina 1.60.

Após a confecção, recebi minhas novas lentes no kit especial Zeiss para lentes customizadas. Este kit contém:

  • Certificado de garantia.
  • Lenço de limpeza.
  • Kit de limpeza com spray e lenços umedecidos com a solução.
  • Livreto sobre lentes customizadas Zeiss.
  • Lentes embaladas e etiquetadas com a prescrição customizada.
  • Laudo técnico detalhado sobre a confecção da lente. 

A armação escolhida foi a Oakley modelo Overlord na cor Satin Black em titanium. Esta armação é realmente diferenciada por ser praticamente o único modelo bem ovalado disponível da marca.

Um detalhe da armação que chamou muito a minha atenção foi a dobradiça da haste. Ela é dourada e possui um design incrível que proporciona uma abertura maior da haste, muito semelhante a ação de uma mola. Esse sistema se chama "monoshock" inspirado nas suspensões tipo "feixe de molas" dos carros. Veja no detalhe da foto ao lado (bacana!)

Outro ponto que chama muita a atenção é o conforto e o encaixe perfeito do óculos na cabeça devido as plaquetas e ponteiras revestidas em por um material exclusivo Oakley chamado Unobtainium. 

Vale a pena ressaltar que o processo de adaptação não depende apenas da performance da lente, mas também de todas as medidas do usuário que precisam ser tomadas com precisão além das medidas do aro que devem ser minuciosamente obtidas e anotadas na ordem de serviço. As medidas a serem consideradas são:

  • Ponte
  • Aro
  • Diagonal maior
  • Vertical
  • DNP
  • Altura
  • Ângulo pantoscópico
  • Distância vértice
  • Ângulo panorâmico do aro
  • Tipo e formato de aro

Esses parâmetros são fundamentais para que o processo Precise Form Zeiss faça as compensações ópticas necessárias, restabelecendo a acuidade visual percebida nas condições do exame de refração.

Sabemos que as lentes individualizadas e customizadas compensam o prisma gerado pelo ângulo pantoscópico e distância vértice do aro. As lentes individualizadas e customizadas para aros esportivos curvados possuem as mesmas características, porém compensam e corrigem as alterações indesejadas geradas pela alta curva base da lente e pela curvatura panorâmica da armação. Todo este cuidado gera máxima precisão visual e performance total do campo visual da lente. 

O laudo técnico de confecção é muito importante pois leva ao profissional informações detalhas sobre as dioptrias compensadas geradas nas lentes customizadas de acordo com os parâmetros mencionados acima.

Segue abaixo uma cópia de parte do laudo técnico das minhas lentes com a RX compensada, os parâmetros de design Zeiss de acordo com as medidas do aro, minha DNP e altura de montagem, além das marcações a laser personalizadas. Clique na imagem para ampliar, caso necessário.


Relevando também os aspectos estéticos, a escolha do aro de acordo com a DP e a altura de montagem garantiu máxima centralização, o que resultou no menor diâmetro possível para a confecção da lente de acordo com as minhas características.

A montagem das lentes foi executada com extrema precisão através do sistema Mr.Blue, da Essilor; que se mostrou altamente eficiente para a montagem de lentes progressivas na curva 6,00.

Lembrando que não basta um equipamento eficiente, torna-se necessário também um profissional qualificado para a execução das tarefas essenciais do sistema Mr Blue. O modo de corte escolhido pelo profissional qualificado foi o de fresa, pois este método além de ser mais preciso para cortar progressivas na curva 6,00 evita também a quebra das mesmas durante o processo. Eu filmei todo o processo de corte em fresa das minhas lentes. Assista este vídeo na janela abaixo, você vai ficar impressionado com a tecnologia e precisão!

Vídeo: corte em fresa Mr Blue para lentes em curva 6,00


Review da Lente

Após a montagem e encaixe das lentes na armação, todas as medidas foram metodicamente conferidas e aprovadas.

O resultado final foi um óculos perfeito, sob o ponto de vista técnico e estético. Vale a pena lembrar que a confecção de um óculos perfeito sob todos os pontos de vista depende de uma série de detalhes e fatores:
Resultado final = satisfação total!
  • Escolha da armação para o formato de rosto. No caso foi usada para o meu rosto oval, uma armação oval de alta qualidade.
  • Escolha da armação com as medidas compatíveis com DNP e altura de montagem do usuário.
  • Ajuste da armação para máximo conforto.
  • Tomada eficiente das medidas do usuário.
  • Tomada eficiente das medidas da armação.
  • Preenchimento detalhado da ordem de serviço.
  • Execução precisa da surfassagem Precise Form.
  • Montagem em equipamento de última geração através de profissional altamente qualificado.
  • Conferência minuciosa da montagem e medidas.
  • Acompanhamento da adaptação do usuário na primeira semana de uso. 
  • Manutenção constante dos ajustes de armação.

A minha adaptação, no que diz respeito aos campos visuais foi instantânea. Na armação anterior, eu usava uma altura de montagem 20mm, nesta nova armação estou com uma altura de montagem 23mm. Minha postura para ler e usar o computador ficou ainda melhor, confirmando que não basta o design da lente ser excelente pois sabemos que as dimensões do aro precisam ser suficientes para proporcionar melhor ergonomia ao usuário.

As lentes progressivas Zeiss Individual Sport, mesmo em curva 6,00, possuem campo visual amplo com mínimas distorções periféricas, principalmente se levarmos em consideração que trata-se de uma lente de curva alta para óculos esportivos.As leis da física não permitem a redução drástica destes efeitos de flutuação, principalmente numa curva 6,00, porém afirmo que a compensação foi muito bem feita, garantindo uma ótima performance visual, tanto que estou usando o óculos desde as extensas atividades de leitura como para dirigir meu carro, andar de bicicleta e fazer as minhas caminhadas.

Entre em contato com um profissional Carl Zeiss Vision para obter mais informações sobre grade de receituário e disponibilidade de materiais e tratamentos das lentes progressivas Zeiss Individual Sport.

Agradecimentos: Carl Zeiss Vision

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:


AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$20,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.


Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.


Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.


A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"


Licença Creative Commons
Montagem e Adaptação de Multifocais em Curva 8,00 está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

As imagens contidas nesta matéria são meramente ilustrativas.

O texto produzido para esta matéria revela a opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor, o especialista óptico Paulus Maciel.

Esta matéria não é uma pesquisa e também não é um estudo clínico e nem científico.

Paulus Maciel se reserva no direito de expressar livremente a sua opinião sem a necessidade de autorização ou licença prévia de qualquer pessoa física ou jurídica. Este direito é assegurado pelo artigo 5, inciso IX da constituição da República Federativa do Brasil que diz:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:



IX é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença