Blog do Paulus: Compra de óculos solar para crianças abaixo de 3 anos requer atenção especial

Compra de óculos solar para crianças abaixo de 3 anos requer atenção especial


 Eles dão um ar charmoso para o look e ainda protegem os olhos. Com o verão a pleno vapor e os dias que se estendem até perto das 20h, usar óculos solares é uma prática importante para reduzir os efeitos danosos do sol. Apesar de os reflexos da exposição não serem evidentes na infância, os pais devem ficar atentos para adquirir apenas opções com proteção total contra os raios ultravioleta.
 
Segundo a oftalmopediatra e chefe do setor de Baixa Visão e Reabilitação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Celia Regina Nakanami, o uso de óculos solares não é recomendado para crianças com até três anos, pois ainda estão desenvolvendo a visão. Afinal, os filtros podem prejudicar a identificação e o entendimento dos tons e da luminosidade. Caso os pequenos sejam muito expostos ao sol, o ideal é optar por acessórios com lentes não tão escuras, como as verdes, as marrons e as cinzas.
 
Na hora de escolher o produto, os fatores que merecem atenção especial são os filtros contra os raios ultravioleta, os UVA e os UVB. De acordo com a especialista, os pais devem observar se os óculos têm proteção total. Caso não haja certeza a respeito da qualidade do produto, algumas óticas oferecem testes de fotometria, para medir o nível do bloqueio da radiação solar. Outro aspecto que deve ser observado é o material do produto. O melhor é escolher óculos leves, de tamanho adequado e com lentes resistentes.
 
Ainda de acordo com a oftalmopediatra da Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha, Rosana Cunha, os responsáveis devem realizar a compra em lojas confiáveis, para garantir a eficácia do produto. Caso se adquira óculos sem proteção adequada, os olhos dos pequenos ficarão expostos, tornando desnecessário ou até mesmo prejudicial o uso do acessório.
 
A exposição dos olhos aos raios solares não tem consequências imediatas. De acordo com a médica, os efeitos geralmente ocorrem somente a longo prazo, na idade adulta. A falta de proteção pode causar lesões nas córneas e na retina, degeneração macular e catarata, entre outros problemas. Mas vale lembrar que utilizar óculos escuros não é uma garantia de que eles protegerão os olhos dos pequenos no futuro, apesar de serem um aliado importante de prevenção.
 
Para ajudar na proteção, é interessante conciliar o uso de bonés, chapéus e viseiras, assim como evitar a exposição solar entre as 10h e as 16h, o horário em que os raios ficam ainda mais fortes. Segundo Celia, uma atitude deve ser proibida: olhar diretamente para o sol. A exposição direta pode causar danos sérios, como a queima da retina.

Fonte: Terra

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença