Blog do Paulus: "Reclame Aqui" é cada vez mais procurado por consumidores de óculos

"Reclame Aqui" é cada vez mais procurado por consumidores de óculos

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Sabemos muito bem que o "PROCOM" é o órgão oficial para reclamações dos consumidores, porém não podemos ignorar os sites independentes que estão ganhando cada vez mais força do Brasil. Teoricamente ou legalmente esses sites independentes podem não ser válidos, mas na prática, aos olhos do consumidor eles são e muito!

Um exemplo de site independente sobre experiência do consumidor é o "Reclame Aqui" que recebe milhares de reclamações por dia. Um fator que me chamou a atenção de uns meses para cá foi o considerável aumento de acessos ao serviço por consumidores de óculos.

A intenção desta matéria é mostrar como funciona o "Reclame Aqui" e como este site influencia os consumidores em suas futuras compras.

O endereço do "Reclame Aqui" é https://www.reclameaqui.com.br/ onde a página principal tem funcionamento bastante intuitivo, com destaque para a área de cadastro do consumidor e também para a ferramenta de busca das reclamações. Clique nas imagens desta matéria para ampliar e observar os detalhes.

Clique na imagem para ampliar, caso necessário.
O "Reclame Aqui" não é usado apenas para reclamar, mas também é muito acessado por consumidores que buscam obter informações sobre a "reputação" da empresa no que diz respeito ao número de reclamações e como as mesmas foram solucionadas. Desta forma, o consumidor pode decidir se vale a pena adquirir produtos e serviços da empresa pesquisada.

Quero salientar que não são apenas as ópticas que sofrem reclamações dos consumidores. Fabricantes de lentes, armações e acessórios possuem histórico no "Reclame Aqui".

Quando se digita a palavra "ótica" surgem surpreendentes 4.120 resultados de reclamações, um número que deve ser levado em consideração tanto pelo consumidor quanto pelas empresas.

Clique na imagem para ampliar, caso necessário.
Ao clicar num item, a página da reclamação é aberta com o relato do consumidor e a resposta da empresa. Tudo acompanhado por índices de tempo e satisfação.


Clique na imagem para ampliar, caso necessário.
Assim como acontece no "PROCOM", sabemos que certa parte das reclamações são improcedentes, por isso vale a pena o empresário ou administrador acessar o serviço com frequencia para poder responder as reclamações sejam elas válidas ou não. Vale a pena também acessar com frequencia para verificar se existem novas reclamações. O site possui uma área para cadastro de empresas, assim o administrador pode ser avisado no caso de nova reclamação.

O "Reclame Aqui" possui uma grande influência nas futuras compras dos consumidores, tanto que a ferramenta "comparação" é uma das mais acessadas do site. Esta ferramenta compara o número de reclamações entre empresas, além de mostrar a eficiência na solução e a credibilidade que a empresa obteve após a queixa.

Ao clicar em "compare" digite o nome de uma até cinco empresas para a comparação. Clicar em "comparar".

Clique na imagem para ampliar, caso necessário.
No exemplo abaixo, temos duas redes de ópticas com índices bem interessantes, uma delas tem muito mais reclamações do que a outra, porém possui maior índice de solução dos problemas. Isso fez com que esta rede obtivesse notas maiores dadas pelo consumidor reclamante, o que resultou também numa maior porcentagem de clientes que voltariam a fazer negócios com a referida empresa.

Esses dados são preciosos para o consumidor decidir em qual empresa confiar numa futura compra. Lembrando que para o consumidor não importa o número de reclamações e sim como as empresas souberam contornar a situação, restabelecendo a confiança.

Clique na imagem para ampliar, caso necessário.

O "Reclame Aqui" criou o selo "RA 1000" para destacar as empresas que possuem excelentes índices de atendimento no "Reclame Aqui".

Segundo informações do site: para que uma empresa seja qualificada com o selo RA1000, é necessário atender aos 4 critérios listados abaixo: 


 * Possuir Índice de Resposta igual ou superior a 90%
 * Possuir Índice de Solução igual ou superior a 90%
 * Possuir Média das Avaliações (dadas pelo consumidor) igual ou superior a 7 (número mínimo de 10 avaliações)
 * Possuir Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) igual ou superior a 70%

Mais informações em: www.reclameaqui.com.br/selo

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença