Blog do Paulus: Top 5 - Os Goggles mais tecnológicos para prática de esportes

Top 5 - Os Goggles mais tecnológicos para prática de esportes

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Introdução


Uma categoria de óculos-visor, chamada Goggle, está ficando cada vez mais popular entre os praticantes de esportes. Os goggles de alta performance eram praticamente exclusivos para profissionais do esqui na neve, mas atualmente estão mais acessíveis, com maior tecnologia embarcada e com designs/funcionalidades adequados para prática de outras atividades, como por exemplo o motociclismo.


A novidade mais surpreendente para esta categoria de produto é a estação multimídia acoplada em alguns modelos, que permitem os usuários desses goggles acessarem via mini tela de LCD próxima ao visor, uma infinidade de informações relativas a performance ( velocidade, altitude, distância percorrida), localização (GPS com software de mapas e rastreamento), comunicação (plataforma para smartphones), imagem (foto e vídeo) além de músicas em MP3. Assista o vídeo ao lado para entender melhor as funcionalidades.

Muitas pessoas acreditam que esta tecnologia multimídia é exclusiva para um ou outro modelo, mas a boa notícia é que sistema de informações, concebido pela empresa "Recon Intruments" está disponível em 7 marcas diferentes de goggles, onde o consumidor pode escolher qual modelo se adapta melhor às suas necessidades. 

Não se engane, pois os goggles equipados como a tecnologia "Recon" possuem diferenciações entre si, fazendo com que um modelo seja "melhor" do que o outro, dependendo da necessidade do usuário.

O "Top 5" abaixo tem a intenção de destacar as diferenciações de um modelo para com o outro. As posições do "TOP 5" podem ser diferentes sob o julgamento do consumidor, face às suas necessidades.

Top 5

5° Lugar - Uvex G.GL 9
Uvex é uma empresa alemã que produz goggles desde 1931. A especialidade da UVEX sempre foi a extrema proteção ultra violeta de suas lentes.
O modelo G.GL9 vai além da proteção ultravioleta de suas lentes (100% UVA/UVB/UVC) pois se destaca também pela excelente relação custo benefício. G.GL9 possui além da proteção UV, tecnologia anti embaçamento (anti fog), lentes anti risco descentradas para ótima qualidade, espumas confortáveis para o rosto e ótimo preço aproximado de 190,00 Dólares (378,00 Reais). https://www.uvex-core-range.com

4° Lugar - Oakley Airwave
O nome Oakley dispensa apresentações, mas seu goggle Airwave é novidade para muitas pessoas. Airwave de destaca pela lente produzida em Plutonite com tecnologia HDO (High Definition Optics) que garante ótima qualidade visual e proteção UV. O design é muito bonito, porém dificulta sua utilização com capacetes de moto, devido a sua parte superior curvada. Seu preço aproximado é de 600 Dólares (1.194 Reais).
https://www.oakley.com/airwave

3° Lugar - Z3 GPS Live
O Z3 GPS Live é produzido pela empresa norte americana Zeal Optics. O goggle se destaca pelo design compatível com diversos tipos de capacetes; pelas lentes polarizadas de alta performance e pela máscara dotada de um sistema especial resistente a impactos. Algumas partes da máscara "remetem a aparência" de materiais nobres como fibra de carbono e kevlar.  Z3 GPS Live possui 3 opções de lentes com 100% de proteção UV e tiras ajustáveis. Seu preço aproximado é de 600 Dólares (1.194 Reais).  https://www.zealoptics.com/z3-gps-live.html

2° Lugar - Alpina R Tech HM
A empresa alemã Alpina, que possui mais de 20 modelos diferentes de goggles, é a preferida entre os profissionais de esqui, não só pela variedade de seus modelos mas também pela lente considerada a melhor do gênero, chamada de "Hybrid". A lente Hybrid possui características que vão além da proteção UV, qualidade de visão e antiembaçamento devido as suas propriedades antitérmicas que evitam o congelamento das lentes, além de possuir um coating que protege o usuário da radiação infravermelha. A retirada da lente escura sobreposta é feita por clip magnético.
Seu preço aproximado é de 245 Dólares (468 Reais). https://www.alpina-sports.de

1° Lugar - Smith IO Recon
Smith IO Reccon é produzido pela empresa norte americana Smith Optics que possui uma imensa variedade de produtos, desde goggles para esqui ou motociclismo como óculos de sol, óculos de prescrição e capacetes. Um mix de produto realmente diversificado.
Cardápio de lentes Smith - clique na imagem para ampliar

O modelo IO Recon  ganhou o primeiro lugar do nosso "Top 5" devido a sua versatilidade de uso, já que possui design compatível com diversos capacetes e também uma incrível gama de 13 opções de lentes que se adaptam a todas as condições de luminosidade, desde a claridade extrema até a prática noturna dos esportes. O site da Smith Optics possui um cardápio de lentes, onde você pode escolher cada uma de acordo com a sua taxa de transmissão de luz. Veja parte do cardápio na imagem ao lado.
O goggle tem garantia vitalícia e seu preço aproximado é de 650 Dólares (1.241 reais)
https://www.smithoptics.com/products/#/Snow+Goggles/Vaporator+Series/IO+Recon/view/

Destaque especial de Goggle para quem usa óculos: Bollé X9 OTG

Fabricando Goggles de alta qualidade desde 1950, a empresa francesa Bollé pensa estrategicamente em seus consumidores usuários de óculos. Um exemplo muito interessante deste pensamento é o Goggle "X9 OTG" que possui a tecnologia "Over the Glasses" que permite o encaixe de lentes graduadas por trás do visor, através de um suporte especialmente dedicado para dar excelente acomodação das lentes com praticamente nenhuma vibração durante a prática do esporte.
Bollé X9 OTG

Outro ponto muito positivo do Bollé X9 OTG é o uso da tecnologia "Modulator Lens" onde as lentes dos visores dotadas desta inovação escurecem e clareiam, percebendo e se adaptando automaticamente às condições de luminosidade do ambiente. A variação de "Modulator Lens" permite uma taxa de transmissão de luz de 26% (ambientes muito claros) até 66% (ambientes de pouca claridade) sem a necessidade da troca do visor ou uso de visor sobreposto. Tudo isso com proteção 100% contra os raios UV.
Tecnologia "Over the Glasses"

O conforto da tecnologia "Modulator Lens" aliado ao design arrojado que permite o uso de "X9 OTG" em conjunto com capacetes, torna o produto uma excelente opção para diversas práticas esportivas ou até mesmo para o lazer tais como passeios de moto, bicicleta etc. Tudo isso com a possibilidade de usar o Goggle com lentes graduadas para perfeita qualidade visual.

Caso o usuário precise de uma transmissão de luz superior a 66% ou inferior a 26%, a Bollé possui um cardápio de lentes cujas taxas de transmissão variam de 16% (ambientes extremamente claros) a 82% ("clear" uso noturno).


Ilustração esquemática sobre "Modulator Lens"
A tecnologia "OTG" também está disponível nos modelos "Y6" e "Boost".

A tecnologia "Modulator Lens" também está disponível nos modelos "Fathom", "Monarch", "Nova", "Nebula" e "Y6".


Mais informações em: https://www.bolle.com/products/search.aspx?a=58

Gostou desta matéria? Compartilhe nas redes sociais!

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:

Licença Creative Commons
Top 5 - Os Goggles mais tecnológicos para prática de esportes está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.



Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença