Blog do Paulus: A importância da utilização dos óculos de segurança

A importância da utilização dos óculos de segurança


Essa é uma pequena amostra da ajuda que Paulus Maciel pode te dar para a escolha do seu novo óculos de receituário.

Caso queira dicas personalizadas de acordo com a sua receita basta doar R$20,00 via PIX para o Blog. Após a sua doação Paulus Maciel irá te atender por email solucionando suas dúvidas e recomendando as melhores lentes e armações.

Para fazer a sua doação basta ler o QR CODE localizado nos banners que estão nas laterais dessa mesma página!


Enquanto isso, boa leitura!

Todos conhecem a importância da utilização dos óculos de segurança nos ambientes de trabalho que oferecem riscos a saúde dos olhos, porém esta matéria tem um objetivo diferente. Queremos conscientizar todas as pessoas sobre o papel fundamental dos óculos de segurança em nosso dia a dia.

As empresas em geral, são muito preocupadas na prevenção de acidentes de trabalho, onde se faz obrigatório o uso do chamado EPI, “equipamento de proteção individual”. O cidadão comum também deve levar esta consciência de prevenção de acidentes para dentro de sua casa.

Segundo dados do conselho brasileiro de oftalmologia, são contabilizados por ano 150 mil casos de acidentes oculares no país. A grande maioria desses acidentes poderia ser evitada com o uso de óculos de segurança.

Os acidentes domésticos oculares mais comuns são:
Situação com risco de acidente ocular
  • Traumas (choque do olho contra outras superfícies)
  • Corpo estranho (contato e presença de fragmentos)
  • Contato químico (sprays diversos como inseticidas, produtos de limpeza, colas e tintas)
  • Queimaduras (fogo e faísca em geral)
  •  Perfurantes ou cortantes (facas, tesouras, estiletes, agulhas etc.)

Boa parte do público acredita que os óculos de segurança são de uso exclusivo para proteção industrial, por isso é importante salientar que toda e qualquer pessoa pode (e deve) adquirir pelo menos um óculos de segurança.

Um equívoco que pode ocorrer é a compra do óculos de segurança apenas quando o usuário irá exercer alguma atividade doméstica onde pode acontecer o acidente. Esta situação foi exemplificada, pois o óculos de segurança deve ser adquirido e colocado à disposição na residência independente se irá ocorrer alguma situação de risco. Trata-se da postura preventiva contra acidentes.

Os acidentes domésticos descritos acima parecem derivar de situações esporádicas, mas pertencem diretamente ao nosso dia a dia, vejamos alguns exemplos:
Situação com risco de acidente ocular
  •  Quando “batemos” um prego na parede, este prego pode quebrar e um fragmento do mesmo pode causar um ferimento nos olhos.
  • Quando lixamos uma superfície qualquer como metal ou madeira, a poeira provocada pelo lixamento pode entrar em contato com os olhos.
  • Quando pintamos as paredes da casa ou algum objeto, os olhos ficam expostos ao contato químico com as tintas.
  • Quando aplicamos inseticida em spray nos ambientes, de acordo com a posição do vento, os olhos podem ser agredidos pelo contato químico.

Os exemplos dados acima são tarefas domésticas rotineiras que podem acontecer a qualquer momento em nossas residências, por isso é fundamental que o óculos de segurança já esteja presente em casa, pronto para o uso.

Atualmente o usuário comum tem fácil acesso à compra de óculos de segurança, pois praticamente toda loja de materiais de construção e reforma disponibiliza o produto a venda.

Todo óculos de segurança deve possuir características suficientes para proteger seus olhos dos traumas, corpos estranhos, queimaduras e contatos químicos.

A maioria dos óculos de segurança disponíveis possuem lentes em policarbonato, um material de excelente resistência a impactos e consequentemente a corpos estranhos, traumas em geral e mínimas chamas e faíscas. Este tipo de óculos é ideal para o uso doméstico por possuir as características para a proteção de pequenos porém importantes acidentes oculares.

Caso você trabalhe em casa ou tenha algum hobby específico, é bom ficar atento aos óculos de segurança com proteção apurada contra proteção UV, produtos químicos tóxicos e altíssima temperatura.

Para cada uma dessas necessidades específicas e mais apuradas de trabalho, existem classificações diferenciadas de proteção ocular para os óculos de segurança.

As classificações de risco específico que podem auxiliar na compra do óculos ideal são:
  •  Abrasão
  • Baixa visibilidade
  • Proteção elétrica
  •  Impactos
  • Partículas volantes
  •  Riscos químicos
  • Riscos biológicos

Para encontrar óculos de segurança para cada uma dessas “faixas de risco” acesse o site da Honeywell neste link: https://www.honeywellsafety.com/BR/Product_Catalog/Ocular_e_facial.aspx?tid=875&bid=0&hid=0&iid=0

Óculos de segurança para uso com lentes graduadas
Caso você use óculos de grau, existem óculos especiais de segurança que aceitam lentes graduadas, para conhecer esses modelos, acesse este link: https://www.honeywellsafety.com/BR/Product_Catalog/Uvex_RX_-_Linha_de_Produtos.aspx

Óculos de segurança feminino
Muitas mulheres não usam óculos de segurança, pois acham os modelos muito feios. Atualmente existem modelos de óculos de segurança específicos para mulheres, com haste de oncinha, por exemplo. Para conhecer este modelo, acesse este link: https://www.honeywellsafety.com/Products/Eye_and_Face_Protection/W300.aspx?site=/br

Para a saúde dos seus olhos, lembre-se do conhecido ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”. Compre já um óculos de segurança e coloque-o a disposição imediatamente, a você mesmo e/ou sua família.

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Referência: Honeywell

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:




Licença Creative Commons
A importância da utilização dos óculos de segurança está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença