Blog do Paulus: Conheça o Vision Impact Institute e sua contribuição para melhorar a visão das pessoas

Conheça o Vision Impact Institute e sua contribuição para melhorar a visão das pessoas

O Blog do Paulus esteve presente no lançamento do Vision Impact Institute, instituto que contribuirá decisivamente na conscientização das pessoas em relação aos impactos socioeconômicos que a deficiência visual provoca.

Na ocasião de seu lançamento, obtive a oportunidade de entrevistar o presidente do Vision Impact Institute, o Sr. Jean Félix Biosse Duplan.  Tanto a entrevista quanto as explicações sobre esta iniciativa e os números destes impactos socioeconômicos você vai acompanhar nesta matéria exclusiva.

Os problemas de visão afetam 4,2 bilhões de pessoas em todo o mundo, sendo que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 2,5 bilhões não tem acesso a medidas corretivas. No  Brasil, cerca de 20% da população, algo em torno de 40 milhões de pessoas, se encontram nesta situação, ou seja, precisam mas não tem correção visual.

Jean Félix Biosse Duplan
Preocupada com este cenário, a Essilor lançou no dia 25/4, em São Paulo, a primeira organização mundial na América Latina dedicada as questões socioeconômicas relacionadas a visão: o Vision Impact Institute. A região será a terceira a contar com a atuação do instituto. Estados Unidos e França em suas cidades de New York e Paris respectivamente foram os primeiros a lançarem o instituto em Março deste ano.

Em seu desafio global para conseguir uma visão melhor para todos, o Instituto atuará como um conector global de conhecimento, dados e soluções. A sua missão é aumentar a consciência sobre o impacto socioeconômico da deficiência visual (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) e fomentar a pesquisa, incentivando medidas no campo da visão corretiva. Anualmente, US$ 269 bilhões de produtividade são declaradamente perdidos por causa de problemas da visão.

Acompanhe abaixo dados importantes sobre o impacto socioeconômico da deficiência visual em todo o mundo:

Clique na imagem para ampliá-la, caso necessário.

Clique na imagem para ampliá-la, caso necessário.

Clique na imagem para ampliá-la, caso necessário.

 Em entrevista ao Blog do Paulus, o presidente do Vision Impact Institute, o Sr. Jean Félix Biosse Duplan compartilhou conosco como o instituto irá contribuir para esta conscientização.
Sobre a fase inicial de coleta de dados, Jean Félix nos disse: “Durante dezoito meses foram coletados em todo o mundo dados sobre as consequências que a má visão pode gerar. Foi um trabalho profundo, por que não se trata de uma pesquisa convencional. Você pode ir até a internet e obter informações, mas lá não podemos encontrar as razões que levam a este impacto socioeconômico.”

 Foi afirmado também que toda a coleta de dados foi transformada em estatísticas claras e bem definidas para que as pessoas de todo o mundo possam contribuir para reduzir este impacto. Lembrando que as pessoas que podem ajudar não são apenas profissionais ópticos, mas todo e qualquer membro da sociedade, independente de sua profissão ou ocupação.

Sobre os impactos socioeconômicos Jean Félix compartilhou conosco que: “Neste profundo estudo um importante impacto esta relacionado a qualidade de vida das pessoas e isso é facilmente percebido quando uma pessoa com dificuldades visuais usa um óculos pela primeira vez, começa a enxergar o mundo de uma forma mais clara.”

Os impactos também são econômicos, pois as consequências da má visão podem ser desde a redução da produtividade até altas despesas governamentais com saúde no que diz respeito a cirurgias realizadas para salvar acidentados que se feriram porque não conseguiam enxergar com a precisão necessária para trabalhar ou dirigir com segurança.
Jean Félix ressaltou que todos podem colaborar colocando o tema “visão” em debate em seus ambientes de convivência, como no trabalho, na escola, em associações, trabalhos comunitários etc.

Os dados compartilhados conjuntamente com a entrevista do Sr. Jean Félix Biosse Duplan nos convidam a colaborar com esta iniciativa global para melhorar a vida das pessoas, conscientizando a sociedade sobre os impactos ocasionados pela má visão para que o assunto se torne pauta, gerando soluções colaborativas.

Eu, Paulus Maciel, através das minhas iniciativas pessoais e também através do Blog do Paulus vou colaborar com o Vision Impact Institute para reduzir os impactos socioeconômicos das deficiências visuais em nossa sociedade. Convido-te a fazer o mesmo. Junto podemos fazer a diferença.

Assista abaixo o vídeo oficial sobre o Vision Impact Institute. O áudio original está em inglês, mas você pode ler as legendas em português, basta clicar em "legendas" e depois em  "inglês-legendas automáticas" , depois em "traduzir legendas". Escolha "português" e pronto!

 ]

Agradecimentos:

Eneida Ribas – Essilor Brasil
Jean Félix Biosse Duplan – Vision Impact Institute

Licença Creative Commons
Conheça o Vision Impact Institute e sua contribuição para melhorar a visão das pessoas está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença