Blog do Paulus: Review Exclusivo - Varilux S 4D

Review Exclusivo - Varilux S 4D



Fui convidado para testar Varilux S 4D, a lente progressiva top da linha Varilux S Series. Neste review exclusivo no Brasil, você vai saber tudo e mais um pouco sobre esta nova geração de lentes.


Introdução

Ao ser convidado para testar Varilux S 4D, tive a oportunidade de assistir a palestra de lançamento de Varilux S Series para os clientes Essilor em São Paulo. Fiquei atento e anotei todos os benefícios prometidos pela Essilor para esta lente, já que a finalidade do review é experimentar a lente e checar se essas promessas são práticas de fato.

Armação


Absurda Palermo Soho
Escolhi para montar minhas lentes Varilux S 4D numa armação com acabamento e design impecáveis, estou falando do meu Absurda Palermo Soho.

Absurda Palermo Soho é feita em acetato levíssimo e acabamento em black piano. O final das hastes possui um incrível corte a laser com a logo Absurda. O design do óculos é apaixonante e de muita personalidade. Um óculos perfeito para o dia a dia e também para ocasiões especiais, já que certamente se destaca na multidão.

Saiba mais detalhes em http://www.absurdaonline.com.br/

Varilux S Series

Eu e minha Varilux S 4D
Varilux S Series é a nova linha de lentes progressivas digitais da Essilor, cujo portfólio apresenta os produtos Varilux S Design, Varilux S Design Short, Varilux S Fit e Varilux S 4D.

Toda a linha Varilux S Series se diferencia pelo método de fabricação da graduação do usuário, tecnicamente chamado de "surfassagem", que recebeu 5 novas patentes para tornar o processo de confecção das lentes mais preciso. Isso é um bom começo!

Toda linha Varilux S Series é dotada de duas conhecidas e consagradas tecnologias digitais Essilor:

  1. "Wave 2.0" que garante maior precisão visual e sensibilidade ao contraste para o usuário, independente da sua posição de olhar. 
  2. "DDV" que garante a interação da precisa engenharia óptica Essilor em ambos os lados da lente, portanto, essas duas faces complexas se interagem em benefício do design (campo visual) da lente.
Toda linha Varilux S Series é composta de duas novas tecnologias:

    1- "Nanoptix" é um exclusivo processo de confecção da curva externa da lente que diminui o valor desta  curvatura a medida que a mesma chega até a adição. Trata-se de uma "quebra de tabu" na indústria de lentes, já que todos fabricam as lentes multifocais progressivas aumentando a curva externa na chegada da adição. Aí você pergunta, e daí? (risos). Esta nova forma de produzir a curva externa (Nanoptix) leva a Essilor a prometer menos efeitos de flutuação: efeitos visuais enjoativos que ocorrem ao balançar a cabeça ou descer escadas. Para comprovar a presença de Nanoptix, veja a foto do meu óculos logo acima e observe o comportamento da curvatura externa na parte de baixo da lente (adição). A curva realmente diminui, contribuindo também para o aspecto estético da lente (este aspecto foi levado em consideração no review).
      


    2- "Synchroneyes" trabalha a construção dos campos visuais, via prescrição (graduação da receita) e medidas do usuário de forma sincronizada em ambas as lentes (direita e esquerda) para garantir que esses campos visuais sejam os mais amplos possíveis na percepção binocular. Em suma, uma nova abordagem tecnológica para ampliação de campo visual total. (longe, intermediário e perto).

    A lente Varilux S Fit além de ser dotada de todas as tecnologias citadas acima, recebe também a otimização da sua graduação, através da compensação de prescrição feita em detrimento dos ajustes efetuados na armação tais como ângulo pantoscópico (inclinação) e distância vértice (distância do ápice da córnea a curvatura interna da lente). Essa otimização recebe o nome de "FIT". Varilux S Fit pode opcionalmente ser confeccionada levando em conta o Eyecode do cliente, lembrando que "Eyecode" é uma medida fisiológica individual que confere maior precisão visual as lentes. Para medir o Eyecode do cliente, a loja precisa ter um equipamento chamado Visioffice.

    Agora, Varilux S 4D possui tudo que foi citado acima e também a chamada "4D Technology" que consiste na detecção do olho dominante do cliente através do Visioffice,  fazendo com que a coleta desta informação seja considerada determinante na produção do design (campo visual), influenciando para que o usuário obtenha um maior tempo de resposta visual com as lentes. Na prática, o ganho no tempo de resposta visual trás mais segurança ao usuário quando ele dirige automóveis, motos e bicicletas, além de atravessar ruas com rápida detecção de pessoas e objetos em qualquer direção do olhar. (levei também em consideração este aspecto no review). A 4D Technology também trabalha uma medida de padrão ergonômico chamada "distância de leitura" que visa otimizar e ampliar o campo visual de perto de acordo com a distância prática que o consumidor usa (cada um tem a sua!) para ler um jornal, revista etc.  Esta medida ergonômica individual também é tomada pelo Visoffice. Outro item opcional, porém muito importante de Varilux S 4D é a utilização das informações sobre a detecção dos movimentos de olhos e cabeça (Head Eye Movement), realizada pelo Visioffice, com a finalidade de personalizar a experiência do usuário em visão periférica e dinâmica.

    0.64 no teste = Head Mover
    Fiz questão que a minha Varilux S 4D fosse confeccionada tanto com o Eyecode quanto com a detecção dos meus movimentos de olhos e cabeça cujo resultado apontou que eu movimento 64% a cabeça e 36% os olhos, isso significa que minha personalização foi focada na redução dos astigmatismos indesejáveis para uma experiência personalizada em visão periférica.

    Review**

    Estou usando diariamente Varilux S 4D há 20 dias e na qualidade de usuário exigente, alguns chamam de chato (risos), testei Varilux S 4D em todas as condições possíveis para verificar se as tecnologias desenvolvidas pela Essilor realmente possuem fundamento prático, isso é, se todo esse aparato high tech faz diferença no dia a dia de um presbita.

    Por incrível que pareça, antes de pensar em "efeito de flutuação", eu quis verificar se o Nanoptix deixa a lente "mais bonita", já que a curva é menor na adição. Dito e feito: a "barriguinha" comum na parte inferior da lente foi bem reduzida, conferindo a lente um resultado estético interessante. Percebi isso com a minha adição de 1,50 e acredito que pessoas com adições maiores fiquem ainda mais felizes que eu. Este melhor aspecto ressalta também uma estética melhor no encaixe da lente na armação, portanto melhor acabamento!

    Essa é a escada da praça onde eu pratico atividade
    física com as minhas lentes Varilux S 4D.
    Após conferir a estética, subi e desci muitas escadas com a minha Varilux S 4D, não para "forçar a situação" mas para continuar a prática das minhas moderadas atividades físicas onde eu troco as "escadas rolantes" do meu "dia a dia" por escadas fixas. Com Varilux S 4D as beiradas das escadas continuam com seus aspectos reais, isso é inteiramente retas, o que ajuda bastante a descer e subir sem medo de tropeçar. Nos meus exercícios, eu consigo dar um "maior pique" para subir e descer sem problemas. A promessa de Nanoptix está cumprida!

    Nas minhas atividades físicas, além de subir e descer escadas, faço quilômetros de caminhadas, onde é preciso estar atento ao atravessar ruas, verificar se alguém de bicicleta está muito perto de você entre outras necessidades de precisão visual. A redução do efeito de flutuação de Nanoptix aliada a binocularidade de Synchroneyes deixa Varilux S 4D muito suave com distorções praticamente imperceptíveis. Mexendo a cabeça mais rápido ou mais devagar, o comportamento da flutuação é praticamente o mesmo: mínimo!.

    Acredito muito que esta redução drástica das flutuações melhorou o meu "tempo de resposta" na hora que
    Foto real tirada no interior do meu carro mostrando
    a situação de conforto e segurança com Varilux S 4D
    vou verificar se tem um carro chegando quando vou atravessar a rua e também ao verificar se tem um carro ou moto chegando próximo ao meu carro quando eu olho no retrovisor ao dirigir. Ao olhar no retrovisor não preciso sequer mexer a cabeça, basta movimentar lateralmente os olhos para enxergar o retrovisor com uma nitidez muito próxima a que eu tenho olhando reto na visão de longe. Isso me faz acreditar, na qualidade de especialista óptico, que a 4D Technology interage e potencializa os benefícios proporcionados por Nanoptix e Synchroneyes.

    O ato da leitura com Varilux S 4D é um show a parte. Alguns de vocês devem estar pensando: "também, com uma armação grande dessa, tem que enxergar bem para perto mesmo...). Essa é justamente a questão!.

    Trecho do livro " Assassins Creed - Renascença"
    que estou lendo com minhas lentes Varilux S 4D
    Fala-se muito de "altura mínima" no universo das lentes multifocais progressivas, porém muitas pessoas, assim como eu, são adeptas das armações grandes de design vintage. Esses óculos normalmente possuem grandes medidas verticais. Óculos montados com progressivas convencionais costumam perder potência de adição na borda das lentes com alturas superiores a 25mm,  fazendo o usuário perder o foco quando lê o final de uma página. Percebo que a minha adição em Varilux S 4D permanece inteira em qualquer ponto da visão de perto, onde leio muito mais com os olhos do que com a cabeça,  já que o campo de perto é extremamente alto e largo. A visão de perto e intermediária estão aprovadíssimas em Varilux S 4D, porém acredito que é necessário e confortável ergonomicamente o uso de lentes ocupacionais para hard users em visão de perto, independente da marca de multifocal utilizada socialmente.

    Amigos e amigas, essas foram as minhas detalhadas impressões sobre Varilux S 4D. Se você é um profissional de óptica, eu te convido a oferecer com total convicção Varilux S Series a seus clientes. 

    Amigo consumidor que leu este review, considero-me muito satisfeito com a lente Varilux S 4D e posso afirmar que você fará um excelente investimento para a sua qualidade visual adquirindo esta lente multifocal progressiva.

    A montagem das lentes Varilux S 4D foi executado no laboratório credenciado Essilor, o Centro Ótico Comercial - SP. O Blog do Paulus agradece os serviços prestados.

    Ao longo dos dias, fui anotando todas as minhas impressões sobre Varilux S 4D. Essas anotações são feitas por mim para cada uma das 8 lentes progressivas que testei e uso com frequencia. As anotações me motivaram a criar notas para cada um dos aspectos visuais que considero importante numa adaptação, o que motivou a criar o "ranking das lentes progressivas".

    Esta abordagem super objetiva oferece ao leitor Blog do Paulus a visualização rápida sobre pontos positivos e negativos de cada lente, sem a necessidade de longos textos descritivos sobre as progressivas testadas.

    Assim como todas as lentes progressivas testadas, os aspectos visuais que recebem nota são:
    1. Visão de longe (largura do campo, nitidez e contraste visual)
    2. Visão de perto (nitidez,largura e altura do campo)
    3. Visão intermediária (posição do campo e velocidade de foco)
    4. Visão periférica estática (avaliação das distorções laterais, movimentando apenas os olhos)
    5. Visão periférica dinâmica (avaliação das distorções laterais, movimentando a cabeça e os olhos)
    6. Transição (avaliação da passagem de grau que vai da visão de longe até a de perto)
    7. Visão global (avaliação do balanceamento entre os campos visuais, incluindo longe, intermediário, perto e periférico)
    As notas atribuídas por mim para as lentes Varilux S 4D são:
    1. Visão de longe = 10,00
    2. Visão de perto = 9,50
    3. Visão intermediária = 8,50
    4. Visão periférica estática = 9,50
    5. Visão periférica dinâmica = 10,00
    6. Transição = 10,00
    7. Visão global = 9,50
    A nota final da lente vem da média de todas as notas. O resultado final é 9,57

    Este resultado coloca Varilux S 4D no 3º lugar do ranking Blog do Paulus para avaliação de lentes progressivas. Acompanhe abaixo o resultado do ranking geral.

    Ranking Geral:

    1º Lugar: Shamir Autograph III = 9,86
    2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
    2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
    3º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
    4º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
    5ª Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
    6ª Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
    7ª Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
    8º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
    8º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
    9º Lugar: HB Sharp = 8,50
    9º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
    9º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 8,50
    10º Lugar: Kodak Precise = 7,36
    11º: Lugar: "X" = 0,00

    Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

    Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.


    Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.

    A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:
    "IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"


    ** O texto na íntegra desta matéria é de única e inteira responsabilidade de Paulus Maciel, levando em consideração suas opiniões pessoais sobre a utilização de seu óculos sem nenhuma influência interna ou externa, seguindo a isenção e independência editorial, uma premissa Blog do Paulus.

    AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$10,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.
     

    Licença Creative Commons
    Review Exclusivo - Varilux S 4D está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

    As imagens contidas nesta matéria são meramente ilustrativas.

    O texto produzido para esta matéria revela a opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor, o especialista óptico Paulus Maciel.

    Esta matéria não é uma pesquisa e também não é um estudo clínico e nem científico.

    Paulus Maciel se reserva no direito de expressar livremente a sua opinião sem a necessidade de autorização ou licença prévia de qualquer pessoa física ou jurídica. Este direito é assegurado pelo artigo 5, inciso IX da constituição da República Federativa do Brasil que diz:

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:



    IX é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    Sessão de Comentários

    Atenção!
    Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
    Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

    recomendamos a leitura

    Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença