Blog do Paulus: Diferenciando as lentes fotossensíveis

Diferenciando as lentes fotossensíveis

Introdução

Esta matéria exclusiva tem como objetivo levar ao consumidor e ao profissional óptico o conhecimento teórico e prático sobre os benefícios das principais marcas de lentes fotossensíveis disponíveis no mercado brasileiro.

Este é um tema que tenho o enorme prazer em escrever, pois sou usuário de lentes fotossensíveis há muitos anos e ao longo deste tempo consegui reunir tanto informações teóricas quanto vivenciais (próprias) sobre as reais vantagens da utilização das lentes fotossensíveis.


Lentes Fotossensíveis

A "grosso modo", lente fotossensível é conhecida pela sua propriedade de escurecimento em ambientes externos. Vale a pena ressaltar que as lentes fotossensíveis vão além desse conceito, pois além do escurecimento, proporcionam conforto em qualquer condição de luminosidade externa e proteção total contra a nociva radiação UV. Agregado ao tratamento antirreflexo, torna-se a solução de óculos mais avançada em saúde visual.


O escurecimento das lentes fotossensíveis depende de uma série de fatores, o principal é a presença da radiação UV para a ativação da lente nos ambientes externos. A mesma radiação UV que é repelida, é utilizada pela lente fotossensível para o seu escurecimento. 100% do benefício em relação ao escurecimento das lentes fotossensíveis depende desta condição, portanto para-brisa de carro, sacadas, bonés, chapéus ou viseiras vão impedir a máxima performance de escurecimento. Quero lembrar também, que na prática, o tratamento antirreflexo NÃO atrapalha a performance de escurecimento das principais marcas de lentes fotossensíveis, as mesmas que serão descritas nesta matéria.

As lentes fotossensíveis não substituem as lentes solares, mas são a melhor opção em relação as lentes incolores, que podem ter a proteção UV, mas não proporcionam conforto nos diversos ambientes de luminosidade. Lembre-se: o benefício do conforto e da proteção das lentes fotossensíveis independe se você tem (ou não) sensibilidade a claridade, fazendo com que o público alvo seja "todo mundo".

Atualmente existem inúmeras marcas de lentes fotossensíveis. As que eu considero as melhores do mercado são Transitions e Photofusion. Vamos agora conhecer os benefícios de cada uma delas.


Transitions Signature VII

Transitions Signature é a sétima geração das lentes fotossensíveis Transitions, agora com a inovadora tecnologia Chromea 7 que proporciona aos usuários lentes bem transparentes em ambientes internos (89% de transmissão de luz, chegando até 94% com o tratamento antirreflexo) e uma melhor performance de escurecimento pois reage melhor em contato com luzes indiretas e refletidas. A melhor velocidade de ativação e desativação é também destaque em Transitions Signature VII.

Transitions Signature VII foi testada em 1.000 cenários de todos os continentes do mundo, sendo submetida a mais de 200 situações reais de uso com a intenção de comprovar sua performance superior nas mais diversas incidências de luz, até mesmo em altas temperaturas.

Em suma Transitions Signature VII é o equilíbrio perfeito entre escurecimento, clareamento e velocidade de desativação. Tudo isso com 100% de proteção UV.


Transitions EXTRActive


Discreto residual cinza
Transitions EXTRActive é o mais recente lançamento da Transitions. São lentes fotossensíveis super escuras em ambientes externos (90% de bloqueio da luz) com um discreto residual cinza em ambientes internos e 100% de proteção UV. 

Super escuras no ambiente
externo
Transitions EXTRActive no momento está disponível em monofocais Essilor e no multifocal Varilux Comfort e Varilux Comfort 360° no material Orma. Atualmente uso uma Varilux Comfort 360° Transitions EXTRActive Crizal Forte UV e estou extremamente satisfeito com a performance da lente que fica realmente super escura. Veja nas fotos ao lado Transitions EXTRActive desativada com discreto residual cinza e ativadíssima na rua. Todas as fotos desta matéria não são simulações e sim situações reais de uso cotidiano. Clique nas imagens para ampliar, caso necessário.

Espero muito que Transitions possa aumentar em breve a disponibilidade de Transitions EXTRActive para outros produtos da gama Essilor. Transitions EXTRActive com certeza é a minha lente Transitions favorita!



92% de transmissão de luz
em ambientes internos
Photofusion

Photofusion é a marca de lentes fotossensíveis exclusiva para produtos Sola e Carl Zeiss Vision. 

Em ambientes internos, Photofusion com proteção 100% UV apresenta um residual mais discreto que Transitions EXTRActive, porém menos discreto que Transitions VI. Photofusion possui 92% de transmissão de luz versus 95%¨de Transitions VI.

Em ambientes externos, Photofusion apresenta escurecimento superior a Transitions VI, porém ligeiramente inferior a Transitions EXTRActive. 


Bem escuras na resina 1.50
Possuo dois óculos com lentes Photofusion, um na resina 1.50 e outro na resina 1.60. Percebo facilmente que Photofusion apresenta um escurecimento maior na resina 1.50 em relação a resina 1.60. Isso também é comprovado no próprio certificado das lentes Photofusion que esclarece que a ativação do produto varia conforme o material da lente. Esta é uma interessante vantagem da Transitions em relação a Photofusion, já que Transitions apresenta o mesmo padrão de escurecimento em todos os materiais, inclusive no alto índice.

Quero ressaltar que Photofusion na resina 1.60, mesmo apresentando um escurecimento inferior ao Photofusion em resina 1.50, ambos os escurecimentos são superiores a Transitions VI e um pouco inferiores a Transitions EXTRActive.


Qual Escolher?

As três lentes fotossensíveis relatadas acima, sob minha análise, são as melhores lentes fotossensíveis disponíveis no mercado óptico brasileiro. Cabe agora escolher a sua preferida.

O critério de escolha da lente fotossensível ideal deve se basear primeiramente em qual marca de lente monofocal/multifocal te inspira mais confiança e credibilidade. Transitions VII e Transitions estão disponíveis em produtos Essilor e produtos Hoya. Caso você seja um usuário satisfeito de Essilor ou Hoya, poderá escolher entre Transitions VII ou Transitions EXTRActive.

Transitions VII é para o consumidor que prefere uma lente bem transparente nos ambientes internos e que não gosta de lentes muito escuras. Transitions EXTRActive é ideal para o consumidor que não se importa com o discreto residual cinza (ambiente interno) e valoriza muito lentes super escuras em ambientes externos.

Os consumidores satisfeitos com produtos Sola/Zeiss possuem Photofusion como única opção de tecnologia fotossensível. Vale a pena lembrar que os consumidores de resina 1.60 e 1.67 terão uma performance de escurecimento um pouco inferior ao Photofusion em resina 1.50.


Quero declarar que 100% das analises efetuadas nesta matéria são de minha inteira responsabilidade e autoria. Declaro que tenho liberdade editorial e não sofri nenhum tipo de influência interna ou externa para formar minha opinião em relação aos produtos citados.

Os benefícios apresentados são 100% comprovados na prática através da utilização contínua dos óculos com as lentes fotossensíveis avaliadas nesta matéria.

Qualquer dúvida, por favor faça ou comentário abaixo.

AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$10,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.

 

Licença Creative Commons
Diferenciando as lentes fotossensíveis está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.


Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença