Blog do Paulus: Oftalmoscópio acoplado a IPhone captura imagens do fundo de olho em alta resolução

Oftalmoscópio acoplado a IPhone captura imagens do fundo de olho em alta resolução

Motivados pelo alto interesse gerado por ópticos e optometristas em relação a publicação sobre o Peek Vision,  vamos relatar sobre um equipamento interessantíssimo, o IExaminer da empresa norte americana Welch Allyn.

O IExaminer é um sistema portátil de diagnóstico projetado para aceitar o acoplamento de um IPhone com o objetivo de interagir com a câmera do celular e um aplicativo desenvolvido para captar e armazenar imagens de fundo de olho.
Oftalmoscópio PanOptic

O oftalmoscópio projetado para o sistema IExaminer é o PanOptic, da própria Welch Allyn. Esse oftalmoscópio amplia 5x mais a imagem do fundo de olho em relação aos oftalmoscópios convencionais, além de oferecer um campo de visão de 25° versus 05° encontrados em boa parte dos equipamentos do gênero. Essa amplitude especial dispensa a ciclopegia, portanto, não há necessidade de dilatar as pupilas para se fazer o exame.

O PanOptic possui também um sistema patenteado que reduz drasticamente os reflexos da luz externa, facilitando a visualização do fundo de olho com maior conforto e nitidez.
Adaptador (esq) e o sistema completo (dir)

Para o acoplamento do IPhone é necessário encaixar primeiro o adaptador IExaminer, que foi projetado para receber os modelos IPhone 4 e 4S. Esse adaptador também servirá de berço para que todo o sistema IExaminer seja integrado, facilitando a operação tanto do PanOptic quanto do aplicativo instalado no IPhone.

Antes de integrar todo o sistema, é necessário que o examinador baixe na Apple Store o aplicativo IExaminer App. Este aplicativo possui duas versões, uma grátis e outra paga. Essencialmente o app tem a função de capturar as imagens geradas pelo oftalmoscópio PanOptic. Após a captura, é possível armazenar, imprimir ou enviar as imagens do exame via internet 3G.

Muitos especialistas da visão estão utilizando o sistema IExaminer principalmente em viagens, atendimentos fora do consultório ou em situações de emergência. Veja o vídeo abaixo que mostra a utilização de IExaminer numa situação fora de consultório. 


Para saber mais sobre o IExaminer, acesse: https://www.welchallyn.com/promotions/iExaminer/index.html

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.


Agradecimentos: Welch Allyn.


Demonstre sua reação em relação a esse artigo:


Licença Creative Commons
Oftalmoscópio acoplado a IPhone captura imagens do fundo de olho em alta resolução está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.


Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença