Blog do Paulus: Óculos especiais permitem experiência de toque em telas flutuantes

Óculos especiais permitem experiência de toque em telas flutuantes

Começamos com uma pergunta intrigante: a indústria da tecnologia se inspira nos filmes de ficção ou os filmes de ficção se inspiram na indústria da tecnologia?
 
Quantas vezes já assistimos filmes de ficção científica que mostraram óculos com recursos sensacionais? Muitos desses óculos serviram de inspiração para a indústria da tecnologia. Um exemplo bom são os óculos de projeção de dados que aparecem no filme Star Trek e mais tarde em Homem de Ferro que com certeza serviram de inspiração para o Google Glass.

Cenas de Homem de Ferro e Star Trek
Outro exemplo bem interessante são as imagens projetadas que permitem interação com o usuário, mais conhecidas como "realidade aumentada". A visualização da realidade aumentada sem o auxílio de óculos já foi assistida em todo o mundo nos filmes Minority Report e Homem de Ferro.


Cenas de Minority Report e Homem de Ferro
A realidade aumentada avançada, isso é permitir ao usuário tocar em telas projetadas flutuantes oriundas de um dispositivo é um grande desejo da indústria da tecnologia. A boa notícia é que isso já é possível também através de óculos especiais.

A "Industrial Technology Research Institute" uma organização tecnológica sem fins lucrativos de Taiwan é responsável pelo projeto "I-Air Touch" que utiliza óculos especiais que possibilitam o usuário tocar em telas flutuantes, permitindo acionar comandos do seu computador de origem.


Os óculos especiais possuem sensores de movimento que percebem precisamente tudo que está ao redor numa distância de 30cm. Os óculos possuem também câmeras que captam a imagem da tela do computador projetando-a na distância prevista pelos sensores de movimento que percebem a ação de toque na tela flutuante, repassando as informações ao computador que em fração de segundos obedece a ordem. Veja imagem abaixo:


Demonstração de utilização do I-Air Touch


Enquanto a tecnologia é estudada, é possível interagir à distância com a tela do seu computador através de imagem projetada fixa vinda de tecnologias muito criativas. No vídeo abaixo você pode assistir o exemplo do "Displair" que projeta a imagem do computador num vapor de água, possibilitando a interação. Veja só: 



Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.


Demonstre sua reação em relação a esse artigo:


Licença Creative Commons
Óculos especiais permitem experiência de toque em telas flutuantes está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.


Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença