Blog do Paulus: Review Zhetta Exclusive IRX + Absurda Malecom

Review Zhetta Exclusive IRX + Absurda Malecom

Introdução

Sempre ouvi dos profissionais ópticos a seguinte frase "Nunca vi um cliente não se adaptar com Zhetta". Confesso a todos que sempre tive a curiosidade aguçada para explorar o mix de produto da Styll Optical, empresa brasileira que utiliza tecnologia alemã para fabricar as lentes da família Zhetta.

Após muito diálogo, fui autorizado pela Styll Optical (meus agradecimentos!) a testar a lente progressiva Zhetta Exclusive iRX. A Absurda cedeu para este review o Malecom, um óculos de design surpreendente .

Absurda Malecom

Todos sabem que sou fã incondicional da Absurda, pois ela oferece ao consumidor óculos com design
ousado e ótima relação custo x benefício. Um modelo que não deixa nenhuma dúvida sobre a marca é o Malecom.

Malecom é o nome carinhoso dado para a avenida mais famosa de Havana, capital de Cuba. Este nome batiza este incrível óculos de receituário.

Malecom é feito de acetato leve e possui a cor marrom com a parte inferior azul claro. A pintura marrom foi
feita para produzir um efeito amadeirado ao óculos. As hastes que contam com dobradiças ao estilo flex (com molas).

A marca Absurda é notada em cada detalhe de Malecom, desde a logomarca de óculos na ponteira até a frase "Absurda planea sin fin" na haste e ponte do modelo. Excelente opção para quem procura um óculos de receituário leve, de design ousado e ótima relação custo x benefício.

Absurda Malecom pode ser encontrado a partir de R$390,00 através da loja oficial da marca.

Zhetta Exclusive iRX

A lente Zhetta Exclusive iRX (lê-se "irix") é o último degrau antes do top de linha Zhetta Exclusive Magnum. Trata-se de uma lente progressiva freeform de corredor variável otimizado o que confere ao produto a variação da progressão para um ótimo acesso a visão de perto com alturas de montagem a partir de 11mm e também a variação da descentração do corredor progressivo de acordo com a convergência natural do usuário.

Além de trabalhar o posicionamento dos campos visuais, Zhetta Exclusive iRX otimiza a largura dos campos de acordo com as características de cada usuário. Essas características são obtidas através de uma anamnese que define qual é a escala de importância que o usuário dá para cada campo visual visando as suas necessidades do dia a dia. Observe abaixo o gráfico utilizado para a anamnese e definição do design freeform ideal para cada usuário.


Review

O meu Absurda Malecon montado nas lentes Zhetta Exclusive iRX chegou num kit especial de entrega que realmente impressiona. Ao abrir a caixa encontro um "presente". Acondicionada em bonito estojo encontrei uma caneta social com o meu nome gravado. Este "mimo" é um diferencial impactante na entrega do produto.

Dentro da caixa preta com a logomarca Zhetta gravada em relevo prateado, além da caneta, recebi um kit de limpeza e também todos os certificados de garantia, autenticidade e instruções de uso. A Styll Optical entrega suas lentes Zhetta Exclusive neste kit para todos os consumidores, portanto não se trata de um kit de review e sim a configuração real e especial de entrega do produto. Posso afirmar que é o melhor material de marketing para entrega de produto que já vi em todo o mercado óptico. Meus elogios a Styll Optical.


Ao vestir meu óculos percebi rapidamente um campo visual muito bem balanceado, o que me causou uma ótima impressão desde o início. Ao sair da sede da Styll Optical continuei usando o óculos e já saí dirigindo meu carro com as lentes.

Gráfico Zhetta sobre as minhas necessidades
Nas primeiras horas de uso, percebi com absoluta naturalidade que a lente realmente foi projetada de
acordo com as características captadas pela anamnese. Na imagem ao lado vocês podem observar o resultado da minha anamnese que apontou alta necessidade visual para otimização dos campos de acordo com grande utilização do computador e leitura.

Minhas lentes progressivas Zhetta Exclusive iRX receberam o tratamento Xtrata SR2, que contém resistência a arranhões, multicamadas de antirreflexo, proteção antiestática e superhidrofóbica de ótima performance.

Ao longo dos dias, fui anotando todas as minhas impressões sobre Zhetta Exclusive iRX. Essas anotações são feitas por mim para cada uma das 8 lentes progressivas que testei e uso com frequencia. As anotações me motivaram a criar notas para cada um dos aspectos visuais que considero importante numa adaptação, o que motivou a criar o "ranking das lentes progressivas".

Esta abordagem super objetiva oferece ao leitor Blog do Paulus a visualização rápida sobre pontos positivos e negativos de cada lente, sem a necessidade de longos textos descritivos sobre as progressivas testadas.

Assim como todas as lentes progressivas testadas, os aspectos visuais que recebem nota são:
  1. Visão de longe (largura do campo, nitidez e contraste visual)
  2. Visão de perto (nitidez,largura e altura do campo)
  3. Visão intermediária (posição do campo e velocidade de foco)
  4. Visão periférica estática (avaliação das distorções laterais, movimentando apenas os olhos)
  5. Visão periférica dinâmica (avaliação das distorções laterais, movimentando a cabeça e os olhos)
  6. Transição (avaliação da passagem de grau que vai da visão de longe até a de perto)
  7. Visão global (avaliação do balanceamento entre os campos visuais, incluindo longe, intermediário, perto e periférico)
As notas atribuídas por mim para as lentes Zhetta Exclusive iRX são:
  1. Visão de longe = 9,50
  2. Visão de perto = 9,00
  3. Visão intermediária = 9,50
  4. Visão periférica estática = 9,00
  5. Visão periférica dinâmica = 9,00
  6. Transição = 9,00
  7. Visão global = 9,00
A nota final da lente vem da média de todas as notas. O resultado final é 9,14

Este resultado coloca Zhetta Exclusive iRX no 11º lugar do ranking Blog do Paulus para avaliação de lentes progressivas. Acompanhe abaixo o resultado do ranking geral.

Ranking Geral:
26 lentes multifocais testadas pessoalmente por Paulus Maciel

1º Lugar:Shamir Autograph III = 9,86
2° Lugar: Optiswiss be4ty+ S Fusion Perfect = 9,78
3° Lugar: Shamir Autograph In Touch As- Worn Blue Zero = 9,71
3º Lugar: Hoyalux ID Mystyle V+ = 9,71
4º Lugar: Hoyalux Lifestyle 3i = 9,64
4º Lugar: Zhetta Magnum = 9,64
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
5º Lugar: Prime Maxima 4K = 9,57
5º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
6º Lugar: Prime Supera 4Ki = 9,50
7º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
8º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
9º Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
10º Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
11º Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
12º Lugar: Variview Série Platina = 8,93
13° Lugar: Zeiss Progressiva EnergizeME = 8,86
13º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
13° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
13º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
14º Lugar: HB Custom ID = 8,57
15º Lugar: HB Sharp = 8,50
15º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
16º Lugar: Kodak Precise = 7,36
17º Lugar: [Fabricante via advogado não aceitou a nota baixa] = 6,50

Agradecimentos: Absurda e Styll Optical

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:




Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.


Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.

A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:
"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"


Licença Creative Commons
O trabalho Review Zhetta Exclusive IRX + Absurda Malecon está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

As imagens contidas nesta matéria são meramente ilustrativas.

O texto produzido para esta matéria revela a opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor, o especialista óptico Paulus Maciel.

Esta matéria não é uma pesquisa e também não é um estudo clínico e nem científico.

Paulus Maciel se reserva no direito de expressar livremente a sua opinião sem a necessidade de autorização ou licença prévia de qualquer pessoa física ou jurídica. Este direito é assegurado pelo artigo 5, inciso IX da constituição da República Federativa do Brasil que diz:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:



IX é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença