Blog do Paulus: Review Exclusivo Shamir Autograph Free Frame

Review Exclusivo Shamir Autograph Free Frame

Introdução

O Blog do Paulus na sua missão de facilitar o trabalho do óptico e a decisão do consumidor final, segue
testando as melhores lentes progressivas de todo o mercado.

Paulus Maciel se faz valer de sua sensibilidade quanto a alterações de campos visuais para testar na prática quais são as lentes progressivas de melhor performance, aumentando a confiança do consumidor na aquisição dos produtos e também para o profissional óptico vender com mais segurança.

Este review é mais do que especial, pois vai abordar as características, benefícios e funcionalidade prática da Autograph Free Frame, lente progressiva top de linha da israelense Shamir. Vale a pena ler todo o review.

A Shamir

A Shamir foi fundada em 1972 como uma fábrica de bifocais, que rapidamente se estruturou para o desenvolvimento não só de lentes monofocais mas também lentes progressivas de alta performance.

Ao longo dos anos, percebendo sua própria capacidade de inovação a Shamir desenvolveu as mais avançadas tecnologias para a produção de lentes progressivas digitais free form de altíssima qualidade. Entre as tecnologias podemos citar Eye-Point Technology, Direct Lens Technology, As-Worn Technology e FreeFrame Technology.

A lente testada neste review possui todas as tecnologias citadas acima. Vamos conhecer resumidamente o que cada uma faz?

As Tecnologias

Eye-Point Technology é o método de cálculo dos campos visuais das lentes progressivas Shamir. Este
cálculo quebra todos os paradigmas sobre a geração desses campos para maior conforto do usuário. Este cálculo baseado na análise do comportamento da luz, seus elementos e alterações (wavefront) mais as compensações ópticas necessárias devido ao índice de refração e a espessura central, além de considerar a distância entre a lente progressiva e o olho do usuário. O resultado é um design sofisticado e equilibrado.

Direct Lens Technology é a metodologia de produção das lentes através da utilização de um avançado programa de computador (software), equipamentos certificados de surfassagem digital e o controle de qualidade de cada uma das etapas do processo. Esta tecnologia permite realizar o encontro dos parâmetros do usuário com um campo visual amplo e equilibrado.

As-Worn Technology é a tecnologia que corrige as alterações visuais percebidas pelo usuário ao utilizar o óculos, já que os óculos possuem curvaturas e ajustes que não estão presentes no exame optométrico. A qualidade e nitidez visual que o consumidor enxergou no exame visual é executada nas lentes de óculos através desta tecnologia de compensação. Para esta compensação tudo é levado em consideração, como a inclinação da armação, a distância entre o olho e a lente, a curvatura da armação em relação a distância pupilar do usuário. Garantia de respeito a prescrição optométrica.

FreeFrame Technology adapta a curvatura progressiva (a curva da lente que gera o campo visual) ao formato e altura da armação escolhida pelo usuário. Essa abordagem leva a confecção de um campo de perto alto e largo de acordo com as características desejadas. Essa tecnologia é detentora de importantes prêmios internacionais de qualidade óptica.

Review

Convidei a Shamir Brasil para o review de uma de suas lentes progressivas. Fui prontamente atendido, onde me cederam a lente Shamir Autograph Free Frame com o antirreflexo Glacier Plus. A lente foi inteiramente confeccionada de acordo com as minhas necessidades visuais. Meus agradecimentos a Shamir Brasil.

Fiquei eufórico ao receber o óculos montado, pois trata-se de uma lente progressiva top de linha em todo o mundo e agora está ficando mais conhecida e utilizada no Brasil. Logo que vesti o óculos no rosto percebi campos visuais extremamente equilibrados. Minha adaptação foi instantânea.


Eu, satisfeito com minhas lentes
Shamir Autograph Free Frame
O campo de longe (olhando para o infinito com a cabeça reta) é amplo e bem nítido, onde não percebo a presença de nenhuma distorção lateral. Falando em distorção lateral, percebi a mesma com a cabeça estática, apenas movimentando os olhos lateralmente pois a alteração é suave, interferindo um pouco o meu estilo de vida dinâmico.

A visão de perto é excelente, com um campo largo alto e nítido. A visão intermediária também é excelente, pois o foco é automático, isso é, independente da velocidade que eu giro minha cabeça em direção ao monitor do computador o foco é automático e nunca embaça.

A tecnologia FreeFrame se faz presente, pois percebi uma transição de grau de longe (o meu é negativo) para o meu de perto (positivo) extremante suave e equilibrado.

Trata-se de uma lente progressiva excepcional! O antirreflexo Glacier Plus no momento se comporta bem, pois é de ótima transparência e facilidade de limpeza. Vamos acompanhar o desempenho de Glacier Plus nas próximas semanas.

Ao longo dos dias, fui anotando todas as minhas impressões sobre Shamir Autograph Free Frame. Essas anotações são feitas por mim para cada uma das 8 lentes progressivas que testei e uso com frequencia. As anotações me motivaram a criar notas para cada um dos aspectos visuais que considero importante numa adaptação, o que motivou a criar o "ranking das lentes progressivas".

Esta abordagem super objetiva oferece ao leitor Blog do Paulus a visualização rápida sobre pontos positivos e negativos de cada lente, sem a necessidade de longos textos descritivos sobre as progressivas testadas.

Assim como todas as lentes progressivas testadas, os aspectos visuais que recebem nota são:
  1. Visão de longe (largura do campo, nitidez e contraste visual)
  1. Visão de perto (nitidez,largura e altura do campo)
  1. Visão intermediária (posição do campo e velocidade de foco)
  1. Visão periférica estática (avaliação das distorções laterais, movimentando apenas os olhos)
  1. Visão periférica dinâmica (avaliação das distorções laterais, movimentando a cabeça e os olhos)
  1. Transição (avaliação da passagem de grau que vai da visão de longe até a de perto)
  1. Visão global (avaliação do balanceamento entre os campos visuais, incluindo longe, intermediário, perto e periférico)
As notas atribuídas por mim para as lentes Shamir Autograph Free Frame são:
  1. Visão de longe = 9,50
  2. Visão de perto = 10,00
  3. Visão intermediária = 10,00
  4. Visão periférica estática = 9,00
  5. Visão periférica dinâmica = 9,00
  6. Transição = 9,00
  7. Visão global = 9,50
A nota final da lente vem da média de todas as notas. O resultado final é 9,42

Este resultado coloca Shamir Autograph Free Frame no 5º lugar do ranking Blog do Paulus para avaliação de lentes progressivas. Acompanhe abaixo o resultado do ranking geral.

Ranking Geral:

1º Lugar: Shamir Autograph III = 9,86
2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
3º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
4º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
5º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
6ª Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
7ª Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
8ª Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
9º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
9° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
9º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
10º Lugar: HB Sharp = 8,50
10º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
11º Lugar: Kodak Precise = 7,36
12º: Lugar: "X" = 0,00

Shamir Autograph Free Frame com Glacier Plus está disponível nas ópticas credenciadas pela Shamir Brasil.


Agradecimentos: Shamir Brasil


AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$10,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.

 


Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.


Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.


A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"


Licença Creative Commons
O trabalho Review Exclusivo Shamir Autograph Free Frame está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

As imagens contidas nesta matéria são meramente ilustrativas.

O texto produzido para esta matéria revela a opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor, o especialista óptico Paulus Maciel.

Esta matéria não é uma pesquisa e também não é um estudo clínico e nem científico.

Paulus Maciel se reserva no direito de expressar livremente a sua opinião sem a necessidade de autorização ou licença prévia de qualquer pessoa física ou jurídica. Este direito é assegurado pelo artigo 5, inciso IX da constituição da República Federativa do Brasil que diz:


Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:


IX é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença