Blog do Paulus: Review Varilux Comfort f-360º Crizal Prevencia + Absurda Boedo

Review Varilux Comfort f-360º Crizal Prevencia + Absurda Boedo

Introdução

Neste review inédito vamos testar o mais recente lançamento da Essilor Brasil, a lente progressiva Varilux Comfort f-360º New Edition Crizal Prevencia. Emoldurando a lente temos o privilégio de apresentar um óculos de design muito especial, estamos falando de Absurda Boedo.


Absurda Boedo


Não me canso de repetir que sou fã da Absurda, pois o design  dos óculos é bem criativo, ousado e cheio de personalidade. Tenho no momento 8 óculos, sendo que 5 são Absurda. Espero ter ainda mais!

Boedo é um dos mais incríveis acetatos ovalados disponíveis no Brasil. O formato ovalado é ideal para rostos ovais e triangulares, porém a maioria dos modelos neste formato são bem "clássicos" em termos de cores e acabamento. Boedo ultrapassa o clássico.

A ponte metálica vazada confere a Boedo um desenho frontal fantástico, seguindo as mais fortes tendências do eyewear design mundial. A Absurda como sempre vai além. A prova disso é a impressão da frase "luz do final da noite" na parte superior da ponte metálica. Uau!

A cor de Boedo que escolhi foi a cristal com degradê invertido cinza na frontal e também nas hastes que levam a logo metálica "Absurda" com o famoso "A" cortado a laser.

Absurda Boedo pode ser encontrado a partir de R$299,00 na loja oficial da marca.

Varilux Comfort f-360º New Edition Crizal Prevencia

Comunicação Essilor sobre Varilux Comfort 360º
A grande dúvida, às vezes desconfiança dos profissionais ópticos é sobre a eficiência dos parâmetros de
personalização em lentes progressivas se comparadas as suas versões não personalizadas. Este review vai com certeza ajudar tanto o profissional quanto o consumidor a formar opinião sobre a praticidade dessas evoluções técnicas.

Antes de testar Varilux Comfort f-360º, tive a oportunidade de testar meses atrás a Varilux Comfort 360º. Essa sequencia de testes foi muito importante para eu sentir as diferenças entre essas duas lentes. (todas "new edition", é claro!).

As versões "fit" das lentes da família "Essilor 360º" melhoram a experiência visual do usuário através da otimização de sua graduação levando em consideração os parâmetros de ajuste do óculos, tais como ângulo pantoscópico (inclinação) e distância vértice (distância entre o ápice da córnea e a curva interna da lente).

Varilux Comfort f-360º vai além do ângulo pantoscópico e distância vértice, pois nessa lente é possível aprimorar a precisão visual através da confecção das lentes com os parâmetros "eyecode". Só para lembrar "eyecode" é o resultado da medição da distância entre o centro de rotação do olho (CRO) até a córnea e da córnea a curvatura interna da lente. Quer saber mais sobre eyecode? Leia na integra a matéria que escrevi sobre o assunto clicando AQUI.

Review

Comunicação Essilor sobre Varilux Comfort f-360º
Durante a utilização de minhas lentes Varilux Comfort f-360º pude perceber que a teoria acima se faz
realidade. Essa lente realmente é uma evolução em relação a Varilux Comfort 360º, principalmente visão de longe e na visão periférica dinâmica.

Logo quando vesti o óculos tive um "choque de contraste". A visão de longe apresentou um altíssimo contraste de cores que me deixou de "queixo caído". O campo visual é amplo e extremamente nítido, porém fica com nota 9,50 devido a visão periférica estática que ainda apresenta astigmatismos indesejáveis (aberrações) visíveis na visão binocular (visão de longe exercida simultaneamente pelos dois olhos), o que influencia numa visão de longe perfeita.

Esse "choque de contraste" não se deve apenas ao eyecode, mas também ao Crizal Prevencia que controla a luz azul tanto dos monitores de computador quanto de qualquer luz azul vinda do espectro (a luz azul componente da luz ambiente, seja natural ou artificial).

Antes de abordar os demais campos de visão, quero expressar minha experiência com Crizal Prevencia.

Quando se veste uma lente com Crizal Prevencia, a primeira impressão é que a imagem como um todo ganha um tom levemente amarelado. Isso realmente acontece, pois a função desta tecnologia é "filtrar" a luz azul emitida por fontes artificiais e naturais; essa filtragem gera um contraste visual com gama de cores controlada, o que melhora muito a nitidez de imagem, principalmente para destacar as imagens em primeiro e segundo plano. No começo você vai pensar: "nossa! parece que o meu grau está mais forte do que o normal", mas fique tranquilo pois o "grau" está correto, porém o contraste diferenciado irá "turbinar" sua experiência visual.

Reflexo residual de Crizal Prevencia sobre o fundo escuro.
O reflexo residual de Crizal Prevencia é de cor lilás, sendo ele o mais forte do que qualquer outra tecnologia Crizal. Quando o óculos está em mãos, a intensidade do reflexo residual assusta um pouco, mas quando você veste o óculos no rosto, a lente fica bem transparente. No rosto, o forte residual só é notado quando inclinamos nossa cabeça em direção a algum ponto de luz. Quanto a outras características, Crizal Prevencia se assemelha muito ao Crizal Forte, isso é resistente e facílimo de limpar.

Quanto a visão de perto e intermediária não senti nenhuma diferença entre Varilux Comfort f-360º e Varilux Comfort 360º. A visão intermediária necessita da movimentação vertical de cabeça para a obtenção do foco e a visão de perto é larga, perdendo um pouco a estabilidade ao movimentar a cabeça para continuar lendo a linha de um texto, por exemplo.

Assim como descrevi, a visão periférica estática que está relacionada a percepção dos astigmatismos indesejáveis (aberrações periféricas) quando usamos só os olhos e mantemos a cabeça estática, ainda precisa ser melhorada pois até mesmo em visão de longe percebe-se a distorção periférica, o que compromete a busca de uma simetria horizontal plena.

Movimentando a cabeça, as distorções periféricas são bem reduzidas. A impressão é que as distorções são pozinhos que voam quando você mexe a cabeça e voltam quando você fica quieto. (risos)

Reflexo residual de Crizal Prevencia com
o óculos vestido no rosto.
Em suma, Varilux Comfort f-360º é uma evolução de Varilux Comfort 360º. Vale a pena investir um pouco mais e adquirir a lente mais moderna, principalmente por causa do contraste visual diferenciado gerado por eyecode e turbinado por Crizal Prevencia.

Ao longo dos dias, fui anotando todas as minhas impressões sobre Varilux Comfort f-360º New Edition Crizal Prevencia. Essas anotações são feitas por mim para cada uma das 8 lentes progressivas que testei e uso com frequencia. As anotações me motivaram a criar notas para cada um dos aspectos visuais que considero importante numa adaptação, o que motivou a criar o "ranking das lentes progressivas".

Esta abordagem super objetiva oferece ao leitor Blog do Paulus a visualização rápida sobre pontos positivos e negativos de cada lente, sem a necessidade de longos textos descritivos sobre as progressivas testadas.

Assim como todas as lentes progressivas testadas, os aspectos visuais que recebem nota são:
  1. Visão de longe (largura do campo, nitidez e contraste visual)
  2. Visão de perto (nitidez,largura e altura do campo)
  3. Visão intermediária (posição do campo e velocidade de foco)
  4. Visão periférica estática (avaliação das distorções laterais, movimentando apenas os olhos)
  5. Visão periférica dinâmica (avaliação das distorções laterais, movimentando a cabeça e os olhos)
  6. Transição (avaliação da passagem de grau que vai da visão de longe até a de perto)
  7. Visão global (avaliação do balanceamento entre os campos visuais, incluindo longe, intermediário, perto e periférico)
As notas atribuídas por mim para as lentes Varilux Comfort f-360º New Edition Crizal Prevencia são:
  1. Visão de longe = 9,50
  2. Visão de perto = 9,00
  3. Visão intermediária = 8,50
  4. Visão periférica estática = 9,00
  5. Visão periférica dinâmica = 9,00
  6. Transição = 8,50
  7. Visão global = 8,50
A nota final da lente vem da média de todas as notas. O resultado final é 8,86

Este resultado coloca Varilux Comfort f-360º New Edition Crizal Prevencia no 8º lugar do ranking Blog do Paulus para avaliação de lentes progressivas. Acompanhe abaixo o resultado do ranking geral.

Ranking Geral:

1º Lugar: Shamir Autograph III = 9,86
2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
3º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
4º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
5º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
6ª Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
7ª Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
8ª Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
9º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
9° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
9º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
10º Lugar: HB Sharp = 8,50
10º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
11º Lugar: Kodak Precise = 7,36
12º: Lugar: "X" = 0,00

Agradecimentos: Absurda e Essilor Brasil.

AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$10,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.
 

Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.


Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.

A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:
"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"


Licença Creative Commons
O trabalho Review Varilux Comfort f-360º Crizal Prevencia + Absurda Boedo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

As imagens contidas nesta matéria são meramente ilustrativas.

O texto produzido para esta matéria revela a opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor, o especialista óptico Paulus Maciel.

Esta matéria não é uma pesquisa e também não é um estudo clínico e nem científico.

Paulus Maciel se reserva no direito de expressar livremente a sua opinião sem a necessidade de autorização ou licença prévia de qualquer pessoa física ou jurídica. Este direito é assegurado pelo artigo 5, inciso IX da constituição da República Federativa do Brasil que diz:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:



IX é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença