Blog do Paulus: Review exclusivo Montblanc & Hoyalux Lifestyle V+

Review exclusivo Montblanc & Hoyalux Lifestyle V+

Introdução

Após testar praticamente todas as lentes multifocais progressivas top de linha no mercado brasileiro, estava ansioso para fechar o ciclo com a que estava faltando.

Hoyalux Lifestyle V+ ainda é pouco conhecida do consumidor final e este review exclusivo será uma excelente oportunidade do público conhecer mais uma opção de alta performance em lentes multifocais progressivas.

Brilhando literalmente neste review está o lindíssimo Montblanc MB431, óculos de luxo da marca alemã que é consagrada pelo bom gosto de suas peças.

Montblanc MB431

Trata-se de uma peça de design diferenciado, confortável e muito bom gosto. O modelo
MB401 está disponível em 3 cores, prata com ponteira em havana (020), dourado com haste em azul (091) e dourado com haste em preto (001). O modelo MB431 deste review, gentilmente cedido por Óticas Dax, possui a cor 001.
Os óculos selecionados por mim tem a missão de despertar a atenção das pessoas nas ruas com a intenção de avaliar a reação do público, assim podemos entender o impacto que as peças causam. 

Montblanc MB431 provoca nas pessoas admiração e respeito. Quando eu me aproximava dos usuários de óculos, percebia que a maioria olhava para a minha peça onde a parte mais notada foi a haste trabalhada em preto e dourado. Quando eu abaixava a cabeça, o nome Montblanc era notado na parte superior do travessão do óculos.
Os homens elogiaram o design e as mulheres a cor dourada da peça, onde muitas declararam que gostariam de ver mais homens usando acessórios desta cor.

Hoyalux Lifestyle V+

Hoyalux Lifestyle V+ é uma lente multifocal progressiva fabricada no processo digital free form double side, onde a superfície interna e externa interagem para equilibrar, suavizar e ampliar os campos visuais.
O processo digital de Hoyalux Lifestyle V+ é responsável pela redução das distorções e efeitos de ondulação que atrapalham a adaptação. Essas melhorias são feitas pois o cálculo do campo visual é feito de acordo com as características de ajuste da armação e das medidas do usuário.

A passagem da visão de longe para a de perto é muito suave pois a curvatura interna da lente respeita a rotação do olho (de cima para baixo) do usuário quando o mesmo executa este movimento.

Por ser uma lente totalmente personalizada não só através das medidas do óculos, mas também pelo estilo de vida do usuário, é necessário que o profissional óptico entreviste seu cliente para saber qual a zona de visão mais exigida, pois as lentes Hoyalux Lifestyle V+ são especialmente formuladas levando em consideração dois perfis:
  • Harmony: harmonia entre os campos visuais com otimização da área de leitura.
  • Clarity: harmonia entre os campos visuais com otimização da área de longe.


O perfil que eu escolhi foi o Harmony.
Caso você queira descobrir agora qual o seu perfil, acesse já: https://www.lentes-hoya.com.br/lenteideal/ e responda a um teste exclusivo que vai revelar o seu perfil. Vale a pena fazer.

Blue Control

O antirreflexo Blue Control é especialmente desenvolvido para reduzir a fadiga visual dos usuários da vida digital. Posso afirmar que é uma experiência bem interessante, pois Blue Control controla a luz azul proveniente dos monitores de computador e outros displays.

Devido ao controle da luz azul, a imagem fica com um pano de fundo amarelado que de início causa estranheza mas depois realmente te deixa mais "relaxado". Depois de duas semanas de uso eu chego a conclusão que a luz azul realmente é agressiva e quando é controlada proporciona ótimo conforto e contraste visual.

O reflexo residual de Blue Control é azul e bem forte. As pessoas me indagaram "nossa, o seu antirreflexo tem uma cor diferente". Alguns não gostaram da cor, outros elogiaram e eu me acostumei, já que na minha opinião o benefício visual compensa uma cor residual mais forte.

Se eu recomendo Blue Control? Sim, eu recomendo.

Review

A apresentação de Hoyalux Lifestyle V+ valoriza o produto adquirido. Meu óculos veio dentro de uma embalagem especial com todos os certificados guardados em estojo especial além do lenço de limpeza das lentes.
Logo quando vesti meu óculos senti que o campo visual foi projetado visando o equilíbrio entre as zonas de visão. Sempre que visto um óculos novo, sempre uma parte da lente se destaca entre as demais. Nesta "primeira impressão" a visão lateral foi o grande destaque, pois ao movimentar a cabeça rápido ou devagar em qualquer direção, as alterações são mínimas. Na minha opinião, a visão lateral dinâmica avaliada diariamente em situações reais de uso leva nota 8,50.

Ao olhar a lateral da lente com a cabeça parada, as mínimas alterações ficam mais visíveis. Essas alterações não chegam a gerar distorção mas mudam o contraste visual. A visão lateral estática testada diariamente leva na minha opinião a nota 8,50.

A visão de longe é bem ampla e nítida, mas não chega a ter simetria horizontal, ou seja campo horizontal de longe 100% livre. Isso se deve as pequenas alterações de contraste observadas na visão lateral estática. Na minha opinião como usuário diário da lente, o campo de longe leva a nota 9,50.
Clique na imagem para ampliar




A visão global, isso é, observando a lente como um todo, posso afirmar que Hoyalux Lifestyle V+ é muito bem equilibrada e faz com que a experiência de uso seja agradável. Devido a presença da pequena alteração na visão lateral estática, a visão global leva nota 8,50.

A visão intermediária é nítida e precisa quando a cabeça e olhos estão parados, mas quando ele se movimentam verticalmente o foco se perde e só volta quando estamos na visão de perto. A impressão que dá é que a divisão entre a área intermediária com a de perto possui um "lapso" de cálculo. A visão intermediária da lente testada diariamente leva a nota 9,00.

A transição de grau de longe para perto é excelente, mas falta estabilidade na transição da visão intermediária para a de perto por isso a transição de grau como um todo leva a nota 9,00.

O perfil Harmony me deu a esperança de um excelente campo de perto, mas o que vi foi um ótimo e bem equilibrado campo de perto, principalmente em sua largura. A vertical do campo de perto poderia ser mais alta. Confesso que ao notebook quando eu estava mais cansado tive que subir a minha cabeça para o campo de perto ficar "maior". O campo de perto leva a nota 9,00.

Enfim, as notas para Hoyalux Lifestyle V+ foram distribuídas desta forma:

  1. Visão de longe = 9,50
  2. Visão de perto = 9,00
  3. Visão intermediária = 9,00
  4. Visão periférica estática = 8,50
  5. Visão periférica dinâmica = 8,50
  6. Transição = 9,00
  7. Visão global = 8,50
Somando todas as notas e dividindo-as por 7 (número total de itens) a nota final de Hoyalux Lifestyle V+ é 8,86. Com esta pontuação, a lente ocupa a 13ª posição no ranking Blog do Paulus de lentes multifocais progressivas.

Ranking Geral:
26 lentes multifocais testadas pessoalmente por Paulus Maciel

1º Lugar:Shamir Autograph III = 9,86
2° Lugar: Optiswiss be4ty+ S Fusion Perfect = 9,78
3° Lugar: Shamir Autograph In Touch As- Worn Blue Zero = 9,71
3º Lugar: Hoyalux ID Mystyle V+ = 9,71
4º Lugar: Hoyalux Lifestyle 3i = 9,64
4º Lugar: Zhetta Magnum = 9,64
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
5º Lugar: Prime Maxima 4K = 9,57
5º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
6º Lugar: Prime Supera 4Ki = 9,50
7º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
8º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
9º Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
10º Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
11º Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
12º Lugar: Variview Série Platina = 8,93
13° Lugar: Zeiss Progressiva EnergizeME = 8,86
13º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
13° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
13º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
14º Lugar: HB Custom ID = 8,57
15º Lugar: HB Sharp = 8,50
15º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
16º Lugar: Kodak Precise = 7,36
17º Lugar: [Fabricante via advogado não aceitou a nota baixa] = 6,50

Agradecimentos: Hoya Vision Care 


Demonstre sua reação em relação a esse artigo:




Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.


Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.


A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, 


Licença Creative Commons
O trabalho Review exclusivo Montblanc & Hoyalux Lifestyle V+ está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

As imagens contidas nesta matéria são meramente ilustrativas.

O texto produzido para esta matéria revela a opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor, o especialista óptico Paulus Maciel.

Esta matéria não é uma pesquisa e também não é um estudo clínico e nem científico.

Paulus Maciel se reserva no direito de expressar livremente a sua opinião sem a necessidade de autorização ou licença prévia de qualquer pessoa física ou jurídica. Este direito é assegurado pelo artigo 5, inciso IX da constituição da República Federativa do Brasil que diz:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença