Blog do Paulus: Review exclusivo Shamir Autograph III & Mont Blanc MB 443

Review exclusivo Shamir Autograph III & Mont Blanc MB 443

Este é o primeiro review do ano e com grande estilo, pois tive a prazerosa oportunidade de testar a lente multifocal top de linha da Shamir emoldurada na incrível peça MontBlanc MB 443. Logo de início garanto a vocês que o resultado do review é muito especial. 

Sinto-me com uma grande responsabilidade, pois através de iniciativa própria, o Blog do Paulus é o único site da América Latina que faz testes de lentes progressivas. Lembrando que apesar da minha visão de especialista, o teste é 100% baseado na utilização cotidiana onde a parte técnica faz parte apenas da apresentação formal do produto. A prática está no dia a dia do uso.

Mont Blanc MB 443

A Marcolin Brasil gentilmente cedeu ao Blog do Paulus a peça Mont Blanc 443 para o review desta edição.

Trata-se de um óculos que transmite design e durabilidade. 

O design de Mont Blanc MB 443 nos mostra que o acetato masculino não precisa ser tão retangular. Isso é um desafio em tanto para os designers de óculos, pois muitas tentativas de suavizar o desenho levam a impressão da peça ser feminina, pois alguns ângulos podem lembrar o puxado do famoso "gatinho" encontrado nas peças voltadas ao público feminino.


Outro ponto surpreendente foi a cor 092 do modelo cedido. Um azul lindo que navega entre o marinho e
o royal com um suave degradê em verde que é percebido quando reparamos a peça bem de perto como se fosse um "toque secreto". Sensacional!

O meu nariz disse "muito obrigado" ao MB 443 pois a minha parte nasal superior é um pouco mais larga do que o convencional, tornando muito difícil a busca de um óculos de acetato com encaixe perfeito sem deixar aquele vão desagradável na parte de cima dando a impressão que seu nariz é mais longo.

A durabilidade do MB 443 vem do acetato resistente e das dobradiças e molas duplas reforçadas com três discretos parafusos transmitindo enorme confiabilidade quanto a resistência da peça. Esse óculos com certeza vai durar muito comigo.

Shamir Autograph III

Fruto de árduo trabalho do centro de pesquisa e desenvolvimento da Shamir, Shamir Autograph III é uma lente progressiva digital free form de alta tecnologia e performance que tem como objetivo estabilizar a visão do usuário proporcionando uma visão real e perfeita.

Este review vai mostrar se este objetivo foi alcançado. 

Shamir Autograph III dispõe de todas as tecnologias que a Shamir desenvolveu para lentes progressivas, são elas:

  • Eyepoint Technology: o olho humano é mapeado para que as características captadas sirvam de referência para a construção do design das lentes, gerando campos amplos e visão mais nítida.
  • Natural Posture: construção do design de forma ergonômica, repeitando a postura natural do usuário. Essa abordagem garante melhor visão de perto.
  • Intellicorridor: controla de forma eficaz a transição de grau da visão de longe até a de perto, garantindo passagem extremamente suave entre as zonas visuais.
  • As Worn Quadro: os campos visuais são ampliados de acordo com o tamanho da armação e seus ajustes de inclinação, curvatura e distância entre lente e olho. Esse processo elimina as diferenças de percepção visual entre o exame de vista e a utilização do óculos.
Review

Eu e meu óculos Mont Blanc & Shamir
Todo o processo de produção do óculos, da fabricação até a montagem da lente foi de inteira responsabilidade técnica da Shamir Brasil.

Logo quando coloquei o óculos no rosto, assim como na minha Shamir anterior (Autograph Free Frame) percebi um dos diferenciais mais fortes da marca perante as demais: um campo de perto e média distância grande e com foco firme. Isso com certeza agrada usuários mais exigentes. Percebi também que Autograph III tem uma visão lateral mais suave que a Autograph Free Frame.

Agora vou relatar a minha percepção de performance da lente Autograph III baseada na utilização cotidiana dos óculos da mesma forma que um usuário exigente espera de sua correção.

A visão de longe é muito ampla e nítida onde não percebi (e ainda não percebo) nenhuma distorção de imagem em visão panorâmica. A minha percepção é que toda a horizontal da lente em visão de longe possui o grau que preciso. Nota: 10,00.

A visão de perto é larga e alta. Isso é tão bom, pois não preciso erguer a cabeça para ler uma área mais extensa na visão de perto fazendo com que eu mexa menos o pescoço e sinta menos fadiga. O campo é amplo o suficiente para eu não precisar girar minha cabeça para enxergar as laterais da leitura. Aprovadíssimo, nota: 9,50.

A visão intermediária de boa parte das lentes multifocais parece ser um item cujo o controle do grau é mais difícil do que na visão de perto. Na Shamir Autograph III sinto que a visão intermediária é parte integrante não só da visão de perto mas de longe também. Dois pontos me impressionaram foram: a integração da visão intermediária com os demais campo e também o foco firme da média distância em qualquer situação: desktops, laptops, smartphones e outras áreas de visão intermediária. Mesmo usando esse campo por horas, a imagem não desfoca. Nota: 10,00.

A visão periférica estática é quando olhamos para o lado só com os olhos, sem mexer a cabeça. A observação lateral de Shamir Autograph III é muito suave principalmente em distâncias médias e longas como enxergar o retrovisor quando conduzimos um veículo. A lente apresentou mínimas distorções laterais quando a minha cabeça estática observou lateralmente objetos a curta distância. Nota: 9,50.

A visão periférica dinâmica é quando olhamos para o lado mexendo mais a cabeça do que os olhos. Este item me deixou muito satisfeito, pois não consegui perceber nenhuma distorção lateral independente da distância do objeto. Perfeito para caminhar, correr, andar de bicicleta etc. Nota: 10,00.

A transição de grau de longe até perto é impressionante. Independente da posição ou velocidade de movimentação da minha cabeça eu não senti que o grau mudou de longe para intermediário e intermediário para perto. Esse sempre foi o meu grande desejo: usar um multifocal que mais parece uma lente de visão simples para longe. Nota:10,00.

A visão global é a observação dos campos visuais da lente como um todo. Essa percepção é obtida principalmente quando estamos na rua vendo grandes distância e entramos num ambiente fechado porém amplo e depois sentamos para ler algo. A amplitude dos campos visuais é incrível pois a integração entre as zonas visuais é muito bem feita. Parece mesmo uma lente de visão simples. Nota 10,00.

Em suma, Shamir Autograph III é altamente recomendada para usuários exigentes em todos os campos visuais, campos esses que não decepcionam quanto a performance visual.

Notas da Avaliação Cotidiana


Assim como todas as lentes progressivas testadas, os aspectos visuais que recebem nota são:
  1. Visão de longe (largura do campo, nitidez e contraste visual)
  2. Visão de perto (nitidez,largura e altura do campo)
  3. Visão intermediária (posição do campo e velocidade de foco)
  4. Visão periférica estática (avaliação das distorções laterais, movimentando apenas os olhos)
  5. Visão periférica dinâmica (avaliação das distorções laterais, movimentando a cabeça e os olhos)
  6. Transição (avaliação da passagem de grau que vai da visão de longe até a de perto)
  7. Visão global (avaliação do balanceamento entre os campos visuais, incluindo longe, intermediário, perto e periférico)
As notas para Shamir Autograph III foram distribuídas desta forma:

  1. Visão de longe = 10,00
  2. Visão de perto = 9,50
  3. Visão intermediária = 10,00
  4. Visão periférica estática = 9,50
  5. Visão periférica dinâmica = 10,00
  6. Transição = 10,00
  7. Visão global = 10,00
A nota final da lente vem da média de todas as notas. O resultado final é 9,86.

Esse resultado faz com que Shamir Autograph III assuma a liderança no ranking Blog do Paulus para a avaliação cotidiana da lentes progressivas. Com este resultado, o ranking ficou da seguinte forma:


Ranking Geral:
26 lentes multifocais testadas pessoalmente por Paulus Maciel

1º Lugar:Shamir Autograph III = 9,86
2° Lugar: Optiswiss be4ty+ S Fusion Perfect = 9,78
3° Lugar: Shamir Autograph In Touch As- Worn Blue Zero = 9,71
3º Lugar: Hoyalux ID Mystyle V+ = 9,71
4º Lugar: Hoyalux Lifestyle 3i = 9,64
4º Lugar: Zhetta Magnum = 9,64
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
5º Lugar: Prime Maxima 4K = 9,57
5º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
6º Lugar: Prime Supera 4Ki = 9,50
7º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
8º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
9º Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
10º Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
11º Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
12º Lugar: Variview Série Platina = 8,93
13° Lugar: Zeiss Progressiva EnergizeME = 8,86
13º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
13° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
13º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
14º Lugar: HB Custom ID = 8,57
15º Lugar: HB Sharp = 8,50
15º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
16º Lugar: Kodak Precise = 7,36
17º Lugar: [Fabricante via advogado não aceitou a nota baixa] = 6,50

Agradecimentos: Shamir Brasil e Marcolin (distribuidora exclusiva dos óculos Mont Blanc)

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:




Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.


Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.

A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"

Licença Creative Commons
O trabalho Review exclusivo Shamir Autograph 3 + MontBlanc MB 443 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença