Blog do Paulus: Review exclusivo Zeiss DriveSafe + Ermenegildo Zegna

Review exclusivo Zeiss DriveSafe + Ermenegildo Zegna

O lançamento de Zeiss DriveSafe com certeza foi o grande acontecimento de 2015 no cenário óptico brasileiro como um todo.

A Zeiss não mediu esforços para divulgar a lente que foi recém lançada num evento em Berlim, Alemanha. Confesso que fiquei um certa "dor de cotovelo" em não ter sido convidado para participar deste evento, já que o Blog do Paulus é a mídia focada em "óculos de grau" mais acessada pelos consumidores de óculos em mais de 159 países. Quem sabe no próximo eu vou, né?

Zeiss DriveSafe é uma tecnologia antirreflexiva com propriedades avançadas na redução de ofuscamentos causados por luzes artificiais, beneficiando assim quem dirige principalmente a noite e também nos dias nublados. Ah! não só quem dirige mas também quem caminha, anda de bicicleta etc.

O Blog do Paulus é conhecido pelos testes práticos de lentes e da divulgação transparente das impressões numa visão crítica, sem base na propaganda ou marketing. Lógico que o review trás um resumo dos benefícios sob informação do fabricante porém as minhas impressões sobre o produto testado são totalmente imparciais. Logo mais neste review você verá o resultado do teste.

O teste foi o mais simples, eficiente e objetivo possível. Utilizei a lente no período de 2 meses, submetendo-a a todas as tarefas visuais diárias de um consumidor exigente. 

Zeiss DriveSafe está disponível em visão simples (lentes para visão de longe) e progressiva (longe, intermediário e perto). Utilizei a Progressiva DriveSafe cujo o campo visual foi projetado pela Zeiss para conforto visual na visão de longe sem prejudicar a visão de perto e média distância no que tange o uso geral.

Quero lembrar que é uma tarefa difícil fazer o review de uma lente de óculos pois as impressões são transmitidas mais por textos do que por imagens, já que qualquer tipo de imagem será meramente ilustrativa pois os efeitos e benefícios são muito sutis e só palavras conseguem descrever bem.

A composição do óculos é a moldura Ermenegildo Zegna EZ5038. Uma peça em titânio extremamente leve e confortável. Mesmo com tanta leveza, as lentes são muito bem presas a peça devido a tecnologia que encaixa o aro a canaleta das mesmas, proporcionando excelente acabamento e segurança.

A pintura confere a peça um toque fosco muito elegante e moderno. Em suma, gostei muito do design do óculos como um todo. Recentemente tive acesso a coleção eyewear 2016 Ermenegildo Zegna e posso afirmar que ela está imperdível.

Impressões sobre Zeiss Progressiva Drivesafe

A Zeiss fez um ótimo trabalho de divulgação das lentes Zeiss Drivesafe levando formadores de opinião para pistas de testes com veículos na finalidade de mostrar os benefícios da tecnologia. O Blog do Paulus escolheu o dia a dia como cenário de testes onde a lente foi submetida ao longo de dois meses a todas as situações possíveis e imagináveis.

Como a divulgação foi muito forte quanto a utilização das lentes para dirigir, a minha grande vontade foi conduzir veículos utilizando as minhas progressivas Zeiss Drivesafe. Não foi num Mercedes mas foi no meu Peugeot (risos!).
Armação e lentes elegantes e discretas

A primeira coisa que eu aprendi nos testes é que de nada adianta uma lente de alta tecnologia se o vidro do seu carro está sujo. Após dirigir um pouco com o vidro sujo, fui a um posto e lavei os meus vidros para que não houvesse interferência da sujeira do vidro com a qualidade de visão das minhas lentes. Outra coisa que eu aprendi é que não adianta o vidro do carro estar limpo e sua lente do óculos estar suja. 

Por incrível que pareça, a limpeza das lentes foi o primeiro item que as circunstâncias do dia a dia do teste me levaram a avaliar. Toda linha antirreflexo Duravision é com certeza uma grande evolução em relação as gerações anteriores desta tecnologia dentro da própria Zeiss, porém na minha opinião, o ponto fraco de toda linha Duravision, inclusive de Drivesafe é a eficiência de limpeza das lentes. Na lavagem com água fria e detergente neutro, após enxaguar bastante assim como no Duravision Platinum tive dificuldades em enxugar as lentes Drivesafe com lenço de papel macio. Em suma, as propriedades hidrofóbicas e lipofóbicas poderiam ser melhores, sendo que a dificuldade de limpeza aumenta quando a mesma é feita a seco mesmo utilizando lenço de microfibra especial. Surpreendentemente Lotutec é mais fácil de limpar do que Duravision.
Na rua, com Photofusion ativado!

Agora com vidros limpos e lentes limpas o teste revelou tanto a eficiência de Zeiss Drivesafe quanto ao trato do ofuscamento quanto do próprio campo visual do multifocal em questão. O campo visual de Zeiss Progressiva Drivesafe é muito bem otimizado para visão de longe com ótima visão lateral. Percebe-se que "corredor da lente" é um pouco mais longo fazendo com que a visão intermediária e de perto se posicionem como num "multifocal digital clássico", isso é, cumprindo bem a função de leitura e passagem de grau mas não com toda a eficiência das lentes top de linha como a Zeiss Progressiva Precision Superb e Zeiss Progressiva Individual 2. Concluindo sobre o tópico, o campo visual da lente é ótimo mas não vai agradar plenamente quem faz muita leitura/computador (hard users) ou usuários das lentes multifocais (progressivas) top da Zeiss. 

Para os usuários de lentes Zeiss top sugiro se manter na top e para quem dirige bastante mas faz muita leitura sugiro ter Zeiss Progressiva Drivesafe para uso geral e lentes ocupacionais Zeiss Officelens para área de trabalho (perto e média distância). Para quem usa os demais multifocais Zeiss (GT2, Classic ou Precision Plus) ou similares de outros fabricantes, posso afirmar que vão gostar muito do campo visual da Zeiss Progressiva Drivesafe.


Assista ao vídeo explicativo sobre Zeiss Drivesafe e saiba abaixo minhas impressões.

Zeiss Drivesafe vai além das obrigações que toda lente antirreflexo de qualidade deve (ou deveria) oferecer quanto ao controle dos ofuscamentos da luz. Toda lente antirreflexo de qualidade deve controlar o "volume" do ofuscamento causado pelas luzes artificiais evitando a sensação de ver raios de luz se expandindo além do normal num farol de carro por exemplo. Zeiss Drivesafe além de controlar o avanço do ofuscamento, controla também a cor e o brilho desta luz ofuscante. Essa eficiência vem das propriedades antirreflexivas que foram projetadas para o controle da luz artificial azul, cor essa responsável pelo nosso desconforto ocular. Em suma, Zeiss Drivesafe proporciona o melhor controle de ofuscamento que eu já testei numa lente antirreflexo e esse fato não se deve apenas ao controle do avanço do ofuscamento mas principalmente do controle da cor do ofuscamento dos faróis dos carros, lâmpadas dos postes e todas as fontes artificiais de ofuscamento. Show de bola!

A tecnologia antirreflexiva Zeiss Drivesafe recebe do Blog do Paulus a nota 9,5. Infelizmente não ganha nota 10 devido a falta de eficiência de suas propriedades de limpeza se comparadas aos demais antirreflexos top de linha de outros fabricantes.

Notas da Avaliação Cotidiana (campo visual do multifocal)

Assim como todas as lentes progressivas testadas, os aspectos visuais que recebem nota são:
  1. Visão de longe (largura do campo, nitidez e contraste visual)
  2. Visão de perto (nitidez,largura e altura do campo)
  3. Visão intermediária (posição do campo e velocidade de foco)
  4. Visão periférica estática (avaliação das distorções laterais, movimentando apenas os olhos)
  5. Visão periférica dinâmica (avaliação das distorções laterais, movimentando a cabeça e os olhos)
  6. Transição (avaliação da passagem de grau que vai da visão de longe até a de perto)
  7. Visão global (avaliação do balanceamento entre os campos visuais, incluindo longe, intermediário, perto e periférico)
As notas para Zeiss Progressiva Drivesafe foram distribuídas desta forma:
  1. Visão de longe = 10,00
  2. Visão de perto = 8,00
  3. Visão intermediária = 8,50
  4. Visão periférica estática = 9,50
  5. Visão periférica dinâmica = 10,00
  6. Transição = 10,00
  7. Visão global = 9,50
A nota final da lente vem da média de todas as notas. O resultado final é 9,36.

Esse resultado faz com que Zeiss Progressiva Drivesafe fique com a 5ª posição do ranking Blog do Paulus para avaliação de lentes multifocais progressivas.

Ranking Geral:

Ranking Geral:

1º Lugar: Shamir Autograph III = 9,86
2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
3º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
4º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
5º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
6ª Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
7ª Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
8ª Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
9º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
9° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
9º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
10º Lugar: HB Sharp = 8,50
10º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
11º Lugar: Kodak Precise = 7,36
12º: Lugar: "X" = 0,00

Agradecimentos: Carl Zeiss Vision e Marcolin (distribuidora exclusiva dos óculos Ermenegildo Zegna)

Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.

Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.

A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"

AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$10,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.
 

 Licença Creative Commons
O trabalho Review exclusivo Zeiss DriveSafe + Ermenegildo Zegna de Blog do Paulus está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.blogdopaulus.com.


Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença