Blog do Paulus: Review Exclusivo Optiswiss be 4ty HD5 + Persol Terra e Oceano

Review Exclusivo Optiswiss be 4ty HD5 + Persol Terra e Oceano

Introdução.

As lentes digitais free form Optiswiss ainda não são muito conhecidas no Brasil e o Blog do Paulus aceitou o convite para testar uma das suas multifocais progressivas mais avançadas, a be 4ty HD5.

A Optiswiss é um tradicional fabricante europeu de lentes que oferece suas soluções para diversos países desde 1937. Optiswiss fechou no Brasil um acordo de exclusividade de produção e distribuição de suas lentes com a Braslab, consolidado laboratório óptico digital sediado em São Paulo - capital.

A linha de lentes desde a visão simples até as multifocais progressivas é bem variada e o produto que tive oportunidade de testar foi a progressiva Optiswiss be 4ty HD5, top de linha no Brasil e um degrau abaixo da lente top internacional, a be 4ty HDQ que ainda não é comercializada por aqui.

Devido a minha alta sensibilidade a claridade, precisava de lentes multifocais solares então solicitei a Optiswiss que me cedesse as lentes be 4ty HD5  na sua versão polarizada com antirreflexo interno. Evidentemente toda a linha Optiswiss está disponível não só em versão solar mas também em lentes incolores com antirreflexo e também com a tecnologia fotossensível Transitions. A escolha da lente solar foi para a minha conveniência.

Já vou avisando aos que gostam de causar polêmica que uma "lente escura" não vai influenciar positivamente ou negativamente na minha avaliação pois consigo discernir adequadamente as características e benefícios de lentes progressivas em qualquer configuração e de forma totalmente imparcial.

Persol Terra e Oceano.

Sempre considerei os óculos Persol muito elegantes e resolvi adquirir (desta vez não me foi cedida a armação) o modelo solar da coleção Vintage Celebration que na sua variável chamada "Justaposição Contemporânea" tem a peça Terra e Oceano. Trata-se de um óculos solar bicolor que em sua parte superior tem a cor marrom representando a terra e na parte inferior a cor azul representando o oceano.

O óculos é charmoso, discreto e chama a atenção pela elegância na combinação de cores e no design consagrado e inconfundível da Persol. As lentes originais são da cor verde G15 por isso pedi para a Optiswiss fazer minhas lentes solares polarizadas be 4ty HD5 também na cor verde G15, assim consegui manter os padrões originais da peça. Terra e Oceano também tem sua versão para lentes incolores, com dimensões mais reduzidas do que o solar.

Mais informações sobre a coleção Vintage Celebration da Persol acesse: http://www.persol.com/usa/special-edition/vintage-celebration

Optiswiss be 4ty HD5.

Optiswiss be 4ty HD5 é uma lente multifocal progressiva otimizada de acordo com a graduação obtida no exame de vista, medidas do usuário e medidas da armação a ser utilizada. Este processo de otimização visa proporcionar maior precisão visual através de cálculos ópticos avançados que compensam as diferenças entre o óculos de prova do oftalmologista (refrator) e o óculos de uso real do consumidor.

Além da minha graduação, envie a Optiswiss Brasil (representada por Braslab) todos os dados técnicos da peça Persol Terra e Oceano quanto as suas curvaturas, inclinações, distância lente x olho e distância de leitura fora as tradicionais medidas de DNP (distância pupilar) e altura.

Mesmo sendo usuário de lentes top de linha de cada um dos fabricantes testados, minha adaptação com a Optiswiss be 4ty HD5 foi relativamente fácil e rápida devido aos seus fatores de otimização. Ao utilizar diariamente as lentes, já que são meus óculos de sol, dá para perceber que os campos visuais de be 4ty HD5 estão posicionados numa boa performance; bem semelhante as lentes de cada fabricante que estão um degrau abaixo de suas lentes top. Vou fazer de forma objetiva logo abaixo a avaliação sobre cada um dos itens que norteiam o "ranking Blog do Paulus para avaliação de lentes multifocais progressivas.

Review.

Visão de Longe

A visão de longe da lente Optiswiss be 4ty HD5 possui bom contraste visual e foco preciso porém fica um pouco mais restrita devido a presença de leves distorções laterais localizadas um pouco acima da linha de marcação da pupila, por isso leva nota 8,50.

Visão de Perto

A visão de perto é clara, nítida e com campo bem posicionado de acordo com as minhas medidas de distância pupilar, porém há distorções laterais um pouco mais acentuadas do que nas lentes que ocupam as primeiras posições do ranking. Nota 8,00.

Visão Intermediária

A visão intermediária possui bom foco numa porção bem delimitada do corredor vertical da lente não se estendendo em toda a sua linha ou em sua maioria. Nota 8,00.

Visão Periférica Estática

A visão periférica estática, aquela que avaliamos quando olhamos só com os olhos a área lateral da lente é o "calcanhar de Aquiles" da lente Optiswiss be 4ty HD5 pois apresenta distorções que são um pouco mais difíceis de serem absorvidas no período inicial de adaptação. Elas são absorvidas porém de forma mais lenta do que boa parte das lentes progressivas avaliadas pelo Blog do Paulus. Nota 8,50.

Visão Periférica Dinâmica

Quando movimento horizontalmente a cabeça, as distorções laterais de Optiswiss be 4ty HD5 ficam um pouco mais suaves e fáceis de absorver inicialmente devido aos efeitos de flutuação estarem mais equilibrados. Nota 8,50.

Transição

A transição de grau é o ponto mais forte da lente Optiswiss be 4ty HD5 pois a passagem vertical da graduação de longe, passando pela intermediária e chegando na de perto é bem suave e equilibrada mas o corredor vertical utilizado é um pouco longo. Nota 8,50.

Visão Global

Levando em consideração o equilíbrio das notas nos itens anteriores considero que a visão como um todo da lente Optiswiss be 4ty HD5 acaba coincidindo com a média final atribuída a lente: 9,00.

Enfim, as notas para a lente Optiswiss be 4ty HD5 foram distribuídas desta forma:


  1. Visão de longe = 8,50
  2. Visão de perto = 8,00
  3. Visão intermediária = 8,00
  4. Visão periférica estática = 8,50
  5. Visão periférica dinâmica = 9,00
  6. Transição = 8,50
  7. Visão global = 9,00


Somando todas as notas e dividindo-as por 7 (número total de itens) a nota final de Optiswiss be 4ty HD5 é 8,50. Com esta pontuação, a lente ocupa a nona posição no ranking Blog do Paulus de lentes multifocais progressivas.

Ranking Geral:

1º Lugar: Shamir Autograph III = 9,86
2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
3º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
4º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
5º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
6ª Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
7ª Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
8ª Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
9º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
9° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
9º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
10º Lugar: HB Sharp = 8,50
10º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
11º Lugar: Kodak Precise = 7,36
12º: Lugar: "X" = 0,00

Agradecimentos: Optiswiss Brasil - representada por Braslab.

* Seguem abaixo considerações que validam a liberdade de expressão do autor na sua opinião imparcial sobre os produtos por ele testados:

Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.

Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.


A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$10,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.

 

Licença Creative Commons
O trabalho Review Exclusivo Optiswiss be 4ty HD5 + Persol Terra e Oceano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.blogdopaulus.com.


Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença