Blog do Paulus: Review Exclusivo Shamir Attitude III

Review Exclusivo Shamir Attitude III

Finalmente consegui tempo suficiente para escrever com qualidade minhas impressões sobre este interessante lançamento da Shamir no Brasil.

Shamir Attitude III é uma lente multifocal progressiva concebida para alta performance de campo visual em óculos curvados, sejam eles para uso urbano ou esportivo.

Falando em perfis de uso, Shamir Attitude III pode ser feita em duas versões:

- Sport: possui campo visual balanceado em sua área inferior para reduzir as distorções e saltos de imagem durante a utilização em esportes com terreno irregular ou caso a pessoa esteja em "trepidação" (montain bike, por exemplo).


- Fashion: para utilização urbana com mais estabilidade de campo para andar, descer escadas, atravessar ruas etc.


O perfil solicitado por mim foi o fashion já que faço uso de óculos solares todos os dias com grande exigência para as funções que acabei de descrever acima.

Particularmente gosto de óculos solares curvados mas hoje em dia é muito difícil encontrar uma peça com lente de curva 8,00 que caiba na minha cabeça, já que sou um "cara um pouco grande". Daí apelei para os óculos que mais respeitam a minha anatomia neste sentido, os "fora de catálogo" da Oakley, em especial o "Big Taco". A peça é feita nos Estados Unidos com acetato de qualidade e um ótimo acabamento para um óculos solar "standard". O modelo está fora de catálogo mas caso o amigo grande encontre-o em alguma ótica eu só posso dizer "compre-o". 

Oakley, um recado: Paulus Maciel e uma legião de pessoas sente muitas saudades de modelos grandes que merecem reedições como Big Taco, Pit Bull, Pit Boss e o inesquecível Monster Dog.


Agradeço a Shamir Brasil por sempre confiar na isenção do meu trabalho e ceder as lentes para o review. O Oakley Big Taco paguei do meu próprio bolso.

As minhas lentes Shamir Attitude III Fashion foram feitas em policarbonato com filtro polarizador na cor marrom e antirreflexo Glacier Plus aplicado na face interna.

Ao vestir o óculos não senti desconforto que normalmente ocorre quando usamos um multifocal montado numa curva alta como a 8,00. Isso me deixou motivado a usar o óculos na primeira oportunidade para testá-lo exaustivamente. Como fiquei sem agenda para escrever o review, aproveitei para testar a lente inúmeras vezes nas mais diversas situações da vida urbana. A partir de agora vou descrever as minhas sensações ao utilizar Shamir Attitude III em todos os campos visuais, desta forma atribuirei as notas ao review.

Visão de Longe

A visão de longe da Shamir Attitude III é ampla e sem nenhuma distorção a ser percebida próxima a visão central. O foco é preciso como numa lente progressiva Shamir de curva mais baixa porém ao explorar um pouco além da visão central, percebi pequenas distorções (zona de segurança) ao me aproximar da lateral da lente (para os especialistas, visão extra foveal). Devido a percepção desta zona de segurança na região lateral superior, mesmo em visão binocular, dou para o campo de longe nota 9,50.


Visão de Perto

A visão de perto é ótima. Maior do que muita lente multifocal conhecida no mercado. Consigo ler o celular e um livro pequeno sem ter que mover minha cabeça. A distorção lateral é um pouquinho maior do que na Autograph III e por isso dou nota 9,00.

Visão Intermediária

Finalmente um multifocal curva 8,00 que não não se parece com um bifocal invisível. A visão intermediária é muito boa e seu foco é preciso na leitura de tablets e smartphones. 

Ao dirigir o meu carro consigo ver com precisão o painel do mesmo. Não precisei procurar foco mexendo a cabeça para usar a média distância e por isso posso dar a nota 9,50.

Visão Periférica Estática

Ao movimentar meus olhos em direção a lateral da lente posso encontrar facilmente as distorções (zonas de segurança) que com o tempo não são absorvidas como nos multifocais de curvatura normal. Por ser um multifocal de curva 8,00 o resultado na distorção lateral é surpreendente, pois é melhor do que muitas lentes "retas" que eu já testei. Nota 9,00.

Visão Periférica Dinâmica

A visível e não absorvida zona lateral de segurança (distorção lateral) é potencializada quando movimento horizontalmente a cabeça. As flutuações acontecem mas não incomodam ao ponto de desestabilizar a imagem. Mais uma vez um resultado surpreendente para um multifocal com curva 8,00. A nota para este quesito é 9,00.

Transição

Na minha opinião o ponto mais forte desta lente. A passagem do grau de longe para o de perto ao caminhar, descer escadas ou numa pequena corrida para atravessar a rua é muito suave e estável, proporcionando muita segurança para usar a lente nessas situações. Nota 10,00.

Visão Global

A visão global reflete muito os resultados obtidos pela lente na visão de longe, periférica estática e periférica dinâmica. Sem muito comentário, replica-se a nota 9,00.  

Declaro que em virtude da minha experiência com o produto, Shamir Attitude III Fashion tornou-se o meu óculos de sol oficial para uso diário.

Enfim, as notas para a lente Shamir Attitude III Fashion foram distribuídas desta forma:

  1. Visão de longe = 9,50
  2. Visão de perto = 9,00
  3. Visão intermediária = 9,50
  4. Visão periférica estática = 9,00
  5. Visão periférica dinâmica = 9,00
  6. Transição = 10,00
  7. Visão global = 9,00

Somando todas as notas e dividindo-as por 7 (número total de itens) a nota final de Shamir Attitude III Fashion é 9,28. Com esta pontuação, a lente ocupa a sexta posição no ranking Blog do Paulus de lentes multifocais progressivas.


Ranking Geral:

1º Lugar: Shamir Autograph III = 9,86
2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
3º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
4º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
5º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
6ª Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
7ª Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
8ª Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
9º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
9° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
9º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
10º Lugar: HB Sharp = 8,50
10º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
11º Lugar: Kodak Precise = 7,36
12º: Lugar: "X" = 0,00

Agradecimentos: Shamir Brasil.

* Seguem abaixo considerações que validam a liberdade de expressão do autor na sua opinião imparcial sobre os produtos por ele testados:

Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.

Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.


A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.


Licença Creative Commons
O trabalho Review Exclusivo Shamir Attitude III está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.blogdopaulus.com.

AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$10,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.
 

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença