Blog do Paulus: Review Exclusivo Multifocal HB Sharp

Review Exclusivo Multifocal HB Sharp

Matéria escrita por Paulus Maciel - Direitos Reservados

Nesta matéria exclusiva eu testei a lente multifocal HB Sharp que apresentou uma ótima relação custo x benefício. Vale a pena ler o resultado!

HB - Hot Buttered

Nascida em 1971 a australiana Hot Buttered até meados de 1981 se dedicou a produção de pranchas de surf com designs diferenciados para um corte de onda mais eficiente. A partir de 1981 a marca além de se dedicar as pranchas começou a apresentar inovações em óculos de sol, roupas, skates, acessórios e equipamentos.

HB Vision - História

Desde 1981 trabalhando com óculos de sol que entendem a necessidade e o estilo de vida de seus consumidores, a HB Brasil em parceria com a Braslab Optical lançou recentemente sua divisão de lentes para óculos. A HB Vision tem como objetivo oferecer inovações em lentes para óculos, atendendo as mais diversas necessidades, não só na linha esportiva mas também em todo o universo do usuário de receituário óptico.

HB Vision - Produtos

Atualmente a HB Vision possui um portfólio de lentes para óculos visão simples, multifocais e ocupacionais com as mais avançadas tecnologias de design, materiais e tratamentos. O posicionamento dos produtos HB Vision vai ao encontro do desejo do público brasileiro que busca lentes de alta tecnologia por um preço muito atrativo. Uma equação perfeita de custo x benefício.

Multifocais Digitais HB Vision - Portfólio do Fabricante

O portfólio recente da HB Vision apresenta três soluções em lentes multifocais digitais:

  1. HB Dynamic - Visão de longe e visão periférica otimizadas.
  2. HB Sharp Curve - Otimizadas para o uso em armações esportivas curvadas.
  3. HB Sharp - Ótimo desempenho visual em todas as distâncias com ênfase no campo de perto.
Multifocal HB Sharp - Posicionamento do Fabricante

Conforme informado acima, a lente multifocal HB Sharp possui um campo visual desenhado digitalmente pela tecnologia HDP de forma balanceada com importante destaque a performance da visão de perto.

A tecnologia digital free form HDP calculada para as lentes multifocais HB Sharp utiliza quatro abordagens de otimização visual:
  1. Corredor variável - transição de grau entre longe, intermediário e perto com variações
    suaves que permitem que esses campos visuais sejam estáveis e de uso agradável.
  2. Interação Binocular - lentes construídas entendendo as diferentes necessidades na visão tanto do olho direito quanto do esquerdo, proporcionando maior suavidade entre as áreas de visão.
  3. Medição ponto a ponto - os campos visuais são desenhados digitalmente ponto a ponto com ótima precisão, garantindo maior ganho de foco e definição de cores mais vivas.
  4. Ergonomia natural - toda a transição de grau da lente é focada na distribuição dos campos de acordo com a postura natural do usuário. Maior conforto ao longo do dia.
Multifocal HB Sharp - Review 

A lente que eu testei por 30 dias seguidos foi a multifocal HB Sharp em resina 1.67 com tecnologia fotossensível Transitions Signature e antirreflexo Hiperclean Dual + onde pude chegar a opinião sobre sua performance através dos seguintes quesitos:

1- Visão de longe: Confortável e usual porém com algumas intervenções bem definidas nas laterais superiores, algo esperado para uma lente que apresentou maior destaque em sua visão de perto. 
Nota: 8,00.

2- Visão de perto: A lente possui balanceamento mas a área de perto é de fato maior do que muitas lentes multifocais top de linha que eu já testei. Na minha percepção a transição de grau da lente inicia rapidamente oferecendo assim um campo de perto com um tamanho consideravelmente grande para uma lente multifocal. A área de perto possui foco bem definido com intervenções laterais muito menores do que as encontradas na visão de longe. Nota: 10,00.

3- Visão intermediária: Confirmando a minha percepção de que a transição de grau se inicia rapidamente, a visão intermediária fica com uma faixa um pouco mais restrita porém com boa definição de imagem. Consegui encontrar uma posição agradável para enxergar a média distância na faixa descrita. Nota: 8,00.

4- Visão periférica estática: As intervenções mais conhecidas como "distorções laterais" presentes em todas as lentes multifocais, encontram-se numa área bem definida na lente HB Sharp. Quando minha cabeça está parada e apenas os olhos se movimentam, as intervenções são percebidas numa porção que vai da parte superior até a média inferior da lente. As distorções foram bem absorvidas por mim mas continuam presentes, mais amenas agora. Nota: 8,00.

5- Visão periférica dinâmica: O mesmo teor de intervenções que eu encontrei na visão periférica estática eu também percebi quando movimentei minha cabeça para observar a visão lateral. 
Nota: 8,00.

6- Transição: A transição de grau da HB Sharp é bem interessante pois é rápida, delimitando bem o campo de longe, passando por uma discreta faixa intermediária e iniciando um grande campo de perto para leitura confortável. Nota: 9,00.

7- Visão Global: A visão como um todo é balanceada porém mostra uma vocação muito mais apurada para otimização da visão de perto. Nota: 8,50.

Todas as notas foram somadas e dividas por 7 para nos mostrar qual a média final da lente testada.

A lente multifocal HB Sharp neste review apresentou a nota final: 8,50. Um ótimo resultado para uma lente da sua faixa de preço. Temos então uma lente muito recomendada por sua ótima relação custo x benefício.

A lente HB Sharp empata com Varilux Comfort 360º na 15ª posição do **ranking Blog do Paulus para avaliação de lentes multifocais. Agora o ranking apresenta-se da seguinte forma:
Ranking Geral:
26 lentes multifocais testadas pessoalmente por Paulus Maciel

1º Lugar:Shamir Autograph III = 9,86
2° Lugar: Optiswiss be4ty+ S Fusion Perfect = 9,78
3° Lugar: Shamir Autograph In Touch As- Worn Blue Zero = 9,71
3º Lugar: Hoyalux ID Mystyle V+ = 9,71
4º Lugar: Hoyalux Lifestyle 3i = 9,64
4º Lugar: Zhetta Magnum = 9,64
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
5º Lugar: Prime Maxima 4K = 9,57
5º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
6º Lugar: Prime Supera 4Ki = 9,50
7º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
8º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
9º Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
10º Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
11º Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
12º Lugar: Variview Série Platina = 8,93
13° Lugar: Zeiss Progressiva EnergizeME = 8,86
13º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
13° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
13º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
14º Lugar: HB Custom ID = 8,57
15º Lugar: HB Sharp = 8,50
15º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
16º Lugar: Kodak Precise = 7,36
17º Lugar: [Fabricante via advogado não aceitou a nota baixa] = 6,50

Agradecimentos: HB Vision e Braslab.

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:


Licença Creative Commons
O trabalho Review Exclusivo Multifocal HB Sharp está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.blogdopaulus.com.




** Seguem abaixo considerações que validam a liberdade de expressão do autor na sua opinião imparcial sobre os produtos por ele testados:

Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.

Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.


A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

***Imagens meramente ilustrativas captadas pela internet.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença