Blog do Paulus: Review Exclusivo Optiswiss be 4ty HD5 (Nova Geração)

Review Exclusivo Optiswiss be 4ty HD5 (Nova Geração)


As lentes multifocais digitais free form Optiswiss be 4ty HD5 foram lançadas recentemente numa nova geração, com um cálculo de campo visual ainda mais aprimorado, tanto que o Blog do Paulus foi convidado novamente a testar a lente. Pela primeira vez o Blog do Paulus testa a evolução de uma lente multifocal em relação a sua versão anterior. Isso é muito bom!

Relembrando, a  Optiswiss é um tradicional fabricante europeu de lentes que oferece suas soluções para diversos países desde 1937. Optiswiss fechou no Brasil um acordo de exclusividade de produção e distribuição de suas lentes com a Braslab, consolidado laboratório óptico digital sediado em São Paulo - capital.

Devido a minha alta sensibilidade a claridade, necessito utilizar constantemente a tecnologia fotossensível então solicitei a Optiswiss que me cedesse as lentes be 4ty HD5 com Transitions. Toda a linha Optiswiss está disponível não só em Transitions mas também em versão solar polarizada para quem exige uma visão com menos ofuscamentos. O antirreflexo aplicado nas lentes Optiswiss é o super hidrofóbico Hiperclean Dual +.


Optiswiss be 4ty HD5.

Optiswiss be 4ty HD5 é uma lente multifocal progressiva personalizada que reduz as distorções e amplia o campo visual do usuário corrigindo a amplitude levando em consideração não só a graduação mas todas as medidas e ajustes de armação que podem gerar discrepâncias em relação a precisão visual observada pelo usuário durante seu exame de vista. A correção de tais discrepâncias proporciona uma visão mais nítida e com cores mais vivas.

As medidas exigidas pela Optiswiss Brasil (representada por Braslab) são:

Ajuste de inclinação do aro
  1. Ângulo de curvatura frontal da armação
  2. Ângulo de ajustes das hastes para inclinação do aro
  3. Distância vértice (distância entre a lente e a curvatura da córnea)
  4. Distância naso pupilar para longe
  5. Distância naso pupilar para perto, visando a personalização do campo de leitura
  6. Altura pupilar
Ao adquirir suas lentes multifocais Optiswiss be 4ty HD5 exija que o profissional óptico ajuste perfeitamente sua armação para depois disso tirar todas as medidas descritas acima.

Controle das distorções - multifocal convencional
Logo quando vesti a nova geração do multifocal Optiswiss be 4ty HD5 percebi rapidamente a grande diferença (para melhor!) em todos os campos visuais. Essa impressão confirma a o emprego de uma tecnologia exclusiva para cálculo digital free form onde os dois lados da lente possuem variações de curvatura para justamente potencializar os benefícios da personalização descrita nesta matéria. 
Controle das distorções - Optiswiss be 4ty HD5

Vou fazer de forma objetiva logo abaixo a avaliação sobre cada um dos itens que norteiam o "ranking Blog do Paulus para avaliação de lentes multifocais progressivas.

Review.

Visão de Longe

A visão de longe da nova lente Optiswiss be 4ty HD5 possui contraste visual aprimorado. Percebi claramente que as cores estão mais vivas do que na versão anterior, bem como a precisão também foi ajustada para melhor. A nota subiu de 8,50 para 9,50.

Visão de Perto

A visão de perto é tão clara e nítida quanto a versão anterior. A melhoria está no tamanho horizontal e vertical do campo que aumentou, proporcionando mais conforto na leitura e isso fez toda a diferença! A nota subiu de 8,00 para 9,50.

Visão Intermediária

Aquela porção bem delimitada do corredor vertical da lente que restringia a média distância foi aumentada, possibilitando o foco mais rápido. A nota subiu de 8,00 para 9,00.

Visão Periférica Estática

A visão periférica estática, aquela que avaliamos quando olhamos só com os olhos a área lateral da lente que era o "calcanhar de Aquiles" da lente Optiswiss be 4ty HD5 teve suas distorções bem reduzidas em sua nova versão. Esse ponto da lente me deixava muito incomodado e foi resolvido com uma boa performance. A nota subiu de 8,50 para 9,50.

Visão Periférica Dinâmica

Quando movimento horizontalmente a cabeça, as distorções laterais de Optiswiss be 4ty HD5 ficaram ainda mais suaves mais suaves e fáceis de absorver do que a versão anterior. A nota foi de 8,50 para 9,50.

Transição

A transição de grau que já era o ponto mais forte da lente Optiswiss be 4ty HD5 foi confirmado pois a passagem vertical da graduação de longe, passando pela intermediária e chegando na de perto está ainda mais bem suave e equilibrada e o corredor vertical utilizado está um pouco mais curto. A nota subiu de 8,50 para 9,50.

Visão Global

Levando em consideração que nova Optiswiss be 4ty HD5 melhorou em todos os seus campos, posso considerar que sua visão global agora é superior. A nota subiu de 9,00 para 9,50.

Devido a todas as suas modificações, a nova lente Optiswiss be 4ty HD5 teve suas notas distribuídas da seguinte forma:
  1. Visão de longe = 9,50
  2. Visão de perto = 9,50
  3. Visão intermediária = 9,00
  4. Visão periférica estática = 9,50
  5. Visão periférica dinâmica = 9,50
  6. Transição = 9,50
  7. Visão global = 9,50

Somando todas as notas e dividindo-as por 7 (número total de itens) a nota final de Optiswiss be 4ty HD5 é 9,43. Com esta pontuação, a nova geração da lente ocupa a sétima posição no ranking Blog do Paulus de lentes multifocais progressivas.


Ranking Geral:
26 lentes multifocais testadas pessoalmente por Paulus Maciel

1º Lugar:Shamir Autograph III = 9,86
2° Lugar: Optiswiss be4ty+ S Fusion Perfect = 9,78
3° Lugar: Shamir Autograph In Touch As- Worn Blue Zero = 9,71
3º Lugar: Hoyalux ID Mystyle V+ = 9,71
4º Lugar: Hoyalux Lifestyle 3i = 9,64
4º Lugar: Zhetta Magnum = 9,64
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
5º Lugar: Prime Maxima 4K = 9,57
5º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
6º Lugar: Prime Supera 4Ki = 9,50
7º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
8º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
9º Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
10º Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
11º Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
12º Lugar: Variview Série Platina = 8,93
13° Lugar: Zeiss Progressiva EnergizeME = 8,86
13º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
13° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
13º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
14º Lugar: HB Custom ID = 8,57
15º Lugar: HB Sharp = 8,50
15º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
16º Lugar: Kodak Precise = 7,36
17º Lugar: [Fabricante via advogado não aceitou a nota baixa] = 6,50

Agradecimentos: Optiswiss Brasil - representada por Braslab.

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:

* Seguem abaixo considerações que validam a liberdade de expressão do autor na sua opinião imparcial sobre os produtos por ele testados:

Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.

Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.


A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.




Licença Creative Commons
O trabalho Review Exclusivo Optiswiss be 4ty HD5 (Nova Geração) está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.blogdopaulus.com.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença