Blog do Paulus: Review Exclusivo Hoyalux Premium

Review Exclusivo Hoyalux Premium

Introdução

Os reviews de lentes multifocais progressivas estão entre os artigos mais lidos do Blog do Paulus, pois os relatos mostram a pura verdade quanto aos reais benefícios dos produtos.

Paulus Maciel na condição de profissional independente testa lentes multifocais progressivas de diversos fabricantes para que o consumidor possa julgar qual a melhor relação custo x benefício entre elas. Nem sempre o que os fabricantes anunciam revela a real performance das lentes, sendo que algumas decepcionam e outras superam expectativas.

Desta vez para a minha grata surpresa, Hoyalux Premium superou as minhas expectativas.

Sobre o produto

Hoyalux Premium é uma lente multifocal digital free form produzida pela Hoya Vision Care através da tecnologia denominada por ela como "Premium Freeform Technology" que se sustenta através dos seguintes argumentos técnicos e de benefícios:
  • Otimização da graduação do usuário de acordo com a distância da lente em relação ao olho, proporcionando melhor experiência de acuidade visual.
  • Superfície atórica que aproxima as laterais da lente do olho do usuário para reduzir as distorções laterais e otimizar a visão dinâmica.
  • Posicionamento do campo de perto de acordo com o perfil de curvatura, graduação de longe e graduação de perto, fazendo com a leitura fique mais agradável e com a melhor postura possível.






A Hoya Vision Care quis reunir num só produto as melhores características e benefícios de dois consagrados multifocais da marca que são Hoyalux Wide PRO e Hoyalux Summit (conhecidas pelo ótimo campo de perto).

Review do produto

O produto gentilmente oferecido ao Blog do Paulus foi Hoyalux Premium 1.67 Sensity Blue Control. Gostei da configuração pois vou poder comentar sobre a lente e também sobre a tecnologia fotossensível Sensity além do antirreflexo especial Blue Control.

Como havia comentado anteriormente a lente realmente superou as minhas expectativas, tanto que apresentou performance muito próxima aos multifocal Hoya que está "uma categoria acima" que é o já testado Hoyalux Lifestyle V+. Isso já me faz chegar a primeira conclusão: Hoyalux Premium possui uma excelente relação custo x benefício.

Antes de iniciar com as notas por performance visual, gostaria de comentar sobre a tecnologia fotossensível Sensity e do antirreflexo especial Blue Control.

Sensity

Hoyalux Premium Sensity super escura!
Sou usuário de lentes fotossensíveis há muitos anos e Sensity para mim foi uma agradável surpresa pois seu escurecimento é muito eficiente, proporcionando a mim um conforto excepcional. Sensity é extremamente sensível as mudanças de ambiente e isso faz com que as lentes dotadas dessa tecnologia escureçam rapidamente. A velocidade para clarear na minha opinião também é rápida, cerca de 5 minutos.

Blue Control

O antirreflexo Blue Control é especialmente desenvolvido para reduzir a fadiga visual dos usuários da vida digital. Posso afirmar que é uma experiência bem interessante, pois Blue Control controla a luz azul proveniente dos monitores de computador e outros displays digitais.

Devido ao controle da luz azul, a imagem fica com um pano de fundo amarelado que de início causa estranheza mas depois realmente te deixa mais "relaxado". Depois de duas semanas de uso eu chego a conclusão que a luz azul realmente é agressiva e quando é controlada proporciona ótimo conforto e contraste visual.


O reflexo residual de Blue Control é azul e bem forte. As pessoas me indagaram "nossa, o seu antirreflexo tem uma cor diferente". Alguns não gostaram da cor, outros elogiaram e eu me acostumei, já que na minha opinião o benefício visual compensa uma cor residual mais forte.


Se eu recomendo Blue Control? Sim, eu recomendo.


Hoyalux Premium

A visão de longe é bem ampla e nítida, mas não chega a ter simetria horizontal, ou seja campo horizontal de longe 100% livre. Isso se deve as alterações de contraste observadas na visão lateral estática. Na minha opinião como usuário diário da lente, o campo de longe leva a nota 9,00.

As características herdadas da Hoyalux Summit logo aparecem no campo de perto onde o posicionamento da área de leitura é alto e largo. Não precisei em nenhuma situação erguer minha cabeça para fazer leituras diversas bem como usar o meu notebook. Gostei muito do resultado. O campo de perto da Hoyalux Premium leva a nota 9,50.

A visão intermediária é nítida e precisa numa área vertical um pouco mais reduzida se comparada a lentes de performance superior nesse quesito. Apesar da área um pouco mais reduzida, não tive problemas de postura ao utilizar o notebook. Isso se deve a característica mais "dura" da lente onde a transição entre o longe e o perto é mais rápida para aumentar a área de leitura. A nota para a visão intermediária da Hoyalux Premium é 9,00.

Ao olhar a lateral da lente com a cabeça parada, as mínimas alterações ficam mais visíveis. Essas alterações não chegam a gerar distorção mas mudam o contraste visual. A visão lateral estática de Hoyalux Premium fica com a nota 8,50.

Ao movimentar a cabeça, as alterações de contraste não incomodam ou se fazem presentes com tanta intensidade como na visão periférica estática. Em suma, a visão lateral dinâmica de Hoyalux Premium é ligeiramente melhor do que a estática, portanto leva nota 9,00.

A transição de grau de longe para perto é bem rápida devido ao posicionamento mais elevado do campo de perto, algo que não vai incomodar quem faz bastante leitura mas pode gerar "certa estranheza" para quem lê pouco e fica muito tempo em atividades dinâmicas. Em linhas gerais a transição de grau da Hoyalux Premium leva a nota 8,50.
A visão global, isso é, observando a lente como um todo, posso afirmar que 
Hoyalux Premium é uma lente mais voltada ao público que faz muita leitura e usa computadores, smartphones etc. Os campos de longe e periféricos são bons mas com certeza serão mais otimizados na linha Hoyalux Lifestyle e Hoyalux Mystyle. Nota 8,50.

Enfim, as notas para Hoyalux Premium foram distribuídas desta forma:

  1. Visão de longe = 9,00
  2. Visão de perto = 9,50
  3. Visão intermediária = 9,00
  4. Visão periférica estática = 8,50
  5. Visão periférica dinâmica = 9,00
  6. Transição = 8,50
  7. Visão global = 8,50
Somando todas as notas e dividindo-as por 7 (número total de itens) a nota final de Hoyalux Premium é 8,86. Com esta pontuação, a lente ocupa a nona posição no ranking Blog do Paulus de lentes multifocais progressivas.

Algumas pessoas vão estranhar que no ranking abaixo a lente Hoyalux Premium acabou ficando com a mesma nota da Hoyalux Lifestyle V+ "um grau acima" no posicionamento de marketing da Hoya mas posso afirmar que ambas as lentes apresentam bons benefícios para perfis diferentes de usuários sendo que a Hoyalux Premium irá agradar usuários que fazem bastante leitura/computador e Hoyalux Lifestyle V+ vai agradar quem é "mais dinâmico" e faz uso menor de leitura e computador.

Conclusão

Hoyalux Premium é uma excelente relação custo x benefício em lentes multifocais para usuários que necessitam de boa performance na visão de perto.

Ranking Geral:

1º Lugar: Shamir Autograph III = 9,86
2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
2º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
3º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
4º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
5º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
6ª Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
7ª Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
8ª Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
9º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
9° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
9º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
10º Lugar: HB Sharp = 8,50
10º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
11º Lugar: Kodak Precise = 7,36
12º: Lugar: "X" = 0,00

Agradecimentos: Hoya Vision Care 

AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$10,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.
 

Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.


Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.


A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, 


Licença Creative Commons


O trabalho Review exclusivo Hoyalux Premium está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença