Blog do Paulus: Entendendo as lentes polarizadas

Entendendo as lentes polarizadas

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos Reservados.

Atendendo a pedidos de amigos, essa matéria tem como objetivo facilitar o entendimento sobre as características e benefícios das lentes solares polarizadas e quais são os seus diferenciais em relação as lentes solares comuns.

Como o próprio nome diz, as lentes polarizadas servem para filtrar a luz não polarizada.


No dia a dia de um consumidor de óculos, "luz não polarizada" é o fenômeno que se dá quando as ondas da luz solar refletem em superfícies lisas, tais como água, neve, capô de carro, vidros, estrada e areia molhada. Partes dessas ondas de luz que refletem nas superfícies lisas atingem nossa retina causando o desconfortável ofuscamento solar.

Para que esse ofuscamento seja reduzido, é necessário filtrar o plano perpendicular desta luz através dos chamados filtros polarizadores.

Na segunda foto ao lado, temos a "luz refletida" que é justamente a "luz não polarizada" que veio do sol e refletiu em alguma superfície lisa e está seguindo rumo aos nossos olhos. Antes que esta luz desordenada chegue a nossa retina, usamos lentes solares polarizadas que são formadas por filtros polarizadores em forma de "trama" onde na primeira fase as ondas horizontais são filtradas, só deixando passar as verticais e a segunda fase de filtro regula a intensidade de luz polarizada transmitida. Desta forma, ao final da filtragem, nossa retina recebe a luz com a orientação e intensidade ideais para uma visão perfeita e rica em contraste.


As lentes polarizadas são fabricadas por um processo carinhosamente chamado de sanduíche, onde os filtros polarizadores são integrados a duas camadas de resina (lente). A qualidade da ação polarizadora é permanente, pois nem a surfassagem, montagem ou riscos irão atingir os filtros polarizadores, preservando a integridade da matéria prima. Para que a polarização ocorra é necessário que o filtro a torne uma lente solar, para justamente regular de forma plena a intensidade da luz polarizada que chega a nossos olhos. A maioria dos fabricantes oferece as cores marrom e cinza na gama de lentes polarizadas.


A grande diferença entre a lente polarizada e uma lente solar comum é justamente o conforto do contraste visual. Ambas as lentes, sendo de qualidade reconhecida, protegem 100% U.V e reduzem a intensidade da luz solar, porém a lente solar comum "deixa passar" o ofuscamento visual, trazendo desconforto ao dirigir, passear, praticar esportes etc. A lente polarizada já controla esse ofuscamento, proporcionando ao usuário, através do contraste, a melhor qualidade visual possível sob a luz do sol. Esse benefício não ocorre apenas em situações de ofuscamento mas também em situações comuns nos ambientes externos, conforme foto ao lado.

Atualmente no mercado brasileiro, as lentes polarizadas são oferecidas em visão simples e multifocais de diversos materiais, tais como CR39, policarbonato e resina 1.67.

Ofereça sempre o antirreflexo na face interna das lentes polarizadas pois reduz o efeito de ofuscamento interno que dificulta a leitura de seu cliente no sol quando ele está usando suas lentes. Desta forma, tanto a visão de longe quanto intermediária e perto terão o melhor contraste visual possível com máximo conforto.

Lembre-se que a forma mais eficiente de se vender lentes polarizadas é entrevistar o seu cliente para sondar se o mesmo necessita de conforto visual  ao sol, facilitando a argumentação e o fechamento da oferta.





Demonstre sua reação em relação a esse artigo:


AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$20,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.


Licença Creative Commons
Entendendo as lentes polarizadas está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.


Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença