Blog do Paulus: Parte 8 - Solucionando Problemas na Venda e Adaptação de Óculos

Parte 8 - Solucionando Problemas na Venda e Adaptação de Óculos

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Essa é uma pequena amostra da ajuda que Paulus Maciel pode te dar para a escolha do seu novo óculos de receituário.

Caso queira dicas personalizadas de acordo com a sua receita basta doar R$20,00 via PIX para o Blog. Após a sua doação Paulus Maciel irá te atender por email solucionando suas dúvidas e recomendando as melhores lentes e armações.

Para fazer a sua doação basta ler o QR CODE localizado nos banners que estão nas laterais dessa mesma página!

Enquanto isso, boa leitura!

Nesta oitava parte da série de matérias sobre solução de problemas na venda e adaptação de óculos, vou abordar alteração de nitidez e limitação na visão intermediária no uso de lentes multifocais progressivas.

As causas mais frequentes que resultam nas queixas sobre visão intermediária são:

  1. Altura de montagem
  2. Ergonomia
  3. Escolha da lente 
  4. Refração
A marcação pupilar que definirá a posição da cruz de montagem numa lente progressiva não pode estar abaixo ou acima da pupila, pois acarretará em limitação de campo intermediário.
  • Quando a cruz de montagem fica acima da pupila, a limitação da visão intermediária ocorre quando o usuário na sua postura natural abaixa um pouco os olhos para acessar o campo, porém ele esta curto e mal posicionado. A situação melhora quando o cliente desce a armação e a coloca praticamente na ponta do nariz, rebaixando a zona intermediária para o local onde ela deveria estar de fato.

  • Quando a cruz de montagem fica abaixo da pupila, a limitação da visão intermediária ocorre quando o usuário na sua postura natural abaixa muito os olhos para encontrar o campo e só o encontra próximo a região onde sua postura costuma utilizar para a leitura de perto. A situação só melhora quando seu cliente ergue a armação, levantando a zona intermediária para o local onde ela deveria estar de fato.



Postura ergonômica para uso de computadores
Está cada vez mais comum ouvir queixas sobre limitação da visão intermediária, até mesmo quando a altura de montagem está correta. Nesse momento é importante saber com e como o seu cliente exerce suas atividades. Ao computador, percebo mais reclamações dos usuários de notebooks e isso se justifica pela falta de ergonomia entre o equipamento e seu usuário. Na entrega dos óculos e na orientação ao uso de lentes progressivas é muito bom lembrar ao cliente sobre os aspectos básicos da ergonomia:
Kit ergonômico para notebooks
  1. Distância entre 50 e 60cm entre os olhos e o monitor com brilho devidamente ajustado
  2. A área superior da tela do monitor deve estar na altura da linha dos olhos. Usuários de notebook precisam usar suportes ergonômicos para erguer o equipamento.
  3. Com esta postura, os olhos irão abaixar mais do que a cabeça e com o monitor na linha dos olhos, o acesso a visão intermediária da lente progressiva será fácil e confortável.
A escolha da lente deve estar sempre baseada na anamnese, isso é nas perguntas que você fará para sondar as necessidades de seus clientes. No caso de um usuário presbita que utiliza muito a visão intermediária, sugiro a venda de dois óculos para performance máxima:
  1. Lente progressiva freeform otimizada por altura de montagem e DNP de perto. Dê preferência escolha armações cujas alturas de montagem fiquem a partir de 17mm. Óculos para uso geral, preferencialmente com antirreflexo. 
  2. Lentes ocupacionais. Sugiro lentes que possuam perfis de distâncias pré determinadas ou perfis de distâncias individualizadas. Óculos para uso ocupacional confortável, preferencialmente com antirreflexo.
A refração também pode influenciar tanto na limitação quanto na falta de nitidez em visão intermediária, tudo depende da obtenção da graduação de perto:
  1. Se a adição estiver mais forte do que o usuário precisa, automaticamente a dioptria intermediária ficará também mais forte, ocasionando desconforto e até dores de cabeça.
  2. Se a adição estiver mais fraca do que o usuário precisa, automaticamente a dioptria intermediária ficará também mais fraca, causando falta de nitidez e contraste visual.
Demonstre sua reação em relação a esse artigo:

Licença Creative Commons
Parte 8 - Solucionando Problemas na Venda e Adaptação de Óculos está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.



Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença