Blog do Paulus: Parte 12 - Solucionando Problemas na Venda e Adaptação de Óculos

Parte 12 - Solucionando Problemas na Venda e Adaptação de Óculos

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Essa é uma pequena amostra da ajuda que Paulus Maciel pode te dar para a escolha do seu novo óculos de receituário.

Caso queira dicas personalizadas de acordo com a sua receita basta doar R$20,00 via PIX para o Blog. Após a sua doação Paulus Maciel irá te atender por email solucionando suas dúvidas e recomendando as melhores lentes e armações.

Para fazer a sua doação basta ler o QR CODE localizado nos banners que estão nas laterais dessa mesma página!

Enquanto isso, boa leitura!

Nesta décima segunda parte da série de matérias sobre solução de problemas na venda e adaptação de óculos, vou abordar tomada de medida e ajustes de armação para lentes personalizadas.

Quando o usuário é submetido ao exame de refração, as condições ópticas são bem diferentes das apresentadas num óculos, já que a armação da caixa de prova não apresenta inclinação pantoscópica e suas lentes apresentam diâmetro e curvatura mais reduzidos, além da distância vértice do exame adotar um padrão de 14mm.

Num óculos sem ajuste, naturalmente a peça já apresenta inclinações e curvatura maiores do que uma armação de prova, fora a curvatura maior da lente adquirida.

No óculos ajustado, temos inclinações maiores e distâncias vértices sem garantia de estarem a 14mm.

Todos os parâmetros naturais ou ajustados num óculos alteram a percepção da dioptria obtida através do exame de refração, portanto, em termos de precisão, a prescrição não é obedecida.

Através das lentes personalizadas produzidas pelo método freeform, podemos compensar os prismas gerados pelos ajustes e formas geométricas das armações, proporcionando assim maior respeito a prescrição e por consequência, maior precisão visual por melhoria do contraste.

No pedido de lentes desta categoria, as informações sobre medidas e ajustes são prioritárias para a confecção da superfície ideal para melhor precisão visual.

Seguem abaixo alguns ajustes e medidas que precisam ser observados no pedido de lentes personalizadas:
GUIA PARA LENTES PERSONALIZADAS. CLIQUE E AMPLIE
  • A distância vértice em lentes personalizadas não precisa ser necessariamente 14mm. Ajuste conforme a anatomia do rosto do cliente e o tipo de aro (com ou sem plaquetas). Anote o valor encontrado na ordem de serviço, assim o cálculo de surfassagem irá compensar a dioptria, caso o ajuste esteja fora dos 14mm.
  • O ajuste o ângulo pantoscópico deve ser feito de forma personalizada. Coloque a armação no rosto do cliente, dê uma revista a ele e peça que aponte com o dedo em que parte da página está enxergando para fora do aro. Faça o ajuste da inclinação e repita o teste da revista até obter campo de visão  satisfatório dentro do aro. Cuidado para não inclinar demais, pois a borda superior da armação ficará fora de estética.
  • Meça a curvatura do aro através de gabarito específico e anote na ordem de serviço. Peça ao laboratório ou fabricante que envie o gabarito para a medição da curva do aro.
  • A DNP de perto é solicitada para lentes com corredor otimizado de acordo com a convergência do usuário. Sempre que for solicitado, anote esta medida, assim seu cliente terá o melhor campo possível para a visão de perto. Meça sempre com pupilômetro. Se precisar mais informações sobre como se mede DNP com pupilômetro, CLIQUE AQUI.
  • Altura pupilar, DNP de longe e medidas do aro, tais como ponte, aro, diagonal maior e vertical devem ser medidas normalmente e anotadas na ordem de serviço. Se precisar mais informações sobre como se mede uma armação para o pedido de lentes surfassadas, CLIQUE AQUI.
Lembre-se que como as dioptrias dessas lentes são corrigidas, a leitura das mesmas no lensômetro é mais complexa, por isso, após a surfassagem do produto, o laboratório envia ao óptico o envelope contendo os dados das dioptrias solicitadas em prescrição e as dioptrias corrigidas confeccionadas nas lentes personalizadas.

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:


Licença Creative Commons
Parte 12 - Solucionando Problemas na Venda e Adaptação de Óculos está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.



Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença