Blog do Paulus: Nadar com lentes de contato pode causar infecção gerada por parasita

Nadar com lentes de contato pode causar infecção gerada por parasita

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Quando bem adaptadas, as lentes de contato são muito confortáveis. Este ótimo conforto por um lado trás comodidade ao usuário, por outro pode causar problemas quando utilizada em algumas situações.

Segundo o "Centro de Prevenção de Doenças", o "CDC" órgão federal do governo norte americano, a Acanthamoeba é um tipo de ameba facilmente encontrada em água doce. Parte desses parasitas é considerada "oportunista" isso é, se aproveitam de outros organismos, causando assim infecção em humanos e também em animais.

Acanthamoebas presentes no organismo humano podem causar desde infecções importantes no cérebro até a chamada ceratite.

A ceratite causada por Acanthamoeba é uma infecção ocular que pode gerar úlceras oculares que sem o tratamento adequado podem resultar em cegueira.

Muitos acreditam que a ceratite por Acanthamoeba ocorre apenas quando os usuários de lentes de contato se descuidam com a limpeza e desinfecção das mesmas, fazendo com que a água com Acanthamoeba contamine a lente gelatinosa, podendo assim transmitir o parasita ao olho causando a patologia. Não só na ausência de eficaz limpeza que pode ocorrer a contaminação da lente pela Acanthamoeba. Este fato pode ocorrer em diversas situações, principalmente quando o usuário está com as lentes limpas e postas, como lavar o rosto com água da pia, tomar banho em banheiras, nadar em rio de água doce ou nadar em piscinas com falha de higienização. A contaminação pode também ocorrer no chuveiro ou sauna.

Para informações sobre as dúvidas mais frequentes sobre ceratite por Acanthamoeba, clique AQUI.

Acanthamoeba
Recentemente, a BBC Brasil publicou uma reportagem relatando o caso da jovem britânica Jennie Hurst que esqueceu de retirar suas lentes de contato e nadou numa piscina de um spa. Poucas braçadas depois, Jennie já começou a perceber desconforto ocular que resultou em sua internação e realização de quatro cirurgias além do seu confinamento de três meses num quarto escuro durante seu tratamento.

Para ler a reportagem da BBC Brasil, clique AQUI.

O relato sobre o problema de Jennie Hurst nos alerta sobre os riscos do contato entre a LC adaptada ao olho e a água doce nas mais diversas situações, algumas delas descritas nesta matéria.

Vale a pena também ressaltar a importância da limpeza e desinfecção adequada das lentes de contato.

Diversos sites ensinam o profissional e o consumidor sobre limpeza e desinfecção de lentes de contato. Fiz algumas pesquisas e considero que as dicas da Alcon são bem práticas e objetivas.  Entre as dicas, baseadas nas informações da American Optometric Association, as que mais gostei foram:
  • Limpeza diária do estojo de lentes.
  • Substituição do estojo de lentes por um novo a cada três meses.
  • Nunca reutilizar as substâncias de limpeza.
  • Por mais que as lentes estejam limpas e guardadas adequadamente, se não forem usadas por alguns dias, precisão de uma nova limpeza antes da utilização.
Demonstre sua reação em relação a esse artigo:

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença