Blog do Paulus: Antioxidante pode impedir, até mesmo curar, cataratas e outras doenças degenerativas dos olhos

Antioxidante pode impedir, até mesmo curar, cataratas e outras doenças degenerativas dos olhos

Degeneração Macular
O grupo de pesquisa médica, liderado pelo Dr. Nuran Ercal e por Richard K. Vitek, catedrático de Bioquímica pela Universidade do Missouri, está estudando e preparando um colírio dotado do antioxidante amida N-acetilcisteína (NACA) como um tratamento para doenças oculares degenerativas. 

Dr Nuran Ercal afirmou que o antioxidante NACA apresentou um melhor desempenho em relação a outro tratamento experimental, o antioxidante N-acetilcisteína (NAC), uma vez que passa mais facilmente através das membranas celulares, permitindo que o medicamento seja utilizado em doses mais baixas. 

Perda de visão e outros distúrbios oculares relacionadas à idade afetam mais de 30 milhões de pessoas nos Estados Unidos e deverá dobrar nas próximas décadas, diz o pesquisador

Além disso, mais de US $ 9 bilhões são gastos anualmente os EUA somente com cirurgias de catarata. O custo total anual de todos os serviços relacionados a problemas de visão superior a US $ 20 bilhões. 

O colírio com o antioxidante NACA poderia reduzir drasticamente estes custos e representam uma alternativa à cirurgia, proporcionando um tratamento mais confortável ao paciente, enquanto melhora a sua qualidade de vida.

Ercal e sua equipe estão testando NACA para tratamentos relacionados a envenenamento por chumbo e outras toxicidades há mais de 10 anos. 

Cerca de quatro anos atrás, eles começaram a testá-la em distúrbios oculares. Ercal recentemente recebeu recursos financeiros na ordem de US$ 378.000 provenientes do "National Eye Institute". Assim ele poderá aprofundar ainda mais os seus estudos sobre a ação de NACA contra as doenças oculares degenerativas.

Durante as pesquisas, o antioxidante NACA se demonstrou muito eficaz para abrandar a evolução da catarata em ratos que tiveram a catarata induzida através da substância "L-buthionine-S, R-sulfoximina" (BSO).

 "A solução produzida a partir do NACA impediu a formação da catarata", diz Ercal. "Nossa pesquisa terá como base outras do gênero para comprovar que a NACA pode realmente reverter também a degeneração macular." 

Ercal diz que mais testes irão ajudar a estabelecer dose adequada e freqüência de uso, bem como possíveis efeitos secundários e outros fatores. 

Os resultados bem sucedidos com animais podem apoiar a viabilidade de uso humano no futuro próximo. 

Fonte: Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri- EUA
Tradução e interpretação: Paulus Maciel

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença