Blog do Paulus: Diferenciando as marcas de antirreflexo

Diferenciando as marcas de antirreflexo


Essa é uma pequena amostra da ajuda que Paulus Maciel pode te dar para a escolha do seu novo óculos de receituário.

Caso queira dicas personalizadas de acordo com a sua receita basta doar R$20,00 via PIX para o Blog. Após a sua doação Paulus Maciel irá te atender por email solucionando suas dúvidas e recomendando as melhores lentes e armações.

Para fazer a sua doação basta ler o QR CODE localizado nos banners que estão nas laterais dessa mesma página!


Enquanto isso, boa leitura!

O objetivo desta matéria é ajudar você a escolher a marca de lente antirreflexo mais adequada às suas necessidades e estilo de vida. Contribuímos também para que o profissional óptico tenha uma fonte independente e segura de consulta sobre a eficiência real das principais marcas de lente antirreflexo.


O consumidor brasileiro está mais confiante para comprar lentes antirreflexo devido a melhoria substancial da qualidade dessas lentes nos últimos anos. Essa confiança se estande também ao profissional óptico que pode oferecer as tecnologias sem nenhum receio.

Com o aumento na qualidade da tecnologia antirreflexo veio também o aumento na variedade de marcas disponíveis de lentes nesta categoria. Ter variedade é bom, porém pode gerar indecisão na escolha, tanto por parte do óptico quanto por parte do consumidor. As indústrias de lentes "capricham" no marketing e esta matéria está aqui para confirmar ou não confirmar a eficácia dos produtos e/ou suas argumentações de venda.

Para que a matéria seja a mais objetiva e útil possível, vou trabalhar a diferenciação de marcas de antirreflexo dos fabricantes que possuem a maior tecnologia e maior volume de venda desses produtos, são eles: Zeiss e Hoya. Todos os produtos desses fabricantes possuem no mínimo três propriedades básicas: antirrisco, antirreflexo e antiaderente.

Carl Zeiss Vision

A Carl Zeiss Vision oferece no Brasil quatro tecnologias antirreflexo premium:
  • DuraVision Platinum
  • DuraVision Blue Protect
  • Duravision Silver
  • Duravision Chrome
  • Duravision Drivesafe

DuraVision Platinum é o antirreflexo premium da Zeiss . 

Consumidores muito exigentes querem não só lentes limpas, mas também lentes ainda mais resistentes as situações cotidianas, principalmente quanto a riscos. Levando em consideração este consumidor mais exigente, a Zeiss oferece seu antirreflexo mais resistente DuraVision Platinum.

Clique na imagem para ampliar.
Duravision Platinum é um produto perfeito para pessoas que esperam o máximo de performance e durabilidade em suas lentes de óculos, pois é a tecnologia que consegue equilibrar melhor a alta qualidade de todas as camadas, desde o antirrisco, passando pelo antirreflexo com residual azul extremamente discreto e também por camadas antiestáticas, hidrofóbicas e oleofóbicas. Um produto que faz valer o investimento que o consumidor fará em sua aquisição. Sugiro a leitura da matéria que escrevi recentemente no blog sobre DuraVision Platinum. Trata-se de um bom reforço sobre os benefícios do produto.

DuraVision Blue Protect possui todas as propriedades de DuraVision Platinum mas com o benefício extra do controle da luz azul dos dispositivos digitais como monitores de computador, smartphones e tablets. Lentes antirreflexo com o controle da luz azul fazem muito sucesso no Brasil pois são realmente eficiente na suavidade do contraste visual. Vale a pena lembrar que a cor do reflexo residual de DuraVision Blue Protect assim como os demais antirreflexos da mesma categoria é mais intensa, puxado para o azul (quase roxo).

Resumidamente, podemos chegar a seguinte conclusão sobre os antirreflexos Zeiss:
  • DuraVision Platinum oferece alta performance em todas as tecnologias empregadas, desde o antirrisco até as propriedades de de antirreflexo e limpeza. Assim como LotuTec é ideal para clientes muito exigentes em relação a resistência e durabilidade de suas lentes.
  • DuraVision Blue Protect possui todos os benefícios da DuraVision Platinum mais o controle da luz azul nociva que causa a fadiga dos olhos durante o uso do computador e demais dispositivos digitais.
  • Duravision Silver é uma versão Duravision disponível em lentes acabadas  e surfassadas Zeiss. A diferença mais notável entre Duravision Platinum e o Duravision Silver é que o Platinum se demonstra mais resistente a arranhões superficiais.
  • Duravision Chrome é uma versão Duravision mais simples disponível em lentes acabadas  e surfassadas Zeiss. Trata-se da opção mais econômica da família Duravision. Ao contrário dos outros produtos da linha, a cor do reflexo residual de Duravision Chrome é verde. Vale a pena reforçar que apesar do preço mais econômico, a melhor relação custo x benefício está na Duravision Silver.
  • Zeiss DriveSafe é uma tecnologia antirreflexo a com propriedades avançadas na redução de ofuscamentos causados por luzes artificiais, beneficiando assim quem dirige principalmente a noite e também nos dias nublados. Ah! não só quem dirige mas também quem caminha, anda de bicicleta etc. 

Zeiss Drivesafe vai além das obrigações que toda lente antirreflexo de qualidade deve (ou deveria) oferecer quanto ao controle dos ofuscamentos da luz. 


Toda lente antirreflexo de qualidade deve controlar o "volume" do ofuscamento causado pelas luzes artificiais evitando a sensação de ver raios de luz se expandindo além do normal num farol de carro por exemplo. Zeiss Drivesafe além de controlar o avanço do ofuscamento, controla também a cor e o brilho desta luz ofuscante. Essa eficiência vem das propriedades antirreflexivas que foram projetadas para o controle da luz artificial azul, cor essa responsável pelo nosso desconforto ocular. Em suma, Zeiss Drivesafe proporciona o melhor controle de ofuscamento que eu já testei numa lente antirreflexo e esse fato não se deve apenas ao controle do avanço do ofuscamento mas principalmente do controle da cor do ofuscamento dos faróis dos carros, lâmpadas dos postes e todas as fontes artificiais de ofuscamento. 


Hoya Vision Care

A Hoya oferece no Brasil cinco tecnologias antirreflexo:
  • Aqua
  • Clean Extra
  • No Risk
  • Long Life
  • Blue Control
Aqua é o antirreflexo básico da Hoya disponível agora numa gama maior de lentes da marca japonesa. Aqua é um produto de performance básica, porém de qualidade que oferece ao consumidor antirrisco, antirreflexo de residual verde e antiaderente. Em suma, qualidade Hoya com economia. Não espere alta performance deste produto.

Clean Extra é um produto de ótima relação custo x benefício devido as suas camadas hidrofóbicas e oleofóbicas de grande eficiência que garante lentes limpas por muito mais tempo, além de possuir um antirreflexo de residual verde bem discreto e resistência a arranhões. Clean Extra é superior a Aqua em relação a facilidade de limpeza e resistência a sujeiras, principalmente marcas de dedos.
Clean Extra é o antirreflexo de entrada da linha Miolight e Hiperlight. 

Um antirreflexo Hoya que merece um destaque especial é o No Risk, pois além de possuir todos os benefícios do Clean Extra, é dotado de um excelente tratamento antirrisco (resistente a arranhões). Trata-se de um produto com um preço um pouco superior ao Clean Extra, porém irá agradar muito os consumidores de Miolight, Hiperlight e Hoyalux mais exigentes quanto a limpeza e resistência de suas lentes.

Longlife, como o próprio nome diz, é o antirreflexo de longa vida da Hoya, por isso possui 3 anos de garantia contra 2 anos de Clean Extra e 1 ano de Aqua.


Longlife resiste ainda mais a riscos do que No Risk devido ao aprimoramento de seu verniz resistente a arranhões. Esta resistência também se estende as propriedades de limpeza, já que Longlife possui camada antiestática que auxilia a repelir a poeira que tenta entrar em contato com a superfície das lentes.


Quadro comparativo dos antirreflexos Hoya. Clique na imagem para ampliar.
A Hoya afirma que este conjunto de resistência também se deve as 22 camadas aplicadas nas superfícies das lentes Longlife. Na qualidade de especialista óptico, acredito que o número de camadas ainda não é o principal diferencial de uma lente antirrreflexo. Antes de pensarmos em número de camadas, precisamos avaliar quais as matérias primas são utilizadas para a obtenção dessas camadas. Algumas tecnologias antirreflexo possuem número inferior de camadas, porém com performance tão boa quanto as que tem mais. Precisamos ampliar este debate.

Blue Control é o antirreflexo mais recente da Hoya. Ele foi desenvolvido para filtrar a luz azul vinda de
lâmpadas ou outros equipamentos digitais, sendo que essa luz azul pode ser considerada um dos fatores que contribuem para a fadiga visual das pessoas que usam tablets, notebooks e similares. Trata-se de um forte argumento de marketing para a venda de antirreflexo para esses usuários inseridos na cultura digital.

Blue Control é um atirreflexo que possui tecnologias hidrofóbicas, oleofóbicas e antiestáticas além da filtragem da luz azul que pode ser um dos inúmeros fatores que podem causar fadiga ocular no uso do computador.
Clique na imagem para ampliar

Resumidamente, podemos chegar a seguinte conclusão sobre os antirreflexos Hoya:
  • Aqua é uma opção econômica de antirreflexo com qualidade superior ao Ultrax convencional em lentes prontas, já que possui um reflexo residual verde muito mais discreto do que o fortíssimo azul de Ultrax. Não espere alta performance neste produto.
  • Clean Extra possui a melhor relação custo benefício das lentes antirreflexo Hoya pois possui ótimas propriedades hidrofóbicas, além de preço atrativo.
  • No Risk é um antirreflexo de alta performance, principalmente em suas propriedades hidrofóbias, oleofóbicas, além de ótima resistência a arranhões. Clientes Hoya mais exigentes são ideias para as lentes com No Risk. 
  • Longlife é um antirreflexo de alta performance em resistência a sujeiras e riscos. A garantia de 3 anos é ideal para pessoas que possuem grau (dioptria) estabilizado, permanecendo com o mesmo receituário e óculos por este período. 
  • Blue Control é um atirreflexo que possui tecnologias hidrofóbicas, oleofóbicas e antiestáticas além da filtragem da luz azul que pode ser um dos inúmeros fatores que podem causar fadiga ocular no uso do computador. 
Gosto muito de afirmar que não vale a pena ficar comparando os benefícios dos antirreflexos de um fabricante em relação ao outro, pois as tecnologias citadas acima são de aplicação exclusiva nas lentes do próprio fabricante, o que tira o mérito da comparação dos antirreflexos.

Vale a pena diferenciar as marcas de antirreflexo de um mesmo fabricante, assim você pode escolher a que mais atende suas necessidades.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração, sob o ponto de vista comercial, é a coerência/equivalência dos preços das lentes em relação aos preços dos antirreflexos. A diferença de preços entre eles não pode ser pequena pois vai assustar o consumidor. Por mais que o óptico não veja desta forma, para o consumidor o antirreflexo é um complemento da lente e um "complemento" não pode custar próximo, igual ou mais do que o produto principal e sim uma porcentagem aceitável. Por essa razão, os principais fabricantes trabalham no mínimo com três opções de antirreflexo: econômica, intermediária e avançada.

Caso o consumidor fique em dúvida entre um ou outro antirreflexo de um mesmo fabricante, o critério de desempate sempre será a resposta que este mesmo consumidor deu na anamnese, quando o consultor óptico perguntar sobre a importância que se dá a transparência, resistência ou durabilidade da tecnologia apresentada no balcão.

Nota: as imagens contidas nesta postagem são meramente ilustrativas.

Matéria escrita por Paulus Maciel.

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:





Licença Creative Commons
Diferenciando as marcas de antirreflexo está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

As imagens contidas nesta matéria são meramente ilustrativas.

O texto produzido para esta matéria revela a opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor, o especialista óptico Paulus Maciel.

Esta matéria não é uma pesquisa e também não é um estudo clínico e nem científico.

Paulus Maciel se reserva no direito de expressar livremente a sua opinião sem a necessidade de autorização ou licença prévia de qualquer pessoa física ou jurídica. Este direito é assegurado pelo artigo 5, inciso IX da constituição da República Federativa do Brasil que diz:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença