Blog do Paulus: A tecnologia das lentes multifocais agora à disposição nos retrovisores dos automóveis

A tecnologia das lentes multifocais agora à disposição nos retrovisores dos automóveis

"O desenvolvimento deste projeto pode salvar vidas, mas ainda depende da autorização de uso pelas autoridades de trânsito"


Localização eletrônica de ponto cego é uma exclusividade
 dos automóveis de luxo. O espelho multifocal pode ser uma
opção acessível ao público.
Uma grande preocupação dos motoristas de automóveis é a falta de visibilidade nos chamados "pontos cegos" dos carros, o que pode ocasionar colisões entre seus veículos e as  motocicletas que transitam entre as faixas de trafego.
"Ponto Cego" é um ângulo de visão indisponível ao condutor, por estar alheio ao ângulo de visão proporcionado pelos retrovisores internos e externos do veículo. 
Segundo estatísticas independentes, 70% dos acidentes envolvendo carro e motocicleta ocorrem porque o condutor do carro não viu a motocicleta no ambiente, provocando assim a colisão. Atualmente o tema "direção segura" também é considerado um assunto de saúde pública.
Ilustração com exemplo de localização do ponto cego
Com o aumento do trânsito e de acidentes como esses nas grandes cidades, cresce também a demanda para a geração de novos produtos para uma direção mais segura.
Figuras A e C: espelho retrovisor convencional com campo
de visão restrito pelo ponto cego. Figuras B e D: espelho
retrovisor progressivo e seu campo de visão ampliado
Os engenheiros coreanos Hocheol Lee, Dohyun Kim e Sung Yi publicaram na livraria digital de informações ópticas, a "OSA" um projeto chamado "Horizontally progressive mirror for blind spot detection in automobiles" isso é: "Espelho de horizontalidade progressiva para a detecção de ponto cego em automóveis".  Trata-se de um espelho dotado de uma superfície óptica progressiva, semelhante às lentes multifocais para óculos, só que ao invés da progressão ser vertical (de cima para baixo) a progressão do espelho retrovisor é horizontal (da direita para a esquerda). Amplie as imagens ao lado para obter maiores detalhes.
O papel da progressão horizontal do retrovisor é torná-lo mais convexo até a extremidade esquerda do espelho, magnificando e ampliando o ângulo de visão, reduzindo drasticamente os pontos cegos e suas consequencias no trânsito.

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Fonte: https://www.opticsinfobase.org/ol/abstract.cfm?uri=ol-38-3-317

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença