Blog do Paulus: Prótese de silicone é utilizada para evitar a cegueira em mulher com alta miopia

Prótese de silicone é utilizada para evitar a cegueira em mulher com alta miopia

Imagem meramente ilustrativa
As técnicas empregadas nas cirurgias oftalmológicas estão avançando significativamente nos últimos anos. Um bom exemplo disso foi a matéria que foi exibida aqui no blog sobre uma cirurgia para testar um implante realizado pela Universidade Federal de São Paulo para corrigir a presbiopia, também chamada de "vista cansada".

A novidade agora vem de Portugal, onde especialistas em oftalmologia do Hospital de Braga realizaram uma cirurgia inédita para evitar a cegueira numa paciente de 68 anos de idade, portadora de alta miopia.

Hospital de Braga
O procedimento consiste em implantar uma prótese de silicone na parte posterior do globo ocular na tentativa de auxiliar no tratamento da chamada "retinosquise miópica", que é a separação anômala das camadas da retina provocada pela alta miopia. A separação destas camadas da retina pode provocar a cegueira do portador de alta miopia. O implante de silicone irá amenizar esta separação das camadas, evitando assim a cegueira da paciente.

A primeira cirurgia do gênero em terras lusitanas foi comandada pela oftalmologista italiana Barbara Parolini. A própria oftalmologista que criou a técnica, desenvolveu também as próteses de silicone utilizadas na cirurgia.

Barbara Parolini
Em seu pronunciamento a imprensa, a oftalmologista garante que a cirurgia é muito segura e inovadora, pois as próteses possuem um desenho exclusivo que se adapta facilmente ao olho, evitando complicação durante e após o procedimento.

Dentro de pouco tempo saberemos as consequencias positivas desta iniciativa e quando esta cirurgia poderá ser realizada em mais portadores de alta miopia.

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença