 |
Imagem meramente ilustrativa |
As técnicas empregadas nas cirurgias oftalmológicas estão avançando significativamente nos últimos anos. Um bom exemplo disso foi a
matéria que foi exibida aqui no blog sobre uma cirurgia para testar um implante realizado pela Universidade Federal de São Paulo para corrigir a presbiopia, também chamada de "vista cansada".
A novidade agora vem de Portugal, onde especialistas em oftalmologia do Hospital de Braga realizaram uma cirurgia inédita para evitar a cegueira numa paciente de 68 anos de idade, portadora de alta miopia.
 |
Hospital de Braga |
O procedimento consiste em implantar uma prótese de silicone na parte posterior do globo ocular na tentativa de auxiliar no tratamento da chamada "retinosquise miópica", que é a separação anômala das camadas da retina provocada pela alta miopia. A separação destas camadas da retina pode provocar a cegueira do portador de alta miopia. O implante de silicone irá amenizar esta separação das camadas, evitando assim a cegueira da paciente.
A primeira cirurgia do gênero em terras lusitanas foi comandada pela oftalmologista italiana Barbara Parolini. A própria oftalmologista que criou a técnica, desenvolveu também as próteses de silicone utilizadas na cirurgia.
 |
Barbara Parolini |
Em seu pronunciamento a imprensa, a oftalmologista garante que a cirurgia é muito segura e inovadora, pois as próteses possuem um desenho exclusivo que se adapta facilmente ao olho, evitando complicação durante e após o procedimento.
Dentro de pouco tempo saberemos as consequencias positivas desta iniciativa e quando esta cirurgia poderá ser realizada em mais portadores de alta miopia.
Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.
Demonstre sua reação em relação a esse artigo: