Blog do Paulus: Parte 4 - Solucionando Problemas na Venda e Adaptação de Óculos

Parte 4 - Solucionando Problemas na Venda e Adaptação de Óculos


Essa é uma pequena amostra da ajuda que Paulus Maciel pode te dar para a escolha do seu novo óculos de receituário.

Caso queira dicas personalizadas de acordo com a sua receita basta doar R$20,00 via PIX para o Blog. Após a sua doação Paulus Maciel irá te atender por email solucionando suas dúvidas e recomendando as melhores lentes e armações.

Para fazer a sua doação basta ler o QR CODE localizado nos banners que estão nas laterais dessa mesma página!


Enquanto isso, boa leitura!

Esta quarta parte da série sobre solução de problemas na venda e adaptação de óculos será muito útil, pois vou tratar de uma queixa de consumidor que às vezes é difícil de ser sanada. O desconforto dos reflexos nas lentes.

Quando pensamos que basta vender a tecnologia antirreflexo para solucionar os problemas de reflexos nas lentes do nosso cliente, ele retorna a loja e se queixa que enxerga "raios de luzes" brancas ou coloridas em forma de arco íris que incomodam muito em ambientes mais iluminados.

Quando as lentes ficam expostas a uma quantidade maior de luz, podem surgir na visão do usuário os chamados "halos brancos" ou "halos coloridos". Halos são reflexos indesejáveis que podem ser percebidos tanto na visão monocular quanto binocular de seu cliente.

Baseado na minha experiência prática no atendimento de queixas como essas, apresento as causas mais comuns para a presença de halos nas lentes:
  • Ausência da tecnologia antirreflexo
  • Utilização de armações "três peças"
  • Reflexo residual da lente antirreflexo
  • Ausência de ajuste na armação
A primeira e mais evidente causa para o surgimento de reflexos numa lente é quando a mesma não possui a tecnologia antirreflexo. Os halos brancos surgem numa lente sem antirreflexo quando a mesma se encontra suja, pois quando a luz refrata (ultrapassa) numa superfície com sujeira, ocorre um fenômeno óptico chamado "difração" que ocasiona a visualização desses raios luminosos indesejáveis que além de causarem desconforto, reduzem o contraste visual e consequentemente a nitidez. Lentes muito riscadas também resultam em difração da luz.

Existem duas soluções para pessoas que utilizam lentes sem antirreflexo e frequentam ambientes muito iluminados, a primeira é aumentar a periodicidade de limpeza das lentes e a segunda é trocar sua lente comum por uma lente antirrreflexo. Quanto melhor for a propriedade de limpeza da lente antirreflexo, menor a incidência de difração e surgimento dos halos, portanto as melhores possuem tripla proteção contra sujeiras com hidrofóbico (contra sujeira líquida), oleofóbico (contra marcas de dedos) e antiestáticas (contra poeira).

Quando o seu cliente escolhe uma armação "três peças" cabe perguntar se ele frequenta ambientes internos muito iluminados, pois os halos surgem muito neste tipo de óculos.

Na foto ao lado temos uma armação três peças num ambiente com iluminação artificial. Podemos notar que  as bordas das lentes estão projetando luz para a mesa onde ela está apoiada. Isso acontece porque as bordas desta lente estão transparentes. 

Praticamente todas as lentes em armações três peças saem dos laboratórios de montagem com as bordas polidas, portanto transparentes. Essas bordas são muito bonitas mas são um verdadeiro problema para quem usa esse tipo de armação em ambientes iluminados artificialmente. Lembrando que este efeito também pode ocorrer na borda inferior das armações do tipo "fio de nylon".

Por mais que esta lente tenha antirreflexo, a tecnologia não foi aplicada na borda das lentes, portanto nenhuma borda é antirreflexo. Quando esta borda está polida, a luz refrata nela, ocasionado reflexos indesejáveis que atrapalham a visão confortável do usuário. Neste caso, os raios luminosos indesejáveis assumem cor semelhante a do reflexo residual do tratamento aplicado na superfície.

Existem duas alternativas que podem minimizar os halos em óculos três peças/fio de nylon:
  1. Pedir ao montador que deixe as bordas das lentes opacas. Isso reduz a refração da luz na borda e consequentemente os halos. Sob o ponto de vista estético, a borda opaca não fica tão bonita quanto a polida. Se você vende muito três peças, tenha sempre uma amostra de lente polida e uma amostra de lente opaca para mostrar ao seu cliente.
  2. Trocar a armação três peças por uma mais fechada, mesmo que seja fio de nylon, já que a luz na maioria das vezes vai refratar mais na borda superior do que na inferior.
Outro aspecto que não pode ser ignorado é que lentes antirreflexo com residuais mais intensos proporcionam mais halos coloridos nas lentes.

Na foto ao lado temos duas lentes antirreflexo, a de cima com residual intenso e a de baixo com residual brando. Fotografei as lentes sob luz artificial e apliquei zoom nos reflexos residuais para exemplificar a presença aberrativa dos halos. Você pode notar que na lente de residual mais brando, o contorno do reflexo da lâmpada é mais fiel e a "luminosidade" do reflexo não é tão agressiva. Na lente de residual mais forte, podemos notar que o contorno da lâmpada já não é tão fiel e a "luminosidade" do reflexo é mais agressiva. Quando a cabeça do cliente se movimenta num ambiente bem iluminado, esse residual pode tomar forma de raio colorido de luz (halo).

Lentes antirreflexo com residuais brandos, independente da cor ser verde ou azul, são mais discretos, transparentes e produzem menos halos coloridos, isso é são muito mais confortáveis em ambientes com maior luminosidade artificial. Tenha sempre amostras de antirreflexos de residuais diferentes em sua loja. Na presença do cliente, coloque essas amostras em cima de um tecido preto e mostre quais são as mais discretas, portanto eficientes.

O ajuste da armação é paliativo no que diz respeito aos halos, pois tanto o ajuste do ângulo pantoscópico (inclinação) quanto da distância vértice (distância do olho até a lente) irão minimizar o efeito e não resolver por completo. Desses dois ajustes, no tocante aos halos, o mais importante é a distância vértice. Diminua a distância caso seu cliente reclame de halos nas lentes. A redução da distância vértice pode "levar" os halos para a visão monocular do usuário, ao invés de manter na binocular no caso de uma distância vértice mais longa.

Ao final desta matéria, chegamos as seguintes conclusões para uma ótima venda preventiva:
  1. Pratique sempre a anamnese. Entreviste sempre seu cliente e pergunte a ele sobre a iluminação dos lugares que ele frequenta.
  2. Venda sempre lentes antirreflexo para pessoas que frequentam ambientes internos muito iluminados.
  3. Ofereça sempre os reflexos residuais mais discretos, pois ele produzem menos halos.
  4. Ofereça lentes antirreflexo com tripla proteção contra sujeiras com hidrofóbico (contra sujeira líquida), oleofóbico (contra marcas de dedos) e antiestáticas (contra poeira).
  5. Caso o cliente opte por uma armação três peças ou fio de nylon, informe a ele sobre a possibilidade da presença de halos, pois o tratamento antirreflexo não é aplicado nas bordas das lentes. Se vender três peças, de preferência deixe as bordas opacas, mas antes disso, mostre como é uma borda opaca para o cliente.
  6. Deixe a armação sempre ajustada, principalmente quanto a distância vértice. Diminuindo esta distância, você transporta o halo para a visão monocular do clientes, reduzindo um pouco o desconforto.
Curta e compartilhe esta matéria com seus amigos através dos plugins das redes sociais, localizados na parte inferior dessa postagem.

Matéria escrita por Paulus Maciel. 

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:






Licença Creative Commons
Parte 4 - Solucionando Problemas na Venda e Adaptação de Óculos está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença