Blog do Paulus: Remarcando lentes para conferência

Remarcando lentes para conferência

Esta matéria tem como objetivo facilitar o conhecimento sobre técnicas simples e eficientes para remarcar lentes de óculos para conferência das dioptrias e linha de montagem.

Muitas pessoas acreditam que remarcar lentes é algo complicado e deve ser executado apenas pelo técnico ou montador do óculos. O Blog do Paulus acredita que todo o profissional óptico precisa conhecer as técnicas de remarcação, pois a conferência do óculos é uma tarefa comum a todos de uma loja ou laboratório, não só do montador ou surfassagista.

Nota: as imagens desta matéria são fotos reais simulando as técnicas de remarcação e conferência de lentes. Lembrando que por se tratar de fotografias, as mesmas são meramente ilustrativas pois podem induzir sombras e perspectivas ligeiramente fora da precisão. Em suma, as fotos desta matéria possuem fundamento meramente didático.

As fotos estão em tamanho grande, mas caso queira ampliar ainda mais, basta clicar nelas com o botão esquerdo do mouse.

Vamos iniciar com a remarcação e conferência de montagem num par de lentes de visão simples. 

A primeira coisa a se fazer para conferir a dioptria e a DNP do óculos montado é encontrar o centro óptico tanto da lente direita quanto da lente esquerda.

1- Coloque cada uma das lentes na mira do lensometro e movimente-as para observar o seu comportamento dentro do mostrador do equipamento.



2- Conforme você movimenta a lente em frente a mira, você irá perceber que a cruz verde (ou círculo verde, depende do equip.) vai se movimentar junto. Sua missão é fazer com que o centro da cruz ou círculo verde fique exatamente no centro do mostrador do lensomentro. Quando esta centralização acontecer, marque a lente com uma caneta ou com a tinta do lensometro (garfo de remarcação).



Caso você esteja sem o lensometro você pode usar uma lâmpada elétrica e uma caneta retroprojetora para fazer a remarcação das lentes de visão simples através do "Método MacGyver".

Como todos sabemos, MacGyver é um habilidoso e criativo agente do governo americano que utiliza as formas mais simples possíveis para executar uma tarefa que muitos consideram difícil, até mesmo impossível.

1- Leve o óculos montado com lentes de visão simples para baixo de uma lâmpada elétrica comum, podendo ser incandescente ou fria. Movimentando o óculos para direita e esquerda você vai perceber que a imagem da lâmpada projetada no reflexo da lente vai ficar dupla.



2- Movimente o óculos para fazer com que esta imagem projetada deixe de ser dupla e passe a ser unica. 



3- Use uma caneta branca, tipo Posca ou retroprojetora e faça uma marcação exatamente no ponto onde a imagem se uniu. Pronto, você encontrou o centro óptico da lente! 



Não esqueça de repetir a operação na outra lente. Lembrando que devemos marcar a imagem única pois o centro óptico é o ponto onde a luz ultrapassa a lente sem sofrer desvio. Quando a imagem da lâmpada ficou dupla é porque houve um desvio pois a mesma estava projetada fora do centro óptico. Legal, né?

Você pode conferir a DNP desse óculos visão simples remarcado através de um gabarito, mas caso não tenha na ocasião, use uma régua ou a famosa "escalinha". Veja abaixo:



Que tal agora remarcar e conferir a montagem de um óculos com lentes multifocais? Vamos lá!

Para remarcar lentes multifocais progressivas é necessário que você leve o óculos até a luz para identificar as duas microgravações a laser em cada uma das lentes. Observe os pontos pretos gravados a caneta que eu fiz quando olhava as microgravações na luz. Clique na imagem para ampliar, caso necessário.



Vamos usar parte de um gabarito para te mostrar algumas partes essenciais da remarcação de uma lente progressiva. Nesta imagem abaixo você verá também as representações das microgravuras a laser onde na parte temporal temos a identificação do valor da adição e na parte nasal temos o modelo e material da lente progressiva. No exemplo abaixo temos Varilux Liberty Orma com adição de 2,00.



Após encontrar na luz e marcar a caneta as microgravuras a laser, precisamos do gabarito do produto em questão para remarcar a cruz de montagem e os pontos de conferência de graduação de perto e longe (veja acima).

Caso você esteja numa situação de emergência e precisa remarcar uma lente multifocal sem gabarito você pode proceder de acordo com o "Método MacGyver" que será explicado logo abaixo:

1- Leve o óculos a luz para encontrar e marcar a caneta cada uma das microgravuras a laser das lentes. Em cada lente uma marcação estará na temporal outra na nasal. Observe mais uma vez:



2- Na maioria das multifocais progressivas a distância entre as microgravuras a laser na mesma lente é de 34mm sendo que 17mm da temporal ao ponto do prisma e 17mm do nasal ao ponto do prisma. Veja na foto abaixo.



3- Sabendo agora que essa distância das microgravuras é de 34mm podemos em linha reta marcar um ponto a caneta retro exatamente no meio do caminho isso é 17mm. Desta forma iremos encontrar o ponto de prisma da lente (assinalado em vermelho). Veja abaixo:



4- Com o ponto de prisma marcado a caneta vamos agora colocar a régua na vertical para marcar logo acima a cruz de montagem (marcação da altura pupilar).
Esse "logo acima" que mencionei é a distância entre o ponto de prisma e a cruz de montagem que varia de fabricante para fabricante. Nessa hora você tem que ver na marcação a laser qual é o fabricante. Veja alguns meros exemplos:

  • Essilor e Brasilor = distância de 4mm
  • Zeiss = distância de 6mm
  • Sola= distância de 4mm nas lentes convencionais e 2mm nas compactas


5- Como no caso a lente é uma Essilor, vou colocar a régua na vertical e marcar a caneta retro 4mm acima do ponto de prisma. Pronto, encontramos a cruz de montagem para conferirmos a altura e DNP do óculos.


6- A conferência de DNP pode ser feita sem gabarito com o auxílio de uma régua, da mesma forma que conferimos as lentes de visão simples. Veja novamente:


Lembrando que o "Método Macgyver" de remarcação para visão simples e multifocal só é recomendado quando numa situação de necessidade e ausência de recursos (gabarito e lensometro) você precisa proceder com o seu serviço.

Com o gabarito fica muito mais fácil para você conferir tanto a DNP do óculos quanto a sua linha de montagem.

1- Leve o óculos a luz para encontrar e marcar a caneta cada uma das microgravuras a laser das lentes. Em cada lente uma marcação estará na temporal outra na nasal. Observe mais uma vez:


2- Sobreponha as microgravuras que você marcou como caneta nas microgravuras do gabarito. Neste mesmo espaço de gabarito as outras marcações estarão prontas para você marcá-las a caneta, tais como cruz de montagem (conferir altura pupilar), ponto de dioptria de longe (conferir no lensometro a dioptria de longe) e ponto de dioptria de perto (conferir no lensometro a dioptria de perto). Veja na imagem abaixo:


3- Na imagem abaixo a ponte do óculos foi centralizada no gabarito para que a cruz de montagem de OD e OE fiquem dispostas nas réguas de DNP de ambos os lados do gabarito. Observe onde os pontos referentes a cruz de montagem estão sobrepostos na régua de DNP para ver os valores das distâncias naso pupilares (OD34 e OE31,5).

Para conferir a linha de montagem veja se todas as microgravações estão sobrepostas ao mesmo tempo em única linha reta. Caso uma das microgravuras esteja muito fora da linha reta isso significa que a lente "girou" durante a montagem do óculos. Caso a lente não tenha dioptria cilíndrica ou tenha cilíndrico com eixo próximo ao de 180° esse "giro" pode ser tolerado, desde que seja leve. Caso os eixos estejam entre 45° e 135° existe um grande risco do cliente não se adaptar.


Observação: caso queira conferir a graduação de perto, pode ser que a mesma não esteja localizada no ponto que você remarcou para a conferência (dentro de bolinha). Em lentes de desenho avançado, o corredor se descentra de acordo com as medidas e a prescrição. Para que você fique tranquilo na hora de conferir, leia a matéria "Lensometria para lentes progressivas". Para acessar, clique AQUI.

Matéria escrita por Paulus Maciel. 

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:




Licença Creative Commons
Remarcando lentes para conferência está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença