Os estágios e tipos de presbiopia são facilmente identificados na receita e a leitura desta prescrição pode nos ajudar a traçar quais os produtos ideais para cada um. Vamos aos estágios.
Estágios da presbiopia
- Presbiopia emetrope - 2/3 da população presbita brasileira não possui prescrição para a visão de longe, portanto as receitas dos presbitas emetropes são as mais encontradas nos laboratórios e ópticas. Nesse receituário, o óptico precisa estar atento ao valor da adição.
Presbiopia emetrope (imagem meramente ilustrativa) |
- Adições entre 0,75 e 1,75 são perfeitas para iniciar um presbita com lentes multifocais progressivas, principalmente pelo argumento da conveniência de não ficar tirando e pondo um óculos de perto. Ao contrário do que muitos pensam, vale muito a pena iniciar este presbita no uso de lentes multifocais progressivas otimizadas, justamente para acostumá-lo a um design que irá beneficiá-lo ainda mais num futuro próximo
Imagem meramente ilustrativa
captada na internet
- Adições entre 2,00 e 2,75 estão numa faixa da presbiopia onde a pessoa já tem uma "experiência" de correção da sua vista cansada que vai de um óculos de perto de farmácia, passando por um monofocal de perto ou lentes multifocais progressivas feitas em óptica. Neste momento é fundamental conhecer qual é o tipo de correção que o cliente está acostumado, assim podemos oferecer sempre o melhor, de acordo com a referência anterior. Se a referência anterior for um monofocal de perto, você tanto pode mantê-lo no monofocal ou você
Imagem meramente ilustrativa
captada na internet
- Adições a partir de 3,00 são mais difíceis de se encontrar pois 3,00 é a adição máxima que o profissional de refração costuma prescrever, salvo exceções. Lentes ocupacionais nesta adição já não proporcionam alta performance em visão intermediária, restando assim lentes multifocais progressivas otimizadas. Caso o usuário de adição alta utilize muito a visão intermediária, sugiro lentes monofocais prescritas com refração tomada na distância ocupacional a ser utilizada pela pessoa, onde a graduação para visão intermediária varia normalmente entre 50 e 80% do valor da graduação de perto.
Imagem meramente ilustrativa captada na internet |
Tipos de presbiopia
Quero deixar claro que as classificações da presbiopia que estou utilizando aqui possuem efeito prático e não são inspirações teóricas, portanto tudo que estamos conversando nessa matéria está baseado na minha experiência de 20 anos na adaptação de usuários.
- Presbiopia com miopia - O receituário de presbiopia com miopia é o segundo mais encontrado no Brasil, onde o presbita apresenta esféricos negativos combinados ou não com cilíndricos negativos (caso os cilíndricos estejam positivos precisamos
Imagem meramente ilustrativa
captada na internet
Imagem meramente ilustrativa captada na internet |
NOTA: Quanto maior a miopia menor será a convergência do usuário ao utilizar suas lentes para acessar a visão de perto. Em adições a partir de 2,00 sempre ofereça lentes multifocais com variação do corredor progressivo conforme a convergência (multi design por adição ou ametropia/desenho por prescrição). Existem também multifocais free form com convergência personalizada (inset variável) onde o óptico anota na ordem de serviço as DNPs de longe e perto do cliente e o laboratório de surfassagem irá calcular a descentração do corredor levando em consideração a convergência do usuário (subtração da DNP de longe em relação a de perto). Consulte seu laboratório.
- Presbiopia com hipermetropia - O receituário de presbiopia com hipermetropia é o terceiro mais encontrado no Brasil, onde o presbita apresenta esféricos positivos combinados ou não com cilíndricos negativos (caso os cilíndricos estejam positivos precisamos transpor para a confecção das lentes).
Imagem meramente ilustrativa captada na internet |
A espessura da lente também pode preocupar portanto, para um ótimo resultado escolha uma armação cuja a soma da ponte com o aro seja próxima ou igual a DP do cliente, além da escolha do índice de refração coerente com a dioptria da receita. Se optar por um índice de refração maior, sempre meça a curva base do óculos atual do cliente, para que você possa solicitar ao laboratório um alto índice, porém base semelhante a utilizada pelo cliente. Assim você evita o processo de readaptação do seu cliente as lentes novas. Índices 1.56 e 1.61 são ótimos para graduações positivas.
NOTA: Quanto maior a hipermetropia maior será a convergência do usuário ao utilizar suas lentes para acessar a visão de perto. Em adições a partir de 2,00 sempre ofereça lentes
Imagem meramente ilustrativa captada na internet |
Segue abaixo uma ilustração de receituário para um presbita hipermetrope.
Assim chegamos ao final desta segunda parte sobre interpretação de receitas. Caso tenha ficado com alguma dúvida deixe seu comentário logo abaixo dessa postagem.
Gostou da matéria? Utilize os botões das redes sociais na parte de cima da postagem para o compartilhamento.
Parte 2 - Interpretação de receita e indicação de produto está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.