Blog do Paulus: Diferenciando as lentes progressivas freeform

Diferenciando as lentes progressivas freeform

Artigo escrito por Paulus Maciel. Direitos reservados.


Essa é uma pequena amostra da ajuda que Paulus Maciel pode te dar para a escolha do seu novo óculos de receituário.

Caso queira dicas personalizadas de acordo com a sua receita basta doar R$20,00 via PIX para o Blog. Após a sua doação Paulus Maciel irá te atender por email solucionando suas dúvidas e recomendando as melhores lentes e armações.

Para fazer a sua doação basta ler o QR CODE localizado nos banners que estão nas laterais dessa mesma página!


Enquanto isso, boa leitura!

Por que os preços são tão diferentes entre as lentes progressivas freeform?

Esta é uma pergunta freqüente entre profissionais ópticos e consumidores. A resposta vem da informação que existem inúmeros designs de lentes progressivas freeform e alguns deles apresentam opções de otimização e personalização, o que gera diferenciação nos benefícios e também no preço.

A questão principal é como diferenciar essas lentes através dos benefícios, não só pelo preço ao consumidor. Este é justamente o objetivo deste artigo.

Vamos relacionar e explicar com linguagem de fácil entendimento as principais opções de designs disponíveis no mercado brasileiro de lentes progressivas freeform. Esta abordagem vai facilitar a escolha o produto ideal tanto no ponto de vista dos benefícios mas também na relação custo x benefício.

Este artigo está baseado nas informações de cálculo divulgadas pelas empresas que vendem lentes freeform ou negociam os seus cálculos (clicks).

Vamos lá?

1-Freeform Clássico

Topografia de um Freeform Clássico
O design aplicado na lente freeform clássica é um "clone" do multidesign por adição e ametropia encontrado nos blocos de lentes progressivas cuja a confecção é realizada via surfassagem tradicional.

O multidesign por adição e ametropia na surfassagem tradicional permite a descentração do corredor progressivo de acordo a curva base do bloco, o que ocorre também no cálculo de surfassagem na lente freeform clássica, porém o design é confeccionado na curva interna da lente, aproximando-o dos olhos do cliente, "ampliando" o campo visual em até 30%.

Em suma, a vantagem apresentada na lente progressiva freeform clássica é a "ampliação" do campo de visão central do usuário, nada mais. O cálculo desta lente não realiza nenhuma mudança para a suavidade da visão periférica e não otimiza o campo visual nem de acordo com a graduação do usuário ou altura de montagem seja ela pequena ou mais longa. Devido ao corredor vertical ser fixo, você vai encontrar esses produtos em versões normais e short/small.

A lente progressiva freeform clássica é posicionada com preços econômicos, se comparada as outras freeforms.

2- Freeform de progressão variada

A lente freeform de progressão variada utiliza praticamente o mesmo desgin da lente freeform clássica, mas sem versão short/small pois constrói a progressão (área vertical que vai da cruz de montagem ao início da adição) de acordo com a altura de montagem informada na ordem de serviço. Para cada grupo de altura, uma progressão específica é calculada:

  • ·         Alturas 14 ou 15 = progressão de 9mm (em média)
  • ·         Alturas 16 ou 17 = progressão de 12mm (em média)
  • ·         Alturas 18 ou 19 = progressão de 14mm (em média)
  • ·         Alturas a partir de 20 = progressão de 16mm (em média)
A otimização do corredor vertical de acordo com a altura de montagem permite que a lente freeform de progressão variada ofereça um campo de perto alto o suficiente para a leitura, independente do tamanho vertical da armação e sua respectiva altura pupilar de montagem. Nada muda no corredor horizontal e na visão periférica.

Na imagem do gabarito logo acima podemos ver na área vermelha em destaque as diferentes progressões oferecidas neste tipo de design.

O preço da lente freeform de progressão variada está posicionado acima do valor encontrado na lente freeform clássica.

3-Freeform de corredor variável

A lente freeform de corredor variável possui o mesmo cálculo de corredor vertical otimizado das lentes freeform de progressão variada e também oferece o posicionamento do corredor horizontal de acordo com a prescrição, DNP de longe e DNP de perto do usuário.

Ao informar a altura de montagem na ordem de serviço, o cálculo desta lente irá escolher o tamanho ideal para a progressão (9, 12, 14 ou 16mm). Quando a prescrição do usuário é informada com a DNP de longe e perto, o software subtraí os valores das DNPs, encontrando a descentração ideal para o corredor horizontal da lente respeitar a convergência natural do usuário:

  • ·         Exemplo 1 - DNP longe 30 AO - DNP perto 27,5 AO = corredor descentrado em 2,5mm
  • ·         Exemplo 2 - DNP longe 32 AO - DNP perto 28,5 AO = corredor descentrado em 3,5mm
  • ·         Exemplo 3 - DNP longe 31 AO - DNP perto 29,5 AO = corredor descentrado em 1,5mm
Podemos considerar que a lente freeform de corredor variável é uma ótima solução em lentes progressivas freeform porque oferecem interessante relação custo x benefício, mas podem não satisfazer clientes muito exigentes, tanto os novos quanto os já usuários de progressivas premium,  já que os designs apresentados até o momento trabalham apenas o posicionamento/amplitude do campo visual, mas não aprimoram a nitidez e o contraste dentro desta área.

Na imagem logo acima podemos observar no destaque em vermelho as progressões disponíveis e no destaque em azul as variações em milímetros que a lente oferece para descentrar o corredor respeitando a convergência do usuário.

O preço da lente freeform de corredor variável está posicionado acima do valor encontrado na lente freeform de progressão variada.

4-Freeform de corredor variável otimizado

Alguns laboratórios digitais ou empresas de cálculo oferecem a possibilidade de surfassar lentes freeform de corredor variável de acordo com as necessidades visuais do usuário em seu dia a dia.

Utilizando um questionário específico de anamnese, o profissional óptico entrevista o seu cliente com a finalidade de descobrir quais campos visuais são mais importantes no seu dia a dia, definindo o seu perfil de usuário. O resultado do questionário "encaixa" o cliente numa categoria pré definida de necessidade já prevista num combo de cálculos de campos visuais. Leia abaixo dois exemplos:

  • ·         Usa muito computador, leitura e escrita = otimização do campo de perto e intermediário, espalhando os astigmatismos ao longo da periferia da lente (utilização de progressão mais curta do que o convencional).

  • ·         Está muito na rua caminhando ou dirigindo, lendo e escrevendo pouco = otimização do campo de longe, concentrando os astigmatismos na periferia inferior da lente (utilização de progressão mais longa do que o convencional).

O marketing dessas lentes está baseado no respeito ao "estilo de vida" do consumidor, oferecendo um campo visual ampliado de acordo com a necessidade informada no questionário. 

 Na imagem meramente ilustrativa logo abaixo, podemos observar topografias com 3 variações de desenhos confeccionadas pensando em diferentes estilos de vida.



Lembrando que o posicionamento dos campos visuais é alterado de forma específica, porém a nitidez e o contraste visual permanecem os mesmos.

Nem sempre o preço da lente freeform de corredor variável otimizado é maior do que a lente freeform de corredor variável. Informe-se com seu laboratório para saber qual design ele coloca à disposição e faça a escolha certa (escolher bem não só a lente mas o laboratório também!).

Caso o preço desta lente esteja posicionado um pouco acima da freeform de corredor variável, vale a pena o investimento!

5-Freeform personalizada

As lentes freeform personalizadas possuem como base as mesmas características das lentes freeform de corredor variável, porém oferecem mais nitidez e contraste visual otimizando a prescrição do usuário no cálculo da surfassagem, compensando os parâmetros que alteram a prescrição oriunda do exame refracional realizado pelo optometrista ou oftalmologista. Os parâmetros compensados são:
  • ·         Curva base da lente
  • ·         Curvatura frontal do aro
  • ·         Ajuste do ângulo pantoscópico (inclinação da armação)
  • ·         Ajuste da distância vértice (distância do ápice da córnea a curva interna da lente do óculos)
Alguns laboratórios oferecem essas lentes na versão "Wrap" o que significa a oportunidade de confeccionar o design em curvas até 8,00 com a finalidade da utilização esportiva desses óculos.

Normalmente essas lentes oferecem a possibilidade da gravação a laser das iniciais do usuário para dar "um toque a mais" na personalização, mas não se engane, pois qualquer lente freeform pode receber essas marcações, portanto esse "mimo" não determina se a lente é personalizada onde mais interessa: na qualidade visual.

6-Freeform de corredor variável otimizado e personalizado

Trata-se da oferta TOP em lentes progressivas freeform.

A lente freeform de corredor variável otimizado e personalizado reúne todas as características e benefícios das lentes freeform de corredor variável otimizado além de proporcionar melhor nitidez e contraste visual devido a personalização da graduação do usuário baseada na compensação dos parâmetros mencionados agora há pouco.

Poucos laboratórios possuem esta opção de lente. Vale muito a pena você "descobrir" que laboratório trabalha com esta categoria de lentes.

A lente freeform de corredor variável otimizado e personalizado oferece todos os benefícios esperados por um óptico ou por um consumidor muito exigente:
  • ·         Corredor vertical otimizado de acordo com a altura de montagem
  • ·         Corredor horizontal otimizado de acordo com a convergência natural do usuário
  • ·         Astigmatismos indesejáveis distribuídos de acordo com a parte do campo visual que deve ser ampliada, respeitando o estilo de vida do cliente
Após a otimização total da amplitude dos corredores, a nitidez e o contraste visual são melhorados pensando na graduação e nos parâmetros de confecção e ajuste do óculos.

Devido a tantos atributos, temos a lente progressiva freeform de preço merecidamente mais elevado.

Conclusão

Acabamos de estudar os 6 cálculos mais utilizados pelos laboratórios em todo o mundo, inclusive no Brasil. Após compreender a diferenciação, precisamos dialogar com o laboratório que nos atende na busca da associação dos designs descritos neste artigo com os nomes das lentes freeform que constam na tabela de preço, assim você poderá oferecer ao seu cliente a lente realmente certa para a necessidade dele.

Gostou? Ajude a compartilhar essas informações através das redes sociais!

Obrigado pelo tempo que você investiu na leitura deste artigo técnico!

As imagens contidas nesta postagem são meramente ilustrativas.

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:




Licença Creative Commons
O trabalho Diferenciando as lentes progressivas freeform está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença