Blog do Paulus: Review exclusivo: Zeiss Progressiva Individual 2 + Alain Mikli 1104

Review exclusivo: Zeiss Progressiva Individual 2 + Alain Mikli 1104

Introdução


No próximo mês vou comemorar meu segundo ano como usuário de lentes progressivas. Comemoro porque tenho a satisfação e responsabilidade de testar as principais marcas existentes no mercado aqui no Blog do Paulus.


A tecnologia das lentes progressivas avançou muito de uns anos para cá, fazendo com que a adaptação dos usuários seja ainda mais rápida e confiável. Com este avanço tecnológico guiado pelos processos freeform, a disputa pelo título de "melhor lente progressiva" na preferência do usuário está cada vez mais acirrada, onde os mínimos detalhes fazem a diferença.

Apresento neste review exclusivo uma seríssima candidata a este posto, a Zeiss Progressiva Individual 2, a lente multifocal progressiva top da Carl Zeiss Vision que nesta edição está acompanhada da peça Alain Mikli 1104 conferindo design e personalidade a esta avaliação.

Quero lembrar que a linguagem que vou aplicar nesta publicação é híbrida, portanto de fácil entendimento tanto para o profissional óptico quanto para o consumidor final.

Alain Mikli 1104

Detalhes do mosaico e da charneira com duplo vazado
Alain Mikli é um renomado designer francês de óculos que desde os anos 80 nos brinda com peças de excelente design, criatividade e bom gosto.

Alain Mikli está cada vez mais conhecido no Brasil, assim como os seus óculos. Apresento neste review exclusivo a peça 1104, cheia de detalhes interessantes.

Alain Mikli 1104 é um óculos de metal com hastes em acetato. Trata-se de uma descrição convencional, porém o metal da parte frontal foi montado à mão na França em duas camadas flexíveis que se interagem para um design diferenciado com ponte e charneiras duplamente vazadas.


No rosto, o mosaico das hastes ganha um lindo efeito
As hastes em acetato cristal são um show à parte pois receberam uma pintura especial em mosaico cristal e marrom (na cor 0002). Quando o óculos está no rosto, a cor da pele preenche o cristal e as hastes ficam com tonalidade discreta e quando o óculos está em mãos, o lindo mosaico é revelado.

Ouso dizer que Alain Mikli 1104 é uma obra de arte.


Zeiss Progressiva Individual 2 

Zeiss Progressiva Individual 2 é a lente multifocal progressiva top de linha da Carl Zeiss Vision. Trata-se de uma proposta eficiente de customização/personalização para alta performance visual.

A graduação da receita recebe uma compensação baseada nos ajustes da armação, tais como inclinação, distância vértice (distância do ápice da córnea e a curva interna da lente) e curva panorâmica ( curvatura frontal da armação). Essa abordagem garante uma correção óptica compatível com as condições do exame oftalmológico/optométrico realizado, em suma, o que você enxergou no exame é o que você vai enxergar na lente do óculos com a maior precisão possível.

O campo visual vertical (progressão) possui tamanho ideal e personalizado de acordo com a chamada "altura de montagem" (marcação que o óptico faz da pupila do usuário que determina a posição da visão de longe e gera a distância entre este ponto e a borda da lente) garantindo um campo de perto alto e confortável, além de uma passagem suave entre as zonas visuais de longe, intermediária e perto.

A precisão visual é elevada com a tecnologia C.O.R.E que aproxima a curvatura interna da lente em relação aos olhos do usuário de forma gradativa quando ele transita entre o grau de longe e o de perto. O benefício desta precisão é uma transição mais suave entre os campos, uma maior estabilidade da visão periférica.

O campo visual horizontal é posicionado de acordo com a convergência do usuário ( a intensidade com que os olhos se aproximam quando vão da visão de longe para a de perto) garantindo uma boa largura de leitura com menos distorções laterais nesta região.

Este é o resumo que fiz sobre as características e benefícios desta lente. Agora vou descrever a minha experiência visual real utilizando Zeiss Progressiva Individual 2.

Review

Eu e a minha lente Zeiss Progressiva Individual 2
com Alain Mikli 1104
O nome completo da lente que eu testei é: Zeiss Progressiva Individual 2 1.50 Photofusion Brown Teflon. Traduzindo: Zeiss Progressiva Individual 2 no material resina 1.50 com tecnologia fotossensível na cor marrom e revestimento antirreflexo Teflon.

Todas as lentes progressivas possuem os critérios de medidas, graduação e montagem sistematicamente checados para que as mesmas sejam aprovadas para utilização no review, portanto a experiência de uso é relatada em perfeitas condições técnicas.

Considero-me um usuário extremamente exigente e esta exigência foi utilizada para esta avaliação desta lente sob todos os pontos de vista.

Apesar da Zeiss anunciar a "simetria horizontal" (campo de longe totalmente amplo e livre de distorções devido ao alinhamento do desenho óptico) em posição de longe, na visão lateral de ambos os olhos eu percebi uma pequena porção de embaçamento. Esse embaçamento periférico é mínimo se comparado as distorções da maioria das lentes progressivas, até mesmo as digitais freeform, mas influencia na pontuação da lente no quesito visão global. Nota 9,50.


Photofusion de cor marrom discreta e elegante
A nitidez da visão de longe atendeu as minhas expectativas em todas as atividades tais como dirigir, caminhar andar de bicicleta etc. O contraste visual é padrão, pois a Zeiss não trabalha com tecnologia antirreflexo que altera a percepção de cores. Nota 9,50.

Quando a minha cabeça se movimentou nas atividades mais dinâmicas, a lente se comportou com a mesma performance da visão periférica estática. Nota é 9,50.

A visão intermediária é um dos enormes diferenciais da Zeiss Progressiva Individual 2 perante as demais lentes progressivas testadas pelo Blog do Paulus. Quem usa lentes progressivas sabe que na visão intermediária, principalmente ao computador ou smartphone o foco não fica preciso e para que ele "volte" é necessário balançar verticalmente (isso é muito irritante!). Com Zeiss Progressiva Individual 2 o foco é 100% preciso e automático sem a necessidade de "caçar" nitidez movendo a cabeça. Nota 10,00.

Atualmente, a visão intermediária e de perto são os critérios que levam as lentes Zeiss as primeiras colocações no ranking Blog do Paulus de lentes progressivas. Isso se torna evidente quando observamos as notas parciais e finais dos 4 primeiros colocados no ranking.

A transição de grau é outro ponto fortíssimo da Zeiss Progressiva Individual 2 pois é extremamente suave o que trás muita confiança para caminhar além de subir e descer escadas. Esta passagem de grau se destaca um pouco mais em relação as demais lentes top quando esta transição é feita em ambientes de curta distância, onde o foco é tão preciso que eu me esqueço que estou usando óculos! Nota 10.


A cor marrom aumenta o contraste, melhorando
a definição dos tons de vermelho.
A visão de perto é excelente pois é alta, larga e bem posicionada de acordo com a minha baixa convergência. O teclado do meu computador fica inteiramente nítido, com baixas distorções. Nota 9,50.

Ao longo dos dias, fui anotando todas as minhas impressões sobre Zeiss Progressiva Individual 2. Essas anotações são feitas por mim para cada uma das 9 lentes progressivas que testei e uso com frequencia. As anotações me motivaram a criar notas para cada um dos aspectos visuais que considero importante numa adaptação, o que motivou a criar o "ranking das lentes progressivas".

Esta abordagem super objetiva oferece ao leitor Blog do Paulus a visualização rápida sobre pontos positivos e negativos de cada lente, sem a necessidade de longos textos descritivos sobre as progressivas testadas.

Assim como todas as lentes progressivas testadas, os aspectos visuais que recebem nota são:
  1. Visão de longe (largura do campo, nitidez e contraste visual)
  2. Visão de perto (nitidez,largura e altura do campo)
  3. Visão intermediária (posição do campo e velocidade de foco)
  4. Visão periférica estática (avaliação das distorções laterais, movimentando apenas os olhos)
  5. Visão periférica dinâmica (avaliação das distorções laterais, movimentando a cabeça e os olhos)
  6. Transição (avaliação da passagem de grau que vai da visão de longe até a de perto)
  7. Visão global (avaliação do balanceamento entre os campos visuais, incluindo longe, intermediário, perto e periférico)
As notas para Zeiss Progressiva Individual 2 foram distribuídas desta forma:

  1. Visão de longe = 9,50
  2. Visão de perto = 9,50
  3. Visão intermediária = 9,50
  4. Visão periférica estática = 9,50
  5. Visão periférica dinâmica = 10,00
  6. Transição = 10,00
  7. Visão global = 9,50
A nota final da lente vem da média de todas as notas. O resultado final é 9,64

Este resultado coloca Zeiss Progressiva Individual 2 no 4º lugar do ranking Blog do Paulus para avaliação de lentes progressivas. Acompanhe abaixo o resultado do ranking geral.

Ranking Geral:
26 lentes multifocais testadas pessoalmente por Paulus Maciel

1º Lugar:Shamir Autograph III = 9,86
2° Lugar: Optiswiss be4ty+ S Fusion Perfect = 9,78
3° Lugar: Shamir Autograph In Touch As- Worn Blue Zero = 9,71
3º Lugar: Hoyalux ID Mystyle V+ = 9,71
4º Lugar: Hoyalux Lifestyle 3i = 9,64
4º Lugar: Zhetta Magnum = 9,64
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
4º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
5º Lugar: Prime Maxima 4K = 9,57
5º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
6º Lugar: Prime Supera 4Ki = 9,50
7º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
8º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
9º Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
10º Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
11º Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
12º Lugar: Variview Série Platina = 8,93
13° Lugar: Zeiss Progressiva EnergizeME = 8,86
13º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
13° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
13º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
14º Lugar: HB Custom ID = 8,57
15º Lugar: HB Sharp = 8,50
15º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
16º Lugar: Kodak Precise = 7,36
17º Lugar: [Fabricante via advogado não aceitou a nota baixa] = 6,50

Agradecimentos: Carl Zeiss Vision 

Demonstre seu reação em relação a esse artigo:


QUER TIRAR AS SUAS DÚVIDAS SOBRE ÓCULOS DIRETO COM PAULUS MACIEL?

FAÇA UMA DOAÇÃO DE R$20,00 VIA PAY PAL E TERÁ TODA A SUA ATENÇÃO!
 

Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.


Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.

A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:
"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"


Licença Creative Commons
O trabalho Review exclusivo: Zeiss Progressiva Individual 2 + Alain Mikli 1104 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

As imagens contidas nesta matéria são meramente ilustrativas.

O texto produzido para esta matéria revela a opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor, o especialista óptico Paulus Maciel.

Esta matéria não é uma pesquisa e também não é um estudo clínico e nem científico.

Paulus Maciel se reserva no direito de expressar livremente a sua opinião sem a necessidade de autorização ou licença prévia de qualquer pessoa física ou jurídica. Este direito é assegurado pelo artigo 5, inciso IX da constituição da República Federativa do Brasil que diz:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença