Blog do Paulus: Review Exclusivo HB Computer

Review Exclusivo HB Computer

Introdução

Uma categoria de lentes que evoluiu muito em termos de qualidade foi a das lentes ocupacionais. Conhecidas também por lentes para a área de trabalho, são opções ideais para maior conforto e campo visual de perto e média distância.

O Blog do Paulus acredita, levando em consideração os seus testes, que nenhuma lente multifocal possui alta performance na integração visão de perto e média distância. Numa lente multifocal, independente da sua tecnologia, os campos de longe/intermediário/perto são irreversivelmente delimitados numa posição que não é favorável para a postura dos chamados hard users de computadores ou utilizadores de área de trabalho, principalmente as de até 2 metros.

A indústria finalmente percebeu que a evolução das lentes ocupacionais é necessária pois não são lentes que "roubam venda" dos multifocais e sim são lentes que complementam a qualidade de vida dos presbitas.

Lentes Ocupacionais

Lentes ocupacionais ou lentes para a área de trabalho são aquelas que possuem tecnologia aprimorada para a distribuição do campo de perto e média distância de uma forma mais homogênea e confortável. Essas lentes não são multifocais pois não possuem correção para a visão de longe, apenas perto e média distância.

A utilização das lentes ocupacionais é exclusiva para áreas que podem variar entre 35cm e 5 metros. Todas as distâncias são importantes mas o "perfil" mais desejado pelos consumidores é de uma visão confortável numa área de trabalho entre 35cm e 2 m de profundidade.

Lembrando que são lentes feitas para presbitas, isso é, pessoas com a chamada "vista cansada" que possuem prescrição oftalmológica ou optométrica para visão de perto.

HB Computer

O Blog do Paulus conquistou a confiança da maioria das indústrias pela sua imparcialidade e conhecimento prático sobre lentes para óculos. A HB Vision, divisão de lentes oftálmicas da HB-Hot Buttered, convidou novamente Paulus Maciel para um teste de produto. O objetivo desta matéria é testar na prática a eficiência da lente ocupacional HB Computer.


O design de HB Computer foi concebido pensando em melhorar a postura e ampliar o campo visual de perto e média distância dos presbitas usuários de computadores que além da visão nítida necessitam também de profundidade para observar tudo que está ao seu redor. Todo o campo visual de HB Computer é desenhado e produzido digitalmente através da tecnologia free form HDP cujos principais atributos são:

  1. Corredor variável: variação suave entre as zonas de perto e média distância.
  2. Interação binocular: campo visual das lentes direita e esquerda se interagem para ampliar o campo visual.
  3. Medição ponto a ponto: um avançado software comanda uma ponta de diamante que esculpe ponto a ponto a curvatura da lente, gerando assim maior precisão na variação de grau e por consequência precisão visual aprimorada.
  4. Ergonomia natural: a postura natural do usuário é restabelecida em sua área de trabalho com conforto e balanceamento entre perto e média distância.
Review

Paulus Maciel + Lozza + HB Computer
Estou utilizando a lente HB Computer há 1 mês em todas as minhas atividades que envolvem maior concentração de tempo no exercício da visão de perto e média distância. As lentes foram montadas na excepcional e elegante armação da griffe Lozza, modelo Pirandelo na cor tartaruga fosco, grande tendência de cor para óculos masculinos.

Minha adaptação foi praticamente imediata pois a passagem de grau é muito bem distribuída, portanto não senti nenhum salto de imagem ao transitar da média distância para perto. Outro ponto que facilitou a rapidez na adaptação é o controle muito bem feito das zonas laterais que possuem índice muito pequeno quanto a alteração de contraste.

A nitidez de imagem é algo que me deixou muito satisfeito com a lente HB Computer. Eu já esperava uma ótima nitidez na visão de perto, mas me surpreendi ainda mais com a precisão visual na média distância com o monitor do meu computador super nítido. Essa situação é muito difícil de se obter numa lente multifocal pois o campo de longe "achata" a média distância, diminuindo o campo e a precisão visual.

A minha postura ao computador ficou ótima e não percebi nenhuma necessidade de franzir os olhos ou inclinar o meu corpo para frente ou para trás na intenção de facilitar o acesso da minha visão aos detalhes da tela e até mesmo dos papéis ao lado, mouse usb, fone de ouvido, smartphone entre outros objetos ao meu redor.
Minha área de trabalho no notebook com ótimo campo e nitidez

Quando as pessoas se aproximam consigo conversar com elas confortavelmente sem tirar o meu óculos, algo impossível de se fazer com lentes só para perto. Uma dica interessante é que as pessoas com adições pequenas (a minha é 1,50) mesmo no perfil Computer atingem nitidez de visão intermediária numa profundidade acima de 2 metros sem perder campo e potência em áreas curtas entre 35 e 40cm. Isso me deixou muito contente!

O contentamento foi tão grande que medi a minha sala e cheguei a conclusão que com a HB Computer feita na minha adição 1,50 eu consegui nitidez numa profundidade de 5 metros (área máxima de média distância) sem prejudicar a abertura do campo visual para perto. Na qualidade de especialista óptico acredito que este desempenho de HB Computer elimina a utilidade de lentes ocupacionais em perfis Mid ou Room que prometem média distância mais profunda porém com estreitamento da zona de perto. A HB Computer atinge ótimo campo nas duas distâncias, não só perto mas até mesmo quando chega no seu encurtamento a 5 metros.

Conclusão

Munido da imparcialidade das minhas opiniões, recomendo com muita segurança a utilização da lente ocupacional HB Computer aos presbitas que precisam de visão de perto e média distância com qualidade através de um produto 100% digital e com preço justo.

Agradecimentos

Braslab Optical, laboratório óptico exclusivo das lentes HB Vision que cedeu a lente HB Computer para este review.

Wilvale De Rigo por ceder a peça da griffe Lozza, modelo Pirandello VL4104, cor 0APB.

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:


Licença Creative Commons
O trabalho Review Exclusivo HB Computer está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.blogdopaulus.com.





** Seguem abaixo considerações que validam a liberdade de expressão do autor na sua opinião imparcial sobre os produtos por ele testados:

Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.

Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.


A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da 
 atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

***Imagens meramente ilustrativas captadas pela internet.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença