Blog do Paulus: Review exclusivo Variview Série Platina + Enzzo Rock Aluminium

Review exclusivo Variview Série Platina + Enzzo Rock Aluminium

Introdução

Um grande marco para os reviews do Blog do Paulus se inicia. Vou começar a testar lentes multifocais de marcas exclusivas das redes brasileiras de varejo óptico.

Muito mais do que um pedido das redes é também frequente solicitação dos leitores do blog uma avaliação a respeito dessas lentes, pois as mesmas são ofertadas como marcas exclusivas e isso pode deixar uma incógnita em relação ao campo visual se comparadas as marcas consagradas dos grandes fabricantes.

Ao longo de mutos testes vamos perceber que algumas marcas vão valer ou não a pena na hora de se decidir por uma lente multifocal de ótima performance.

A GrandVision by Fototica foi a primeira rede de varejo óptico a tomar a iniciativa de procurar o Blog do Paulus e propor o teste de suas lentes exclusivas. O convite fica aberto as demais redes.


GrandVision by Fototica

O Grupo GrandVision possui projeção internacional e está presente com mais de 6.000 lojas espelhadas em 44 países da Europa, Ásia e América Latina. No Brasil o grande destaque é a GrandVision by Fototica.

A GrandVision by Fototica possui uma metodologia de atendimento simples, prática e eficiente onde dentro de uma loja temos divisões por faixas de preço onde o consumidor pode optar com o auxílio do consultor óptico pela melhor solução visual dentro da faixa de investimento prevista.

Enzzo Rock Aluminium

A GrandVision by Fototica possui diversas marcas exclusivas de óculos, entre elas uma que me chamou bastante atenção pelo design e pela aplicação de diversos materiais. Enzzo é uma marca exclusiva GrandVision by Fototica desenhada na Itália e tem como característica principal a utilização de materiais diferenciados em sua produção.

A marca Enzzo recebeu em 2016 menção honrosa num dos maiores concursos de design do mundo, o Red Dot Awards.

Na marca Enzzo eu escolhi uma peça da linha Rock Aluminium que possui uma composição com alumínio (deixando o óculos mais resistente) e magnésio (confere maior leveza ao óculos). Muitos óculos apenas de alumínio podem ser resistentes porém são pesados e possuem uma textura mais lisa de acabamento. Enzzo Rock Aluminum possui alumínio mas com magnésio que promove a redução de peso e também possibilidades de texturas diferenciadas.
Peça Enzzo escolhida por mim para o review

Quem vê meu óculos pensa que é feito em madeira mas no caso é alumínio com magnésio e acabamento "fosco" e "rústico" conferindo um visual bem interessante levando em consideração o meu gosto.



Variview Série Platina

A GrandVision by Fototica em parceria com grandes fabricantes de lentes desenvolveu uma linha bem variada de lentes multifocais nas mais diversas configurações de campos visuais distribuídas da seguinte forma:

  1. Diamante Premium (digital free form individualizado de alta performance)
  2. Diamante (digital free form de alta performance)
  3. Platina (digital free form de ótima performance)
  4. Prata (digital convencional de performance média)
  5. Bronze (digital convencional de performance padrão)
Variview Série Platina, objeto do teste dessa edição, foi gentilmente cedida por GrandVision by Fototica devido a sua possibilidade de oferecer ao público uma justa relação custo x benefício. Vamos ao longo do teste perceber se o objetivo foi alcançado.


Notas atribuídas a Variview Série Platina

Paulus com seu óculos Enzzo + lentes Variview Platina
A lente cedida para o teste foi a Variview Série Platina em resina 1.67 com tecnologia fotossensível na cor cinza mais antirreflexo premium super hidrofóbico. Essas tecnologias me proporcionaram conforto e proteção suficientes para uma análise apurada dos benefícios.

A visão de longe não chega ao ponto de oferecer "simetria horizontal" pois é possível perceber suaves zonas de segurança. na mesma altura de linha do horizonte. Lembrado que a simetria horizontal permite uma visão binocular para longe praticamente igual a um óculos de visão simples. A graduação de longe é bem precisa Nota 9,00.

A visão de perto possui um bom campo horizontal e vertical de uso. Não tive a necessidade de erguer a cabeça ou o objeto para enxergar melhor. Pequenas zonas de segurança são rapidamente notadas ao movimentar horizontalmente a cabeça. Numa linha mais longa ou num objeto localizado lateralmente é necessário girar a cabeça para obter melhor foco, algo que irá realmente chegar a excelência nos designs mais avançados do mercado. Nota 9,00.

A média distância da lente Variview Série Platina é equilibrada e possui rápida porém necessária adequação de postura para obtenção do foco. Pode ser utilizada para computadores e outros dispositivos digitas mas em períodos não muito longos. Hard users de computadores e dispositivos devem obter mais informações sobre lentes ocupacionais específicas para foco na área de trabalho. Nota 8,50.

Ao olhar a lateral da lente Variview Série Platina com a cabeça parada eu percebi rapidamente distorções laterais moderadas, porém localizadas em regiões mais afastadas do centro da lente. Principalmente do meio/lateral da lente para baixo o olho precisa encontrar onde a distorção está, já as distorções mais suaves são percebidas mais facilmente no meio/lateral para cima, algo que não me incomodou. Nota 9,00.

A zona lateral de segurança da lente se mantém estável mesmo movimentando a cabeça lateralmente, portanto atribuo a visão periférica dinâmica a mesma nota da estática. Nota 9,00.

Apesar de um campo de perto suficiente para o conforto ao ponto de não levantar a cabeça para ler, a transição entre as zonas de visão da lente Variview Série Platina não é rápida e sim um pouco mais longa e confortável. Nota 9,00.
A visão global da lente é agradável apesar das suaves porém notáveis zonas de segurança no meio/lateral/superior. As lentes proporcionam visão global confortável ao longo do dia. Nota 9,00.

As notas atribuídas por mim para as lentes Variview Série Platina são:
  1. Visão de longe = 9,00
  2. Visão de perto = 9,00
  3. Visão intermediária = 8,50
  4. Visão periférica estática = 9,00
  5. Visão periférica dinâmica = 9,00
  6. Transição = 9,00
  7. Visão global = 9,00
A nota final da lente vem da média de todas as notas. O resultado final é 8,93. Podemos concluir que a lente Variview Série Platina possui excelente relação custo x benefício pois apresenta ótima performance visual por um preço final ao consumidor menor do que muitas outras lentes da mesma categoria.

Este resultado coloca Variview Série Platina no 10º lugar do ranking Blog do Paulus para avaliação de lentes progressivas. Nota-se pelo ranking que a lente "entrega mais" performance em relação a algumas lentes que estão em sua faixa de posicionamento. Acompanhe abaixo o resultado do ranking geral.

Ranking Geral:
23 lentes multifocais testadas pessoalmente por Paulus Maciel

1º Lugar:Shamir Autograph III = 9,86
2° Lugar: Shamir Autograph In Touch As- Worn Blue Zero = 9,71
2º Lugar: Hoyalux ID Mystyle V+ = 9,71
3º Lugar: Zhetta Magnum = 9,64
3º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
3º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
4º Lugar: Prime Maxima 4K = 9,57
4º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
5º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
6º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
7º Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
8º Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
9º Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
10º Lugar: Variview Série Platina = 8,93
11° Lugar: Zeiss Progressiva EnergizeME = 8,86
11º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
11° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
11º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
12º Lugar: HB Custom ID = 8,57
13º Lugar: HB Sharp = 8,50
13º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
14º Lugar: Kodak Precise = 7,36
15º Lugar: [Fabricante via advogado não aceitou a nota baixa] = 6,50


Agradecimentos: GrandVision by Fototica

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:



AJUDE O BLOG A SOBREVIVER. USE O PAY PAL E DOE R$20,00 COM SEU CARTÃO DE CRÉDITO. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FAZER A SUA DOAÇÃO SEGURA.
 

Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.


Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.

A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:
"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, 


Licença Creative Commons


O trabalho Review exclusivo Variview Série Platina + Enzzo Rock Aluminium está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Sessão de Comentários

Atenção!
Comentários enviados por e mail ou redes sociais não serão respondidos!
Favor deixar sua dúvida ou pedido de contato com o autor apenas nesta sessão de comentários do blog.

recomendamos a leitura

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença